domingo, 8 de novembro de 2009

A MAIOR TORCIDA DE SANTA CATARINA

Ao longo da existência do Figueirense, sua torcida vem mostrando ser a mais apaixonada de Santa Catarina, vivendo nesse período bons e maus momentos mas mostrando a sua fidelidade acompanhando incondicionalmente o clube em todas as suas jornadas.
Os dados divulgados nos últimos anos demonstram a expressiva presença de público nas partidas realizadas no estádio Orlando Scarpelli, em todas as competições.
Em Santa Catarina o "Furacão" como é conhecido, é responsavél por médias superiores a 50% do público presente nos estádios de futebol da capital e do interior.


O título de "mais querido de Santa Catarina" conquistado na década de 70, ratificado numa pesquisa da década de 80, já demonstrava a força da torcida alvinegra no estado catarinense, colocando o Figueirense como o clube de futebol do estado com maior contigente de torcedores.
O fato é comprovado pela presença de público nos estádio de Santa Catarina nos anos de 1999 a 2009, em todas as competições o Alvinegro se apresenta muito a frente dos seus principais adversários. O Figueirense é reconhecido pela imprensa catarinense como o "trem pagador da Federação Catarinense de Futebol".
O Figueirense além de ter a maior média de público entre os catarinenses em todas as competições disputadas, detém o maior quadro associativo catarinense e um dos maiores do Brasil com mais de 10 mil sócios.
Além de toda essa representatividade estadual, o Figueirense aparece ainda em destaque nacional. Em matéria publicada pela Placar, em novembro de 2002, a revista elegeu o Estádio Orlando Scarpelli como o grande "Caldeirão do Brasil".
A matéria levou em conta a porcentagem de lotação dos estádios brasileiros no Campeonato Brasileiro da Série A 2002. O Orlando Scarpelli apareceu na primeira colocação com 49% de sua ocupação. Na segunda posição apareceu a Vila Belmiro do Santos FC com 47%, seguido do Pacaembu, estádio utilizado pelo Corinthians com 46% e o Mangueirão, estádio onde o Paysandu mandou suas partidas, com 40%.
São fatos e dados como os apresentados que fazem da torcida alvinegra a maior e mais fiel de Santa Catarina.













FRASES SOBRE A TORCIDA:


"...mas esse Figueira é uma autêntica religião. Consegue adeptos sem a necessidade das catequeses normais. Clube simpático, grandiosidade medida na pulsação dos milhares de corações espalhados pelo chão catarinense e espelhada na suntuosidade do magnífico Orlando Scarpelli".
Alfredo Alberto, jornalista (Jornal A Gazeta, 06/06/1975)

"...é uma torcida sensacional".
Osnir, ponta esquerda (Jornal O Estado, 13/09/1977)


"Impressionante a força da torcida do Figueirense..."
Mário Medaglia, jornalista (Jornal O Estado, 15/12/1983)


"...satisfação fazer parte de um clube que possui uma torcida tão apaixonada como a do Figueirense. Ela mesmo sendo exigente me transmite mais segurança. Nossa torcida é o 12º jogador da equipe..."
Paulão, goleiro (Diário Catarinense, 02/07/1989)

"Eu me identifico muito com essa camisa e com a torcida".
Sérgio Lopes, treinador, Diário Catarinense, (11/04/1991)

"O Figueirense é um clube viável para ser administrado, pois tem um grande patrimônio: a torcida, que já provou, tenha sol ou caia chuva, está sempre ao lado da sua equipe".
Enio Novaes, jornalista (Diário Catarinense, 16/06/1991)


"O torcedor do Figueirense já provou que vai muito além do simples gosto pelo futebol. Seu fanatismo tem surpreendido nos momentos mais difíceis".
JB Telles, jornalista (Diário Catarinense, 29/07/1992)


"Sempre quis jogar em um clube grande como o Figueirense. Aqui o time entra com o esforço e a torcida ajuda com o resto".
Igor, meia (Diário Catarinense, 20/09/2002)



CONCURSOS PÚBLICOS
Em 1936, o jornal A Gazeta promoveu o concurso "o clube mais querido e simpático". O Figueirense foi o escolhido e recebeu um lindo troféu.
No ano de 1947, a revista Placard promoveu o concurso "o clube mais querido". Em Santa Catarina deu Figueirense, recebendo como prêmio um troféu.
Em 1951, a rádio Diário da Manhã promoveu um concurso para saber qual "o clube mais querido da capital". Em primeiro lugar na preferência do torcedor florianopolitano ficou o Figueirense, recebendo 8.931 votos.
Em 1973, a revista Placar, em edição especial, promoveu o concurso " o mais querido", que consagrou as maiores torcidas em cada estado brasileiro. Em Santa Catarina, o Figueirense foi o escolhido.
E, em 1984 o jornal O Estado promoveu o concurso "clube mais querido de Santa Catarina". O Figueirense com 22.199 votos foi o escolhido. Uma placa com dizeres alusivos foi fixada no estádio Orlando Scarpelli.

