terça-feira, 3 de abril de 2012

MEMÓRIA ALVINEGRA



UM GESTO NOBRE
O Figueirense Futebol Clube conquistou o título do Torneio Início da Capital em 1949.
Um nobre gesto da diretoria do Figueirense que mereceu destaque especial foi a desistência de sua cota parte no Torneio Início de 1949, em favor da Acesc, entidade de classe dos cronistas esportivos. Pelo gesto, o Alvinegro mereceu sim, o aplauso.

INVICTO O FIGUEIRENSE EM CRICIÚMA
A estreia do Figueirense Futebol Clube nos gramados de Criciúma-SC foi no ano de 1949. O time Alvinegro, dirigido pelo técnico Tito Rodrigues, realizou dois amistosos. No dia 30 de julho (sábado), derrotou o Esporte Clube Próspera pelo placar de 3 a 1. E no dia 31 de julho (domingo), empatou com o Comerciário Esporte Clube em 2 a 2.
Hoje, o Comerciário é o Criciúma Esporte Clube. O Criciúma era azul e branco e chamava-se Comerciário EC.

AUXÍLIO FINANCEIRO
Pela Lei Nº 28, de 8 de setembro de 1949, o Governo do Município de Florianópolis concedeu o auxílio de Cr$10.000,00 ao Figueirense Futebol Clube, para prosseguimento das obras do seu estádio que estava sendo construído no bairro do Estreito.
O gesto do chefe do Executivo Municipal, Adalberto Tolentino de Carvalho, foi muito bem recebido nos meios esportivos da cidade bem como pela numerosa torcida do clube Alvinegro.

ODY VARELLA
Catarinense de Tijucas, nascido em 3 de novembro de 1921, o empresário Ody Varella tem relevantes serviços prestados ao esporte de Santa Catarina, principalmente ao esporte amador (basquetebol, voleibol, atletismo, ciclismo e tênis de mesa).
O alvinegro Ody Varella, integrou o Conselho Deliberativo do Figueirense Futebol Clube, nos anos 70 quando o clube era presidido pelo Major José Mauro da Costa Ortiga.

REALDO GUGLIELMI
Um dos maiores líderes empresariais da Região Sul de Santa Catarina, Realdo Santos Guglielmi, nascido em Morro da Fumaça-SC, em 30 de novembro de 1941 e que faleceu em 25 de março de 2004, em Porto Alegre-RS, de causas naturais, foi um homem que ajudou a construir a história da economia do Sul catarinense e que teve contribuição fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado.
Realdo também foi um incentivador do esporte. Na década de 80 ele recebeu o título de Sócio-Benemérito do Figueirense Futebol Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário