segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MEMÓRIA ALVINEGRA



Zagueiro Chinês, do Figueirense, combateu na Segunda Guerra Mundial. Retornando ao Brasil, ele permaneceu jogando no Alvinegro, tendo sido um dos maiores jogadores da história do clube

Perciliano Afonso Emerenciano, conhecido como Chinês, ex-zagueiro do Figueirense Futebol Clube nos anos 40/50, foi um dos mais de 25 mil soldados do Exército Brasileiro enviados para integrar as Forças Aliadas contra o Nazi-Fascismo na Segunda Guerra Mundial nos campos de batalha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália.
Chinês, na época um jovem zagueiro do time Alvinegro e que serviu o Exército Nacional no 14º BC, no Estreito, em Florianópolis-SC, foi recrutado para participar da Guerra. Os soldados brasileiros (25.334 homens), reuniram-se no Rio de Janeiro-RJ e atravessaram o Oceano Atlântico, rumo à Itália, numa viagem de navio que durou cerca de duas semanas. Embarcaram em junho de 1944 e regressaram ao Brasil em julho de 1945.
Terminada a Guerra, Chinês retornou como herói. Ao voltar do "front italiano", ele reingressou ao time Alvinegro onde permaneceu até o ano de 1951.
Em 31 de setembro de 1945, a diretoria do Figueirense Futebol Clube homenageou o jogador Perciliano Afonso Emerenciano (Chinês) numa solenidade que contou com a presença de autoridades civis e militares. O atleta recebeu do clube uma medalha de ouro, a qual expressou bem os sentimentos dos desportistas para o bravo soldado.
A Segunda Guerra Mundial envolveu a maioria das Nações do Mundo num conflito militar global que durou de 1939 a 1945.

FICHA DO JOGADOR
Perciliano Afonso Emerenciano - Chinês
Posição: Zagueiro
Natural: Florianópolis-SC
Clubes: Clube Atlético Catarinense de Florianópolis-SC, Paula Ramos de Florianópolis-SC, Tiradentes de Tijucas-SC, Bocaiúva de Florianópolis-SC e Figueirense (1943 a 1951)
Foi técnico do Marcílio Dias de Itajaí-SC em 1957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário