sábado, 26 de novembro de 2011

BRASILEIRÃO 2011 - 37ª RODADA - FIGUEIRENSE X CORINTHIANS-SP

O grande dia vem chegando. Muita expectativa para o grande jogo deste domingo, dia 27 de novembro, às 17 horas, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A previsão é de grande público, haja visto que a equipe catarinense está tão perto de uma vaga à Libertadores e a equipe paulista pode conquistar o título do Brasileirão por antecipação caso vença o Figueira e se beneficie com um empate ou derrota do Vasco da Gama-RJ (vice-líder) para o Fluminense-RJ. Para um jogo tão importante e decisivo o Estádio Orlando Scarpelli ficou pequeno.
Uma grande festa está sendo preparada para este jogo, com a presença das duas torcidas organizadas consideradas parceiras: Gaviões Alvinegros (Figueira) e Gaviões da Fiel (Corinthians).
Neste ano, o Figueirense já venceu o Corinthians quando os clubes se enfrentaram no Estádio Pacaembu, em São Paulo, pela 18º rodada.
Pela 37ª e penúltima rodada, Figueirense e Corinthians fazem um duelo decisivo. O time catarinense ocupa a 5ª posição, com 57 pontos. Para ganhar a vaga na Libertadores da América de 2012, o Figueira precisa vencer o Corinthians e torcer por tropeços de Flamengo-RJ, São Paulo-SP, Botafogo-RJ e Coritiba-PR. Já o líder Corinthians pode festejar o título da Série A com vitória sobre o Figueira e tropeço do Vasco da Gama que enfrenta o Fluminense no Estádio Engenhão.


O Jogo deste domingo, válido pela Série A, será com certeza o mais importante da história do confronto entre Figueirense e Corinthians. Mas, no histórico geral deste duelo já tivemos grandes jogos, como a partida de volta da 3ª Fase da Copa do Brasil de 2005, em Florianópolis. Foi um dos maiores jogos da história de Figueirense x Corinthians. O Blog relembra como foi aquela decisão.

FIGUEIRENSE GANHOU A VAGA E AFUNDOU O CORINTHIANS EM CRISE
Na noite de 4 de maio de 2005, o Figueirense recebeu o Corinthians, no Estádio Orlando Scarpelli, e venceu por 3 a 2 nas penalidades (2 a 0 no tempo normal). Com isso, garantiu vaga nas Quartas-de-Final da Copa do Brasil, ficando entre os oito melhores da competição. O inusitado é que três das maiores estrelas do Corinthians desperdiçaram suas cobranças. Os pênaltis perdidos pelo clube paulista foram batidos por Carlos Alberto, Roger e Sebá.
O Corinthians entrou em campo com a vantagem de 2 a 0 obtida na partida de ida. Como perdeu pelo mesmo resultado, a vaga foi então decidida nos pênaltis.
O resultado aumentou a crise que já havia se instalado no Corinthians, dirigido pelo técnico argentino Daniel Passarella.
Dentro de campo o que se viu foi um Corinthians fraco tecnicamente e sem qualquer ímpeto ofensivo. Assim, o Figueirense dominou todo o confronto no Estádio Orlando Scarpelli.
Foi a primeira vez que o Corinthians foi eliminado da Copa do Brasil depois de vencer a primeira partida por dois ou mais gols de diferença. Isso já havia acontecido em outras edições do torneio, mas a equipe paulista saiu classificada em todas.
Já o Figueirense se classificou pela primeira vez às Quartas-de-Final da Copa do Brasil. Antes de 2005, a melhor campanha da equipe catarinense havia sido em 2003 e 2004, quando ela foi eliminada pelo São Paulo nas Oitavas-de-Final.
O Figueirense inaugurou o marcador logo na primeira investida. Rudnei fez jogada individual pela direita, passou por dois marcadores e cruzou de trivela. A bola encontrou Bilu no segundo pau, e o camisa 10 cabeceou no canto direito baixo do goleiro corintiano.
No segundo tempo, o Figueirense seguiu melhor em campo. O time da casa dominou a partida e conseguiu o segundo gol aos 14 minutos. Cláudio recebeu lançamento na direita e cruzou no segundo pau. Rodrigo completou de primeira, de pé direito, e acertou o canto direito do goleiro do Corinthians.
Depois do gol, as duas equipes diminuíram o ritmo. Com isso, a decisão da vaga aconteceu nas penalidades. Nas cobranças, as estrelas Carlos Alberto, Roger e o argentino Sebá perderam seus tiros e deram a vaga ao Figueirense. Marcaram para o Figueirense: Bilu, Marquinhos Paraná e o zagueirão Cléber.

FICHA TÉCNICA:
04/05/2005
Figueirense 2x0 Corinthians-SP (Nos pênaltis: Figueirense 3x2)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC
Juiz: Luiz Alberto Bites (GO)
Gols: Bilu e Rodrigo
Pênaltis: Bilu, Marquinhos Paraná e Cléber




No histórico geral do confronto, Figueirense e Corinthians já se enfrentaram em 17 oportunidades, com sete vitórias do Corinthians, seis empates e quatro vitórias do Figueirense. O Figueirense marcou 25 gols e o Corinthians 30. Foram 14 jogos pelo Campeonato Brasileiro, dois pela Copa do Brasil (2005) e um amistoso (1943).

O primeiro jogo entre Figueirense e Corinthians aconteceu ha 68 anos. No dia 4 de fevereiro de 1943, o Figueirense foi derrotado por 6 a 3, em amistoso disputado no Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis.

A história do Campeonato Brasileiro registra 14 jogos entre Figueirense e Corinthians. Foram 3 vitórias catarinenses, 5 vitórias corintianas e 6 empates. As três vitórias do Figueirense sobre o Corinthians, foram todas obtidas em São Paulo. O Figueirense venceu por 1 a 0 em 2003 (gol de William), 3 a 1 em 2006 (dois gols de Cícero e um de Schwenck) e por 2 a 0 em 2011 (gols de Wellington Nem e Wilson Pittoni).



Nenhum comentário:

Postar um comentário