sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PARA REVIVER O PASSADO




JOGOS DO FIGUEIRENSE EM 1943

Abaixo, os jogos realizados pelo Figueirense Futebol Clube no ano de 1943:

Fevereiro

Figueirense 5x1 Lauro Müller de Itajaí-SC

Figueirense 3x6 Corinthians de São Paulo-SP

Figueirense 8x2 Cobrasil de Itajaí-SC

Março

Figueirense 4x4 Internacional de Porto Alegre-RS

Abril

Concórdia de Rio do Sul-SC 2x5 Figueirense

Maio

Figueirense 2x3 Britânia de Curitiba-PR

Figueirense 3x4 Avaí

Junho

Avaí 7x1 Figueirense

Julho

Lauro Müller de Itajaí-SC 1x1 Figueirense

Agosto

Figueirense 6x3 América de Joinville-SC

Outubro

Combinado do Sul 2x3 Figueirense

Dezembro

Hercílio Luz de Tubarão-SC 1x1 Figueirense


JORNAL O ESTADO HOMENAGEOU OS 23 ANOS DO FIGUEIRA

O jornal O Estado de Florianópolis, prestou homenagem ao Figueirense Futebol Clube nas edições dos dias 14 e 27 de junho de 1944, onde parabenizou o clube Alvinegro pela passagem dos seus vinte e três anos de fundação, comemorado em 12 de junho.

O jornal O Estado destacou as principais conquistas do Figueirense e homenageou grandes ídolos do time como Alberto Moritz, João Carvalho, Procópio Ouriques, Paraná, Calico, entre outros, e enalteceu a gestão do então presidente do clube, Orlando Scarpelli, responsável pela montagem de uma equipe forte e por dar ao Figueirense uma estrutura e um patrimônio mais sólido.

Na edição publicada em 14 de junho de 1943, O Estado destacou as vitórias e títulos e jogadores que ficaram marcados na memória dos torcedores alvinegros. E na edição do dia 27 de junho, o jornal destacou os trabalhos desenvolvidos pelo dinâmico presidente do clube, Orlando Scarpelli, que já se preparava para a maior escalada da história do Figueirense: a construção de seu estádio próprio.



CAPITÃO ÁTILA BARROSO

Oficial do Exercito Nacional, diretor do NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva) servindo no 14º BC no Estreito, em Florianópolis, o Capitão Átila Barroso foi um homem ligado à área esportiva. Tinha uma identificação muito forte com o Figueirense. Foi membro do Conselho Deliberativo do clube em 1944-45.


XAVIER: JOGADOR COM GRANDE TALENTO E CAPACIDADE TÉCNICA

De todas as contratações feitas pelo Figueirense Futebol Clube durante o segundo semestre de 1943 ao primeiro semestre de 1944, destacou-se sem dúvida a do meia esquerda Xavier. Davi Xavier, natural de São Paulo, veio do Vasco da Gama-RJ para o Figueirense.

Xavier vestiu a camisa alvinegra de outubro de 1943 a junho de 1944. Se tornou peça fundamental no time por causa de sua técnica, raça e muita disposição em campo.

Em junho de 1944 o Atlético-PR comprou seu passe que custou Cr$ 3.000,00. No Figueirense, Xavier ficou 9 meses e acabou sendo considerado um dos melhores jogadores do time.


DIRIGENTE DO FIGUEIRA VISITOU A CBD

Carlos Edgar Moritz, dirigente do Figueirense Futebol Clube, viajou por via aérea para o Rio de Janeiro, em julho de 1944, onde, na Sede da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), encontrou-se com os mandatários da entidade. Durante a reunião realizada na CBD, o dirigente do Figueirense fez exposição detalhada dos acontecimentos esportivos de Santa Catarina. No Rio de Janeiro, Moritz defendeu os interesses dos clubes que participavam do Campeonato Citadino de Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário