sexta-feira, 1 de julho de 2011

MEMÓRIA ALVINEGRA



O ano de 1941 foi um dos mais gloriosos do Figueirense Futebol Clube, com o time conquistando os títulos do Torneio Início, Campeonato da Cidade e Campeonato Estadual.


Há 70 anos atrás, o torcedor do Alvinegro vibrava com a conquista do Campeonato Citadino. O Blog relembra a façanha.





O Figueirense tinha um time bom, cujo conjunto foi a principal caracteristica. Um time que reunia eficiência no ataque e confiança na defesa. O técnico do Figueirense era Hercílio Polli, que contou com um plantel de 16 jogadores. Com uma defesa bem fortalecida, responsável pela equipe levar apenas 8 gols em 8 jogos, uma média de 1 gol cada jogo, o Figueirense teve apenas uma derrota, contra o Clube Atlético Catarinense, 2x0. Os atacantes do Alvinegro caracterizavam-se pela excelência de suas jogadas. Invadiram por 27 vezes o reduto guarnecidos pelos goleiros adversários, numa média de 3;37 gols por partida. No decorrer do certame a linha de ataque do Figueirense teve um revezamento de oito jogadores: Neri, Fornerolli, Gatinho, Vilson, Calico, Secura, Ceceu e Azevedo foram os valorosos atacantes do Figueira.
O jogo do título foi o último do returno, no dia 27 de julho de 1941, Figueirense 9x0 Tamandaré, gols de Fornerolli, Vilson (5), Secura (2) e Neri.
O presidente do Figueirense na conquista do título Citadino era o Sr. Osni Ortiga.



O TIME CAMPEÃO DA CIDADE
Vadico, Pé de Ferro, Décio; Fred, Chocolate, Sidnei; Secura, Calico, Gatinho, Fornerolli e Neri.
Técnico: Hercílio Polli.
Jogaram também: Biguá, Vilson, Godinho, Ceceu e Azevedo.


UM TIME BEM ENTROSADO
A equipe Alvinegra era muito entrosada. Vadico, Pé de Ferro e Décio formavam uma defesa quase invunerável. O goleiro Vadico era bastante seguro e foi considerado na época um dos melhores do Estado. A linha média - Biguá, Chocolate e Sidney - era habilidosa, nela destacava-se o centromédio Chocolate. Na linha de ataque, o destaque era Calico, que apresentava uma excelente forma física. Gatinho e Fornerolli também foram importantes para o sucesso da equipe.



OS JOGOS:

Figueirense 1x0 Iris
Figueirense 3x2 Avai
Figueirense 0x2 Atlético
Figueirense 7x2 Tamandaré
Iris 1x2 Figueirense
Avaí 0x2 Figueirense
Atlético 1x3 Figueirense
Tamandaré 0x9 Figueirense

Campeão: Figueirense Futebol Clube
Vice-campeão: Clube Atlético Catarinense

Obs.: Todos os jogos foram disputados no Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis (antigo Campo da Liga).

Nenhum comentário:

Postar um comentário