TOP OF MIND
De 2000 a 2009 o Figueirense Futebol Clube recebeu o renomado prêmio do Instituto de Pesquisas Mapa, em conjunto com o jornal A Notícia de Joinville-SC, como a marca de futebol mais lembrada de Santa Catarina.
2000 - Top of Mind - Grande Florianópolis
2001 - Top of Mind - Grande Florianópolis
2002 - Top of Mind - Estadual
2003 - Top of Mind - Estadual
2004 - Top of Mind - Estadual
2006 - Top of Mind - Estadual
2007 - Top of Mind - Estadual
2008 - Top of Mind - Estadual
2009 - Top of Mind - Estadual e Primeiro time catarinense na pesquisa IMPAR



PESQUISA APONTA O FIGUEIRENSE COMO O CLUBE CATARINENSE COM MAIOR TORCIDA
Depois de conquistar pelo 9º ano consecutivo o selo TOP OF MIND como maior clube de Santa Catarina, o Figueirense confirma sua popularidade entre as agremiações catarinenses com a maior torcida.
Desta vez, os dados foram retirados da pesquisa IMPAR (Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional), encomendada pela RIC RECORD e realizada pelo IBOPE entre junho e julho de 2009 com 1.806 entrevistados.
O estudo teve por objetivo identificar as preferências e percepções sobre temas: consumo, qualidade de vida, turismo e esporte. A RIC RECORD premiou as marcas vencedoras nas 43 categorias com o prêmio IMPAR.
No segmento futebol, o Figueirense é o primeiro time catarinense a aparecer na lista de preferências da população. O alvinegro catarinense ocupa a 4ª colocação geral na pesquisa com 5% da preferência, empatando com Corinthians-SP e Vasco-RJ e ficando atrás de Flamengo-RJ com 15%, Grêmio-RS e Inter-RS.
Na grande Florianópolis a liderança também ficou com o Figueirense que tem 26% da preferência entre os entrevistados. Nas regiões da Foz do Itajaí, Vale do Itajaí e Meio Oeste, o alvinegro também segue como clube catarinense de maior popularidade, confirmando o crescimento e a penatração da maior torcida de Santa Catarina em diversas regiões do Estado.




TORCIDAS ORGANIZADAS



- RESISTÊNCIA ALVINEGRA

- GAVIÕES ALVINEGROS
- BOBGUEIRA
- METALGUEIRA
- TORCIDA JOVEM
- FIGUERRA
- OS FANÁTICOS
- BARRIGUEIRA

- FINET
- SURFIGUEIRA
- FIGUEIRATRIZ
- ELAS
- TURMA DA FIGUEIRA
- CHARANGA DO PAULINHO
- DESORGANIZADOS DO ALAMBRADO




    TREM PAGADOR

    Campeão ou não, a torcida alvinegra mostrou toda sua força. No Campeonato Estadual de 1993 mais de 600 mil pessoas passaram pelas bilheterias dos estádios, sendo o Figueirense o recordista com 134.312 torcedores. Vale destacar que o campeão catarinense - o Criciúma, foi o segundo colocado em público, com 76.600 torcedores. O Figueirense - vice campeão - também foi o primeiro em arrecadação com Cr$ 13.378.310,00 contra Cr$ 7.017.910,00 do Criciúma EC.


TORCIDA ALVINEGRA NOVAMENTE CAMPEÃ EM 2003

Além de comemorar o título de bi-campeão catarinense conquistado pelo Figueirense, em 2003, a torcida alvinegra repetiu o que vem fazendo ao longo dos anos em todas as competições que disputa, foi a mais fiel entre todas as torcidas das equipes catarinenses que disputaram o estadual de 2003.

Com um público total de 64.653 espectadores em sete partidas realizadas no estádio Orlando Scarpelli o Figueirense ficou sozinho com 49% do público total da competição, os outros onze clubes somados chegaram a 51%.

O segundo clube com maior presença de público foi o Criciúma, com 20.145 espectadores, a terça parte do público alvinegro. Seguidos do Criciúma estão Avaí (10.846) e Joinville (9.093).

A média de presença de público também foi considerada alta em se tratando de uma competição regional, 9.236 espectadores por partida. A média de público dos demais foi: Criciúma (3.358), Avaí (2.169) e Joinville (1.516).





































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário