quarta-feira, 13 de julho de 2011

FATOS E PERSONAGENS DA HISTÓRIA DO FIGUEIRENSE FC



Em homenagem ao Interventor Federal Nereu de Oliveira Ramos, pela passagem do 7º ano de seu Governo, realizou-se em 1º de maio de 1942 o jogo amistoso Interestadual, Figueirense x Britânia Sport Club, de Curitiba-PR, patrocinado pela Federação Catarinense de Desportos (FCD).

O amistoso foi disputado no Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis e terminou empatado em 2 a 2.


FICHA TÉCNICA:

1º/05/1942

Figueirense 2x2 Britânia Sport Club-PR

Local: Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis-SC

Juiz: Emílio Bilbao (SC)

Gols: Fornerolli e Neri

Amistoso


Obs.: O Britânia Sport Club foi um antigo clube de futebol de Curitiba-PR, fundado em 1914. Nas décadas de 10 e 20 foi considerado o melhor time do Estado do Paraná, sendo campeão paranaense nos anos de 1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923 e 1928.

O Interventor Federal era denominado o Governador nomeado pelo Presidente da República. Nereu de Oliveira Ramos teve o início do seu mandato no ano de 1935 e final do mandato em 1945.




Fundado em 12 de junho de 1921 o Figueirense Futebol Clube comemorou a passagem do 21º aniversário com uma Sessão Solene que reuniu ilustres convidados.

Para comemorar a data, o Figueirense convidou os sócios do clube, atletas, diretoria, torcedores, simpatizantes, imprensa, diretores dos clubes esportivos da Capital e autoridades. A Solenidade foi realizada na Sede Social do Figueirense FC à Rua Conselheiro Mafra, nº 9 (Sobrado), no dia 12 de junho de 1942 (uma sexta-feira), às 19h30.

O evento teve momentos emocionantes. Os jogadores do 1º e 2º quadros do Figueirense receberam as medalhas da Federação Catarinense de Desportos (FCD) de campeões de 1941. No ato da entrega falou o Sr. Aderbal Ramos da Silva, Presidente da FCD, que em breves palavras, felicitou a equipe principal pelos títulos Citadino e Estadual e a equipe secundária pelo título de campeão da Cidade.

O Dr. José da Rocha Ferreira Bastos, Procurador Geral do Estado, falou em nome dos atletas agradecendo as palavras do Presidente da FCD.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, associados e admiradores, como Aderbal Ramos da Silva, Presidente da FCD; Celso Ramos, Presidente do Avaí Futebol Clube; Ivo Montenegro ,representante do Secretário da Fazenda; Arnoldo Cúneo, Presidente do Iris Futebol Clube; Aristides Francalazzi, representando o Imbituba Futebol Clube; Tenente Jubal Coutinho, representando o Capitão Antônio de Andrade Carneiro, Delegado do Tesouro Nacional; Tenente Osmar Romão da Silva, representando o Interventor Federal Nereu Ramos; além de seus jogadores, diretores, associados e admiradores.

Em 1942, a diretoria do Figueirense Futebol Clube era assim constituída: Thomaz Chaves Cabral (Presidente), Tenente João Domingos da Silva (1º Vice-Presidente), Carlos Muniz (2º Vice-Presidente), Oscar Abraham (Secretário Geral), Narbal Vilela (1º Secretário), Ubaldo Abraham (Tesoureiro Geral), Danúbio Melo (1º Tesoureiro), Armando Santana (2º Tesoureiro) e Emídio Cardoso (Orador).


Nenhum comentário:

Postar um comentário