sexta-feira, 13 de novembro de 2009

TODO GRANDE TIME, COMEÇA COM UM GRANDE GOLEIRO



A máxima de que todo grande time, começa com um grande goleiro serve para o Figueirense. Passaram pelo clube goleiros de categoria, como: Domi, Joceli, Vanderlei, Célio, Carlos Alberto, Édson Bastos, Wilson, entre outros.
No futebol, a posição de goleiro é a mais ingrata.
Ser goleiro é ser herói e vilão.
Abaixo, vamos falar um pouco sobre alguns dos goleiros alvinegros.

GRANDE GOLEIRO
Da Costa se consagrou como um dos melhores goleiros de Santa Catarina e responsável direto pela participação do primeiro clube catarinense, o Figueira, no Campeonato Nacional, em 1973. Foi o herói do alvinegro na decisão da série "melhor de três" contra o Avaí FC, para saber qual clube representaria o futebol catarinense no Nacional.

LUIZ CARLOS: 930 MINUTOS SEM SOFRER GOL
Em 1983 a defesa alvinegra era o ponto forte do Figueirense, tanto que o goleiro Luiz Carlos permaneceu quase 1.000 minutos sem sofrer um gol.
Os nove jogos pela segunda etapa do Campeonato Estadual, um amistoso e parte do segundo tempo do jogo com o Joinville, nas semifinais da Taça Governador do Estado, totalizaram 930 minutos e Luiz Carlos se aproximou do recorde nacional que pertence ao goleiro Manga (Inter-RS), que ficou 1.040 minutos sem levar gol.
O goleiro Luiz Carlos era um dos mais experientes jogadores do elenco do Figueirense em 1983, chegou no clube em 1982. No Figueira foi campeão da Taça Mané Garrinha e vice-campeão catarinense, ambos em 1983. Se destacou no alvinegro pelo seu senso de colocação, pelo bom reflexo e também pela liderança.


PREPARADOR DE GOLEIROS
Humberto Gomes Ferreira, natural de Florianópolis, foi goleiro do Figueirense no início da década de 80, onde começou carreira, tendo uma passagem meteórica pelo Avaí-SC.
Foi em 1983, depois de formado na UFSC, que decidiu abandonar a carreira de jogador de futebol para dedicar-se especialmente a preparação física. Ficou no Figueira até 1986, depois passou por vários clubes, como: Atlético-PR, Inter-RS, Vasco-RS, Grêmio-RS e Atlético-MG, atuando como preparador físico e treinador de goleiro.
Humberto Ferreira é um exemplo de que um grande goleiro, começa com um grande preparador de goleiro.


PEÇANHA FOI ACABAR NO GOL POR ACIDENTE
Antônio Manoel Peçanha, natural de Laguna-SC, chegou em 1976 no Figueirense para treinar como zagueiro, mas como suas qualidades não apareciam, resolveu pedir ao técnico dos juvenis, Joel Passos, para treinar no gol. Acabou dando certo. Dos juvenis chegou a Seleção Catarinense de Juniores, e depois se profissionalizou. Com 1.80 m de altura, mostrava bons reflexos e colocação.
Peçanha jogou profissionalmente no Figueirense nos anos 80/90. Atualmente é preparador de goleiros do próprio alvinegro.


CARLOS ALBERTO
Carlos Alberto Agostinho, goleiro, natural de Taió-SC, foi contratado pelo Figueirense em 1996. De reflexos apurados, impulsão, muita experiência, boa colocação e excercendo a função de líder dentro de campo, Carlos Alberto foi um dos principais destaques do alvinegro na campanha que levou o time a 3ª colocação na Série C do Campeonato Brasileiro e ao título da Copa Santa Catarina, em 1996. Nestas competições o goleiro passou por uma fase espetacular, se especializando em defender penaltis e chegando ao ponto de ser considerado um dos melhores goleiros da história do Figueirense.

JOCELI
Joceli Ferreira, um dos grandes goleiros do futebol catarinense, começou a carreira no Figueirense. Alto, rápido, reflexo imediato, Joceli fez história. Jogou pelo Figueirense nos anos 60 e 70.

ÉDSON BASTOS
O goleiro Édson Bastos também deixou sua marca no clube. Goleiro arrojado, de muito reflexo e agilidade. Dotado de uma elasticidade incrível, Édson Bastos também teve excelente passagem pelo Figueirense. Jogou pelo alvinegro de 2000 a 2006.

WILSON
Wilson Rodrigues de Moura Júnior, natural de Santo André-SP, chegou no Figueirense em 2007 vindo do Flamengo-RJ. Sua estreia aconteceu num clássico contra o Avaí (14/02/2007) com vitória alvinegra por 3 a 0. Desde sua estreia é o titular absoluto do gol do Figueira. Trata-se de um goleiro bastante seguro, de extrema habilidade, de personalidade e amado pela torcida. É um dos jogadores com maior habilidade embaixo das traves na história do Figueirense FC.





2 comentários:

  1. MUITO LEGAL. EU TENHO ALGUM MATERIAL DO GOLEIRO CARLOS ALBERTO TIPO FOTOS E OUTROS E JA ESTIVE COM ELE EM FLORIPA TENHO CONTATO COM ELE E SEI QUE ELE TEM UMMONTE DE MATERIAL EM VIDEOS CAMISAS ANTIGAS PERSONALIZADAS SE VC INTEREÇAR POSSO TE MANDAR POR EMAIL POIS EU ERA MUITO FÃ DELE E GOSTARIA DE VER ESSE MATERIAL DIVULGADO!!!! JOÃO GERALDO CORDEIRO DE LIMA.
    CORDEIROLIMA@BOL.COM.BR
    VALEU PARABENS PELO TRABALHO

    ResponderExcluir
  2. Olá João,
    Muito obrigado pela leitura.
    O Carlos Alberto foi um ídolo da torcida do Figueira.
    Vou entrar em contato contigo por e-mail.
    Um abraço,
    Roberto Luiz.

    ResponderExcluir