quinta-feira, 25 de agosto de 2011

HISTÓRIAS DO CLÁSSICO - PARTE III



O Site MeuFigueira.com.br está fazendo uma enquete sobre o clássico mais importante da história, elencando os seguintes jogos:

- Clássico de 1973 que decidiu o primeiro representante de SC no Nacional

- Primeiro confronto em Campeonato Brasileiro (1976)

- Decisão do Estadual de 1999

- Clássico pelo Quadrangular Final da Série B de 2001

- O jogo do próximo domingo


O Site MeuFigueira convida os leitores/torcedores a relatar o seu clássico mais importante. Eu também participei e fiz um relato sobre cada um desses jogos. O MeuFigueira trouxe na postagem desta quinta, dia 25 de agosto, no espaço da enquete, a opinião deste blogueiro, que pesquisa a história do nosso querido Alvinegro. Para mim, o jogo que decidiu o título do Campeonato Catarinense de 1999 foi o clássico mais marcante de todos. Conquistar um título sobre o maior rival teve um sabor muito especial.

Confira abaixo o texto na íntegra, retirado do MeuFigueira:



Conheça a história dos “principais” Clássicos
Escrito por Henrique Santos em 25 ago, 2011

Desde terça-feira o MeuFigueira promove uma enquete em que pergunta ao torcedor qual o Clássico mais importante da história. Foram escolhidos quatro partidas marcantes, além da que está por vir neste domingo. No entanto nem todos têm na memória ou não vivenciaram os fatos daqueles confrontos, especialmente os de 1973 e 1976.
Para relembrar ou apresentar aos torcedores tais partidas, o MeuFigueira procurou o blogueiro Roberto Luiz dos Santos Vieira, autor do blog histórico sobre o Figueirense
e pediu seu relato sobre os “principais” Clássicos diante do Avaí.
Confira:

1973
A decisão de 1973:
Esse clássico tem um significado muito especial. Coube ao Figueirense as honras do pioneirismo por ter sido o 1º representante de Santa Catarina a disputar o Campeonato Nacional. Atendendo ao critério estabelecido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), a Federação Catarinense de Futebol (FCF) realizou uma “Série Melhor de 3 pontos” para a indicação do representante catarinense no Campeonato Nacional de 1973. No primeiro jogo, disputado no Estádio Adolfo Konder, no dia 16 de maio de 1973, o Figueirense venceu por 1 a 0. O centroavante Tião Marino foi o herói da classificação do Alvinegro ao Nacional. Tião Marino foi o autor do gol marcado no primeiro jogo, em Florianópolis, que permitiu ao Figueirense poder empatar ( 0 a 0) no segundo jogo em campo neutro (Itajaí), para ficar com a vaga. Numa disputa emocionante e de bom nível técnico, o Figueirense garantiu a sua classificação para o Campeonato Brasileiro. O time Alvinegro, dirigido por Jorge Ferreira, era formado por Da Costa; Pinga, Jailson, Moenda e Casagrande; Adailton, Moacir e Luiz Evérton; Caco, Tião Marino e Land.
1976
Primeiro confronto pelo Brasileiro (1976):
Este ano aconteceu um clássico muito importante e que marcou muito para o futebol de Florianópolis. Em âmbito Nacional, foi a estreia do clássico Figueirense x Avaí no Campeonato Brasileiro de Futebol. No primeiro clássico disputado num Campeonato Brasileiro a vitória foi do Alvinegro por 1 a 0, gol do atacante Hélio Pires. O jogo aconteceu no estádio Orlando Scarpelli, em 7 de setembro de 1976. O Figueirense, do técnico Lauro José Búrigo, jogou com Ladel; Pinga, Nélson, Gilson e Escurinho; Moacir, Sidney e Zé Carlos; Caco, Hélio Pires e Luiz Antônio.
1999
A decisão de 1999:
Na minha opinião o clássico que mais marcou de fato foi o que decidiu o título do Campeonato Catarinense de 1999. A decisão entre Figueirense e Avaí foi realmente emocionante. O jogo foi equilibrado e dramático até o último lance da prorrogação.
Dirigido pelo técnico Abel Ribeiro, o Figueirense derrotou o Avaí por 2 a 1 e sagrou-se campeão Estadual. Na partida decisiva, disputada no estádio Orlando Scarpelli (25/06/1999), o Alvinegro precisava vencer por qualquer resultado no tempo normal (o saldo não contava) e empatar na prorrogação. Foi o que ocorreu. Genílson, o artilheiro do Estadual com 26 gols, fez 1 a 0 para o Figueira aos 20 minutos do 2º tempo. O Avaí empatou, mas o centroavante Genílson, de penalti, colocou o Figueirense novamente em vantagem. Com o 2 a 1 para o Figueirense no tempo normal, a partida foi para a prorrogação. O placar do tempo extra foi 0 a 0 e o Figueirense comemorou o seu 10º título Estadual. Naquela decisão tivemos mais de 23 mil torcedores no Scarpelli. Foi uma festa inesquecível. O time Alvinegro tinha um elenco muito forte, destaque para o zagueiro Carlinhos, o meia Fernandes e os atacantes Aldrovani e Genílson.
2001
Clássico Série B 2001:
O Quadrangular Final do Campeonato Brasileiro da Série B de 2001 reservou também uma partida bem equilibrada e emocionante. Comandado por Vágner Benazzi, o Figueirense foi vice-campeão da Série B. O ano de 2001 entrou para a história do futebol de Santa Catarina com a volta do Alvinegro à Série A, após duas décadas de ausência. No Quadrangular Final enfrentamos o Avaí em dois jogos. No primeiro (08/12/01), no Scarpelli, com mais de 21.000 torcedores, ganhamos por 2 a 0, gols de Fernandes e Gilson Batata, numa atuação perfeita do time do Figueira. Depois, houve empate na casa deles (2 a 2).
Outras histórias sobre alguns importantes jogos envolvendo Figueirense e Avaí podem ser conferidas:

























2 comentários:

  1. O clássico mais importante foi no dia 20 de fevereiro de 1938: Avai 11 x 2 Figueirense.

    hehehe..Só pra descontrair.

    ResponderExcluir
  2. O segundo mais importante foi na DECISÃO do Campeonato de Florianópolis em 1942: Avaí 10 x 2 Figueirense.

    Acredito que foi um erro gigantesco chamar o Avaí daquela época de Esquiadra Azirra. Deveria ser "Esquadra Sádica".

    Aí pessoal alvinegro. Leva na esportiva. A gente vai se encontrar na Série B em 2013. Nós caímos este ano e o Bgueira em 2012.

    ResponderExcluir