quarta-feira, 18 de abril de 2012

FIGUEIRENSE X JOINVILLE



O Figueirense Futebol Clube vai enfrentar o Joinville Esporte Clube neste domingo, dia 22 de abril, pelo jogo de ida da Semifinais do Campeonato Catarinense de 2012. A partida será realizada na Arena Joinville, a partir das 16 horas, em Joinville-SC.
Este será o terceiro encontro dos dois times neste Estadual. Já tivemos empate em Joinville por 2 a 2 no Turno e empate em Florianópolis por 3 a 3 no Returno.
O Figueirense foi o líder da Fase Classificatória, com 40 pontos, enquanto que o Joinville foi o 4º colocado, com 31 pontos ganhos.
Figueirense e Joinville são dois dos maiores clubes de Santa Catarina que juntos somam 27 títulos Estaduais, 15 do Alvinegro e 12 do Tricolor.
Esta não será a primeira vez que Figueirense e Joinville se enfrentam em uma decisão. Ambos já se cruzaram em outros momentos decisivos e já protagonizaram até finais de campeonatos.
Nos últimos dois anos, por exemplo, Figueirense e Joinville decidiram turnos nos Estaduais, com o time da Capital levando a melhor. Em 2010, Figueirense e Joinville se enfrentaram na Semifinal do Returno do Estadual, partida única, disputada no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC, em 11 de abril de 2010. O empate em 0 a 0 classificou o time Alvinegro.
Os dois times voltaram a ficar frente a frente novamente, na decisão da Semifinal do Turno do Estadual de 2011, quando se enfrentaram no Estádio Orlando Scarpelli, na Capital. Em partida única, disputada no dia 20 de janeiro de 2011, o Figueira fez 3 a 1 no Joinville, avançando na competição e eliminando o time Tricolor.
Esse confronto, já decidiu o Campeonato Catarinense de Futebol três vezes, com o Joinville ganhando em 1983 e 1984, enquanto que o Figueirense ganhou em 2006.





HÁ SEIS ANOS, O FIGUEIRENSE VENCIA O JOINVILLE NA ÚLTIMA DECISÃO DE ESTADUAL ENTRE AS DUAS EQUIPES

Hoje vamos voltar para o ano de 2006, e relembrar aquela decisão de título entre Figueirense e Joinville, pelo Campeonato Catarinense. Em 2006, as duas equipes se enfrentaram pela última vez em busca do título Estadual e naquela ocasião a festa foi Alvinegra !
Os jogos decisivos aconteceram nos dias 2 e 9 de abril de 2006. No 1º jogo da Final, o Joinville fez 2 a 1 no Figueirense e saiu na frente na decisão do Campeonato Catarinense. O time do Norte com a vitória ficou com a vantagem do empate no jogo de volta. Apesar da derrota, o time da Capital precisava de uma vitória simples para ser campeão Estadual pela 14ª vez, porque era o primeiro colocado na classificação geral do campeonato.
Os gols da equipe Tricolor saíram depois da expulsão do goleiro Andrey, aos 21 minutos do primeiro tempo. O time do Joinville abriu o placar aos 26 e ampliou aos 19 do segundo tempo. No final, aos 44 minutos, o zagueiro Edson descontou para o Figueirense.
A tática do Figueirense foi se defender e sair nos contra-ataques. O Joinville optou por pressionar o adversário para conseguir a vantagem para o jogo decisivo.
Aos 21 minutos o goleiro Andrey, do Figueirense, cortou com as mãos, fora da área, um lançamento, que deixaria um jogador do Joinville livre para marcar, e foi expulso. Para a entrada do reserva Dalton, o técnico Adilson Batista sacou o meia Fernandes.
Aos 26 minutos, o Joinville abriu o placar e o 1º tempo terminou com  1 a 0 a favor do Joinville.
No segundo tempo o Joinville ampliou aos 19 minutos e o Figueirense diminui a vantagem Tricolor aos 44 minutos, com o zagueiro Edson acertando cabeçada no canto esquerdo para definir o placar: 2 a 1.
No 2º jogo da Final, o time do Joinville jogava em Florianópolis com a vantagem do empate para conquistar o título Estadual. O Figueirense precisava vencer por qualquer placar. E a equipe do Figueirense foi o campeão catarinense de 2006. O time Alvinegro derrotou o Joinville por 3 a 0, no Estádio Orlando Scarpelli, conquistando o 14º título Estadual da história. 
De quebra, o time dirigido pelo técnico Adilson Batista, ratificou a hegemonia em Santa Catarina no Século XXI, conquistando quatro dos seis títulos catarinenses disputados. Além disso, passou a ser o clube com mais conquistas em Santa Catarina: 14 contra 13 do Avaí e 12 do Joinville.
Precisando vencer, já que havia sido derrotado por 2 a 1 para o Joinville na primeira das partidas decisivas, o Figueirense contou com o apoio da torcida para chegar ao resultado.
Cícero abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, brilhou a estrela de Soares, que ratificou a conquista com dois gols - um aos 24 minutos e outro aos 46 minutos da etapa final.
Em 2006, Cícero, do Figueirense, marcou 11 gols no Estadual e foi o principal artilheiro da competição.

AS FICHAS DOS JOGOS DA DECISÃO:
02/04/2006
Joinville 2x1 Figueirense
Local: Arena, em Joinville-SC
Juiz: Luiz Orlando de Souza (SC)
Gol: Edson
Figueirense: Andrey; Flávio, Edson, Rodrigo Souto e Fininho, Henrique, Carlos Alberto, Cícero (Samir) e Fernandes (Dalton); Soares e Thiago Silvy (Diogo). Técnico: Adilson Batista

09/04/2006
Figueirense 3x0 Joinville
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC
Juiz: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC)
Gols: Cícero e Soares (2)
Figueirense: Dalton; Flávio, Rodrigo Souto, Edson e Fininho; Carlos Alberto, Henrique, Cícero (Vinícius) e Marquinhos Paraná; Thiago Silvy (Fernandes), Schwenck (Soares). Técnico: Adilson Batista



Nenhum comentário:

Postar um comentário