quinta-feira, 28 de julho de 2011

TÉCNICO PERUANO DIRIGIU O FIGUEIRENSE




Na década de 40, chegava à Florianópolis o empresário Orlando Scarpelli vindo de São Paulo. Homem ligado ao futebol, Scarpelli logo se identificou com o Figueirense Futebol Clube e assumiu a responsabilidade de entrar para a diretoria do clube. Em 1943, como presidente do Figueirense, Orlando Scarpelli fez um grande trabalho à frente do clube, desenvolvido com a máxima dedicação. Scarpelli acreditava que o Figueirense poderia fazer muito pelo futebol de Santa Catarina e que o Alvinegro poderia alcançar um lugar de destaque no cenário esportivo do Brasil. Segundo o presidente do Figueirense, uma das coisas que faltava em Santa Catarina era a contratação de um técnico experiente. Por isso, Scarpelli trabalhou com interesse para conseguir um. E foi procurá-lo lá em São Paulo. O escolhido foi o peruano Dario Letona Vera.

Dario Letona era um conhecedor do futebol e, além do mais, era diplomado pela Escola Superior de Educação Física do Estado de São Paulo e pela Escola Militar de Chorrillos do Peru. O professor Dario Letona já havia exercido com notável papel, a função de treinador do Santos-SP, Coritiba-PR e Guarani-SP.

O treinador, que nasceu no Peru, chegou ao Figueirense Futebol Clube em maio do ano de 1943. Mas, por não se ambientar em Florianópolis, rescindiu o seu contrato com o clube catarinense regressando à São Paulo no início do mês de outubro do mesmo ano.

Logo após a sua saída, o técnico fez questão de elogiar a direção e o grupo de jogadores, citando especialmente os dirigentes Orlando Scarpelli (responsável pela sua indicação) e Osni Ortiga. Dario Letona ficou impressionado com alguns atletas que treinou. Citou a zaga do Figueirense que formava com Chinês e Ieiê - na opinião do treinador, essa dupla era das melhores do Estado.



CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE DARIO LETONA

Dario Letona Vera, nasceu no Peru. Na história do esporte brasileiro, Dario Letona surgiu em Santos-SP na década de 30, como professor de ginástica e preparador físico formado pela Escola Militar de Chorrillos, de Lima-Peru. Foi contratado por diversos clubes da cidade. No Tênis Clube de Santos, ministrou aulas para associados até 1941. Na Associação Atlética dos Portuários de Santos e na Associação Atlética Portuguesa, trabalhou na preparação e treinamento de pugilistas amadores. No Santos Futebol Clube chegou a técnico de futebol em 1940 e 1941. Em 1942 formou-se na Escola Superior de Eduação Física de São Paulo (atual USP). Também treinou diversos times de futebol pelo Brasil, como Coritiba-PR, Guarani-SP, Figueirense (1943), Internacional de Porto Alegre-RS (1944 e 1946), Atlético-MG (1947) e Vitória-BA (1948).

Diplomado pela Escola Superior de Educação Física do Estado de São Paulo (Curso Especializado de Futebol e Tênis) e pela Escola Militar de Chorrillos, em Lima, Capital do Peru (Curso de Esportes e Massagens), Dario Letona foi professor de esgrima e tênis e treinador de futebol, natação e boxe. Exerceu também o cargo de professor de educação física do Ginásio Municipal da Cidade de Barretos, interior do Estado de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário