segunda-feira, 1 de agosto de 2011

1943: FIGUEIRENSE GANHOU TAÇA EM AMISTOSO NO SUL



Em 1943, foi promovido um jogo amistoso Intermunicipal em homenagem a Beatriz Paranhos Pederneiras Ramos, que era na época a primeira-dama do Estado de Santa Catarina durante a gestão de seu marido, Nereu de Oliveira Ramos, Interventor Federal, que governou o Estado entre 1º de maio de 1935 até 8 de fevereiro de 1945. Para isso, formou-se um Combinado entre o Ouro Preto Futebol Clube (Criciúma), Hercílio Luz Futebol Clube (Tubarão) e Associação Atlética Barriga Verde (Araranguá), que enfrentou o Figueirense Futebol Clube e o jogo valeu a Taça Beatriz Paranhos Pederneiras Ramos.

A partida foi disputada no dia 24 de outubro de 1943, um domingo, na cidade de Criciúma, no Estádio do Ouro Preto FC, e o time Alvinegro venceu pelo placar de 3 a 2. Os jogadores Morona, Procópio, Galego, Chinês e Xavier foram os principais destaques do time da Capital. O Interventor Federal, Nereu Ramos, prestigiou o evento. Antes do jogo houve o hasteamento da Bandeira Nacional pelo Dr. Nereu Ramos, ao som do Hino Nacional. E no final do amistoso, Nereu Ramos fez a entrega da Taça Beatriz Ramos, ao capitão do Figueirense, o jogador Procópio Dario Ouriques.

Além dos jogadores relacionados para a partida, o presidente do Figueirense, Orlando Scarpelli acompanhou a delegação. Também viajaram junto com o time os dirigentes Thomaz Chaves Cabral, Manoel Ferreira de Melo, Capitão Átila Barroso e Hipólito Pereira.


FICHA DO JOGO:

24/10/1943

Combinado do Sul 2x3 Figueirense

Local: Estádio do Ouro Preto Futebol Clube, em Criciúma-SC

Arbitragem: Francisco Prazeres (SC) no 1º tempo, e Raulino Rosa (SC) no 2º tempo.

Gols: Genovez (2) e Brito

Figueirense: Morona, Chinês e Jalmo; Biguá, Jair, Procópio e Minella; Genovez, Xavier, Wilson (Sapinho) e Brito.

Um comentário: