NUM DUELO ENTRE DUAS EQUIPES QUE NUNCA HAVIAM CHEGADO À DECISÃO DA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, O FIGUEIRENSE CONQUISTOU EM 2008 O TÍTULO HISTÓRICO DO TORNEIO. NA GRANDE FINAL A EQUIPE CATARINENSE ENCAROU O RIO BRANCO-SP, VENCEU POR 2 A 0 E CONFIRMOU SUA SUPREMACIA SOBRE RIVAIS PAULISTAS PARA SE SAGRAR CAMPEÃ PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA.
O Figueirense foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior edição 2008. Foram 20 dias de competição e 88 participantes. Foi a primeira vez que uma equipe de Santa Catarina conquistou a
Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nas outras edições apenas equipes de São paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Porto Alegre haviam levado a taça.
Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nas outras edições apenas equipes de São paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Porto Alegre haviam levado a taça.Até o título, o Figueirense disputou oito partidas, com 7 vitórias e uma única derrota, ainda na primeira fase. Melhor defesa da competição, o Figueira levou só três gols e marcou 12, a melhor defesa nos últimos 30 anos da Copa São Paulo.
Para atingir a disputa do título, o Figueirense eliminou Palmeiras, União São João, São Carlos e São Paulo nas fases anteriores do mata-mata da Copa São Paulo. A campanha dos catarinenses contra times paulistas só
não foi perfeita por conta de um revés para o Pão de Açucar na última rodada da primeira fase - por conta dessa derrota, a equipe alvinegra acabou na segunda posição do Grupo I e só avançou por conta dos critérios técnicos.
não foi perfeita por conta de um revés para o Pão de Açucar na última rodada da primeira fase - por conta dessa derrota, a equipe alvinegra acabou na segunda posição do Grupo I e só avançou por conta dos critérios técnicos.Depois da classificação apertada, porém, o Figueirense embalou na sequência da Copa São Paulo. A equipe
alvinegra sofreu apenas um gol nas cinco partidas depois da primeira fase, no triunfo por 2 a 1 sobre o União São João de Araras. Nos outros confrontos, inclusive o da final, sua defesa passou incólume e se consolidou como a melhar da competição.
alvinegra sofreu apenas um gol nas cinco partidas depois da primeira fase, no triunfo por 2 a 1 sobre o União São João de Araras. Nos outros confrontos, inclusive o da final, sua defesa passou incólume e se consolidou como a melhar da competição.Com força defensiva e um ataque muito rápido, o Figueirense tornou-se o primeiro time de Santa Catarina a conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Até 2008, somente clubes provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul haviam faturado a taça da competição.
O grande destaque do Figueirense na decisão da Copa São Paulo foi o atacante Marcelo, autor do gol que abriu o placar na final contra o Rio Branco aos 35 min do primeiro tempo. O camisa 9 recebeu passe de Massari e chutou de bico para vencer o goleiro do Rio Branco.
Depois do gol, o Rio Branco adiantou sua linha de marcação e tentou pressionar o Figueirense. A equipe catarinense, então, apostou nos contra-ataques em velocidade. Em um deles, Marquinhos desferiu um chute fraco e contou com uma falha do goleiro para ratificar o título do Figueirense no segundo tempo.
A final en
tre Figueirense e Rio Branco aconteceu no dia 25 de janeiro de 2008, na cidade de São Paulo, que comemorava 454 anos. o jogo foi disputado no estádio do Nacional (na zona oeste de São Paulo).
tre Figueirense e Rio Branco aconteceu no dia 25 de janeiro de 2008, na cidade de São Paulo, que comemorava 454 anos. o jogo foi disputado no estádio do Nacional (na zona oeste de São Paulo). O alvinegro foi dirigido pelo técnico Rogério Micalli (foto) que escalou o seguinte time para a final do torneio: Gustavo; Júlio, Rafael, Luiz Eduardo e William; Edson Galvão, Ricardo, Massari e Talhetti (Franklin); Marquinhos (Jefferson) e Marcelo (Roberto).
FICHA DA FINAL
25/01/2008
Figueirense 2x0 Rio Branco de Americana-SP
Local: Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo-SP
Juiz: Welton Orlando Wohnrath (SP)
Gols: Marcelo e Marquinhos
COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
A Copa São Paulo de Futebol Júnior é o principal torneio da categoria no Brasil. É organizada pela Federação Paulista de Futebol.
Originalmente a competição era chamada de Taça São Paulo de Juniores e era organizada pela Prefeitura de São Paulo, e não pela FPF. Em 1987, o então prefeito Jânio Quadros decidiu não arcar com a Taça São Paulo, que não foi realizada naquele ano.
Disputada desde 1969, acontece sempre no início do ano (em algumas edições, o torneio foi realizado no mês de dezembro do ano anterior), de modo que a final seja disputada, pre
ferencialmente, no aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro). As duas primeiras edições foram disputadas apenas por clubes do estado de São Paulo, mas a partir de 1971 a competição passou a receber clubes de todo o Brasil. Desde então, a Copinha, apelido dado a competição, é um torneio muito observado por imprensa, torcida, empresários e clubes, uma vez que é considerada a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro.
ferencialmente, no aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro). As duas primeiras edições foram disputadas apenas por clubes do estado de São Paulo, mas a partir de 1971 a competição passou a receber clubes de todo o Brasil. Desde então, a Copinha, apelido dado a competição, é um torneio muito observado por imprensa, torcida, empresários e clubes, uma vez que é considerada a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro.Entre 1993 e 1997, a Copa SP de Juniores convidou equipes estrangeiras para participarem da disputa: Boca Juniors (Argentina), Peñarol (Uruguai), Cerro Porteño (Paraguai), Nagoya Grampus Eight e Yomiuri Verdy (ambos do Japão), além das Seleções sub-20 do Japão e da China. O primeiro clube estrangeiro a participar da competição foi o Bayern de Munique (Alemanha) em 1985. Como todas elas caíram na primeira fase, a organização da Copinha abandonou a idéia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário