quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - FIGUEIRENSE X CORINTHIANS-SP

No domingo (27/11), Figueirense e Corinthians-SP fazem um jogo decisivo, às 17 horas, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A expectativa é de que o jogo atraia o maior público do Figueirense no Scarpelli neste ano, com cerca de 20 mil pessoas.
O Figueirense, do técnico Jorginho, sabe que não terá moleza neste jogo. Além de enfrentar um time que briga pelo título, o Figueirense entrará em campo para quebrar um tabu: o Alvinegro catarinense jamais venceu a equipe corintiana jogando em Florianópolis pelo Campeonato Brasileiro. As três vitórias que teve no histórico do confronto foram conquistadas em São Paulo.
O time do Corinthians sempre se deu bem jogando na casa do Figueirense. Chegou a hora de quebrar esse tabu.


Em 7 partidas disputadas no Estádio Orlando Scarpelli entre as duas equipes, o Figueirense nunca venceu. Foram cinco empates e duas vitórias dos corintianos. O Figueira tomou 10 gols e marcou 8.
Confira, abaixo, os jogos:

05/09/1973 - FIGUEIRENSE 1X1 CORINTHIANS-SP
O primeiro jogo entre Figueirense e Corinthians na história do Campeonato Brasileiro aconteceu em 1973. Só no 2º tempo é que a torcida pôde vibrar um pouco, depois que as equipes conseguiram a marcação de gol. O Corinthians saiu na frente com um gol contra do zagueiro Jaílson. O ponteiro Caco empatou para o time da casa. O jogo foi fraco tecnicamente.
O Figueirense jogou com: Célio; Pinga (Carlos Roberto), Jaílson, Abel e Casagrande; Adailton, Almir e Moacir; Caco, Severo (Paulo Reina) e Neilor. Técnico: Antoninho
Público: 15.276 pagantes
Juiz: José Marçal Filho (RJ)

15/10/1975 - FIGUEIRENSE 0X0 CORINTHIANS-SP
Pelo Nacional de 1975, Figueirense e Corinthians fizeram um jogo bastante equilibrado, mas não saíram do 0 x 0.
O Figueirense jogou com: Nílson; Pinga, Nélson, Almeida e Casagrande (Baio); Sérgio Lopes, Dito Cola e Moacir; Marcos Cavalo, Toninho Quintino e Zé Carlos. Técnico: Lauro José Búrigo
Juiz: Armando Marques (SP)
Público: não divulgado

06/04/2003 - FIGUEIRENSE 3X3 CORINTHIANS-SP
O Figueirense foi castigado nos acréscimos. O Figueira abriu o placar aos 9 minutos com Danilo. O mesmo Danilo ampliou, aos 15 minutos do segundo tempo. Dois minutos depois, Fábio Luciano descontou para o Corinthians. Aos 22, Liedson empatou. O Figueirense voltou à frente do placar com Evair, aos 35 minutos do 2º tempo. Quando a vitória parecia certa, aos 49, o zagueiro César deixou tudo igual.
O Figueirense jogou com: Édson Bastos; Simplício, Márcio Goiano, Cléber e Filipe; Marcinho, Luciano Sorriso, Bilu (Jeovânio) e Danilo; Renato Santiago (Zinho) e Evair (Roberto). Técnico: Vágner Benazzi
Juiz: Leonardo Gaciba (RS)
Público: 19.047 total

11/08/2004 - FIGUEIRENSE 0X1 CORINTHIANS-SP
Neste jogo o Figueirense perdeu a invencibilidade de 11 jogos em seu estádio ao ser derrotado pelo Corinthians por 1 a 0, no encerramento do Turno do Campeonato Brasileiro de 2004. O Corinthians venceu com um gol de pênalti, aos 43 minutos do 1º tempo, convertido pelo atacante Marcelo Ramos.
O Figueirense jogou com: Édson Bastos; Paulo Sérgio, Márcio Goiano, Cléber e Brida (Romualdo); Márcio Martins, Simplício (Nenê), Fernandes e Mazinho; Izaias (Wagner) e Marlon. Técnico: Dorival Júnior
Juiz: Fabrício Neves Correa (RS)
Público: 15.774 total

18/09/2005 - FIGUEIRENSE 2X3 CORINTHIANS-SP
Debaixo de muita chuva, o Corinthians venceu o Figueirense por 3 a 2. O primeiro gol da partida foi do Corinthians: Nilmar, aos 16 minutos do primeiro tempo. Bilu aos 30 min e Adriano aos 33 min viraram para os donos da casa ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o Figueirense teve o zagueiro Cléber e o volante Carlos Alberto expulsos e acabou levando gols de Gustavo Nery, aos 10 m, e Eduardo, aos 24 min.
O Figueirense jogou com: Édson Bastos; Marquinhos Paraná, Cléber, Bebeto e Michel Bastos; Carlos Alberto, Bilu, Rodrigo Souto e Fernandes (Márcio Martins); Edmundo (Alexandre) e Adriano. Técnico: Adílson Batista
Juiz: Wilson de Souza Mendonça (PE)
Público: 7.009 total

12/11/2006 - FIGUEIRENSE 0X0 CORINTHIANS-SP
O Figueirense dominou, mas não passou do empate no Scarpelli. O time catarinense fez um jogo ousado e teve a posse de bola na maior parte da partida contra o Corinthians mas errou na hora de finalizar. O Figueira atuou desfalcado de cinco titulares: Henrique e Cícero (suspensos por expulsão), Rodrigo Souto e Schwenck (3º cartão amarelo) e Carlos Alberto (suspenso pelo STJD), e ainda sem o suporte do técnico Waldemar Lemos à beira do gramado, punido pelo STJD com 30 dias de suspensão.
O Figueirense jogou com: Andrey; Flávio, Chicão, Paulão (Diogo) e Tiago Prado; Luciano Sorriso (Rodrigo Paulista), Marquinhos Paraná, Tucho e Fernandes (Alexandre); Soares e Diego. Técnico: Jorge Pinheiro (interino)
Juiz: Vágner Tardelli Azevedo (RJ)
Público: 11.868 total

25/07/2007 - FIGUEIRENSE 2X2 CORINTHIANS-SP
Num jogo bastante movimentado Figueirense e Corinthians empataram em 2 a 2. O time paulista saiu na frente com gol de Wilson aos 11 minutos do 1º tempo. No segundo tempo, o Figueirense empatou com Jean Carlos, aos 8 min. Clodoaldo fez o segundo do Corinthians, aos 19, e Felipe Santana deixou tudo igual aos 23 min.
O Figueirense jogou com: Wilson; Felipe Santana, Chicão, Édson Henrique e André Santos; Ruy, Cleyton Xavier, Diogo e Peter; Otacílio Neto e Jean Carlos. Técnico: Mário Sérgio
Juiz: Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Público: 7.047 total

Observações:
Figueirense e Corinthians se enfrentam pelo Brasileirão desde 1973, quando o time catarinense disputou o seu primeiro Nacional.
Em 1976, 1978 e 1979 não houve disputas entre os adversários.
Em 2002, o Campeonato Brasileiro foi disputado em Turno Único, e o confronto entre Figueirense e Corinthians foi realizado em São Paulo.
Em 2008 não houve confronto pois o time do Corinthians disputou a 2ª Divisão.
Em 2009 e 2010, também não tivemos o encontro entre os Alvinegros. Nestas temporadas o Figueirense disputou a Série B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário