quarta-feira, 6 de julho de 2011

RELEMBRANDO: FIGUEIRENSE 0X0 CORITIBA - 1973

Invicto em jogos no Estádio Orlando Scarpelli, no Brasileirão/2011, o Figueirense tentará, agora, quebrar o jejum em partidas fora de Florianópolis. O Alvinegro não vence, como visitante há três jogos (duas derrotas e um empate). Já em casa, o Figueirense tem aproveitamento de 100% na Série A ( quatro vitórias).

Como nesta quinta-feira (07/07), pela oitava rodada, pegamos o Coritiba-PR, o Blog recorda um jogo histórico contra esse adversário pelo Campeonato Brasileiro de 1973, quando o Figueirense disputou um Nacional pela primeira vez.





O Campeonato Nacional de 1973 teve grande importância para o futebol catarinense, já que o Figueirense Futebol Clube era o 1º clube do Estado a disputar a competição. E a estreia do Figueira foi justamente contra o Coritiba.

O dia 26 de agosto de 1973 ficará eternamente marcado na mente do torcedor catarinense. Esta data, marcou a ascenção do futebol de Santa Catarina, que durante anos se arrastou no anonimato e no ano de 1973 se inteirou totalmente à maior festa esportiva brasileira, o Campeonato Nacional de Clubes de Futebol. Neste dia, o Estádio Orlando Scarpelli abriu suas portas para receber o maior público já presente numa competição esportiva catarinense. O torcedor, já cansado com as rotineiras e desorganizadas competições Estaduais, tornou-se a partir de então um previlegiado, podendo assistir no Scarpelli as maiores equipes do futebol brasileiro, graças a participação do Figueirense.

Até agosto de 1973, Santa Catarina era apenas o local onde os grandes clubes nacionais excursionavam na "baixa estação" ou que sobrevoavam durante as disputas importantes.

Quem foi ao Estádio Orlando Scarpelli viu que o Figueirense jogou melhor durante toda a partida, mas não conseguiu sair com a vitória diante do Coritiba-PR. O time comandado pelo técnico Antoninho foi superior, mas não conseguiu traduzir isso em gols.

Apesar da chuva e do frio, a estreia do Figueirense no Campeonato Nacional foi uma festa dentro do campo e fora dele.

Os "coxas-brancas", como se auto-intitula a torcida do Coritiba chegaram em Florianópolis cantando vitória. Achavam que o Figueirense ia se retrancar na defesa, mas o que se viu em campo foi algo bem diferente, com os jogadores alvinegros, perseguindo durante todo o tempo uma vitória que não veio. O time catarinense foi melhor durante maior parte da partida e não converteu a superioridade em gols.

Nem sempre o melhor vence e este surrado adágio foi confirmado em 26 de agosto de 1973, no Estádio Orlando Scarpelli, mas de uma maneira diferente. O Coritiba chegou em Florianópolis como favorito. O técnico Tim, do time paranaense, deu entrevistas cautelosas mas sempre deixou nas entrelinhas que sua equipe podia vencer o jogo com tranquilidade. Por sua vez, o zagueiro Oberdã foi mais longe, afirmando que não acreditava no Figueirense, "um time só de correria". Para azar de Oberdã e do próprio Coritiba, a partida de estreia do Figueirense no Brasileirão acabou mostrando o contrário. O time Alvinegro atuou tranquilo, tocando a bola, do primeiro ao último minuto de jogo, surpreendendo o adversário. O placar de 0 a 0 não foi justo.

O melhor jogador do jogo foi o meia Almir Gil, do Figueirense. O "prata da casa" do Alvinegro desarmou e distribuiu bem o jogo, com muita garra e habilidade. Teve uma atuação perfeita.

FICHA TÉCNICA:

26/08/1973

Figueirense 0x0 Coritiba-PR

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Juiz: José Cavalheiro de Morais (RS)

Público: 10.645 pagantes

Figueirense: Célio; Pinga, Jailson, Moenda e Casagrande; Adailton, Almir Gil e Caco (Luís Éverton); Neilor, Severo e Moacir.

Técnico: Antoninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário