sexta-feira, 19 de agosto de 2011

BRASILEIRÃO 2011 - 18ª RODADA




Pela 18ª rodada, neste sábado (20/8), às 18h, no Estádio Pacaembu, em São Paulo, o Figueirense vai enfrentar nada mais do que o líder da Série A do Campeonato Brasileiro de 2011, o Corinthians-SP, que vem fazendo ótima campanha. São 37 pontos ganhos em 17 jogos. Por isso, não será nada fácil. O Figueirense precisa ter cautela e saber explorar o contra-ataque. Vai pegar um time muito forte, com um estádio lotado. O time catarinense está na 10ª posição, com 23 pontos conquistados.


Figueirense e Corinthians-SP sempre fizeram grandes jogos. As duas equipes já se enfrentam há 68 anos. O primeiro jogo da história entre os dois clubes aconteceu em 4 de fevereiro de 1943. Um amistoso, no antigo Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis, com vitória do Corinthians pelo placar de 6 a 3.


O primeiro confronto em nível Nacional entre as duas equipes aconteceu em 5 de setembro de 1973, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo terminou empatado em 1 a 1.


Em jogos válidos pelo Brasileirão as estatísticas favorecem o Corinthians Paulista: Na Série A do Brasileirão foram 13 jogos, com 5 vitórias do Corinthians, duas vitórias do Figueira, além de seis empates. O Corinthians marcou 22 gols e o Figueirense fez 18.


O próximo adversário do Alvinegro de Santa Catarina tem em seu elenco os ex-jogadores do Figueirense, Chicão (zagueiro) e Willian (atacante).




TODOS OS JOGOS PELO BRASILEIRÃO DA SÉRIE A


05/09/1973 - Figueirense 1x1 Corinthians


15/10/1975 - Figueirense 0x0 Corinthians


09/10/2002 - Corinthians 2x2 Figueirense


06/04/2003 - Figueirense 3x3 Corinthians


07/08/2003 - Corinthians 0x1 Figueirense


11/08/2004 - Figueirense 0x1 Corinthians


19/12/2004 - Corinthians 5x2 Figueirense


22/05/2005 - Corinthians 2x1 Figueirense


18/09/2005 - Figueirense 2x3 Corinthians


12/08/2006 - Corinthians 1x3 Figueirense


12/11/2006 - Figueirense 0x0 Corinthians


25/07/2007 - Figueirense 2x2 Corinthians


28/10/2007 - Corinthians 2x1 Figueirense






O primeiro jogo entre Figueirense Futebol Clube e Sport Club Corinthians Paulista na história do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão aconteceu em 5 de setembro de 1973. Mesmo sem o craque Rivelino o time paulista foi uma atração, pois trouxe à Florianópolis Roberto, Zé Maria, Wladimir, Vaguinho e outros bons jogadores. O Blog relembra o jogo:


FIGUEIRENSE 1X1 CORINTHIANS-SP
Só no segundo tempo é que a torcida pôde vibrar um pouco, depois que Corinthians e Figueirense, conseguiram a marcação de gols. O jogo foi ruim e de acordo com o resultado


O jogo foi fraco e monótono até a altura dos 20 minutos do segundo tempo. O Corinthians não conseguia chegar à área do Figueirense e o representante de Santa Catarina, por sua vez, sentia no ataque a falta de um finalizador. Depois, estimulado pela torcida, o Figueirense lançou-se ao ataque e foi justamente aí, por falta de cobertura no setor esquerdo de defesa, que Laércio foi sozinho até a linha de fundo e centrou forte para o zagueiro Jailson, do Figueirense, marcar contra. O gol do ponteiro direito Caco fez justiça ao Figueirense que até o final pressionou.
A tônica da partida foi o jogo de meio-campo. O Corinthians não se aventurava pelas pontas, preferindo penetrar pelo meio. O Figueirense, por sua vez, cercado no próprio campo, pouca vezes saia com a bola limpa. Os laterais Pinga e Casagrande, numa noite má, falhavam no trabalho de apoio, enquando o meio campo era dominado pelo Corinthians. Após a expulsão do lateral esquerdo Wladimir, o Corinthians ganhou de presente o seu gol da defesa do Figueirense e Caco, sem marcador, passou a ser mais acionado. Fez o gol de empate, quase marcou outro mas o bandeirinha Roldão Borja não deixou assinalando de forma errada impedimento.
No primeiro tempo, o Corinthians tentou explorar os lançamentos pelo miolo da área, sobre as deslocações de Vaguinho e Roberto. Não deu certo. Em compensação, o Figueirense chutou apenas duas vezes.
Caco no primeiro tempo, não ganhou uma do marcador, até que Wladimir saiu mais cedo. Depois disso, o ponteiro se transformou no mapa da mina, tendo marcado o gol de empate e levado perigo à defesa do Corinthians.
Wladimir fez falta dura em cima de Caco e não gostou da marcação do juiz. Foi expulso e depois disso o jogo descambou para a violência.
No final do jogo, procurado pela imprensa esportiva, o chefe da delegação do Corinthians e vice-presidente de futebol do clube paulista, Izidoro Matheus, falou que se surpreendeu com o Figueirense. Declarou o dirigente em entrevista: "Quem via falar em Figueirense em São Paulo, pensava que era um montinho de jogadores, mas hoje eu tenho certeza de que me enganei e me surpreendi com o futebol apresentado por eles. É um bom time, corre bastante, joga certo e tem um esquema perfeito. Não destaco ninguém e sim o time todo".


FICHA DO JOGO:

05/09/1973 (Quarta-Feira)

Figueirense 1x1 Corinthians-SP

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Gol: Caco

Juiz: José Marçal Filho (RJ)

Público: 15.276 pagantes

Figueirense: Célio; Pinga (Carlos Roberto), Jailson, Abel e Casagrande; Adailton, Almir e Moacir; Caco, Severo (Paulo Reina) e Neilor. Técnico: Antoninho












Nenhum comentário:

Postar um comentário