quinta-feira, 12 de novembro de 2009

FIGUEIRENSE É 1º CATARINENSE CAMPEÃO NA COPA SÃO PAULO

NUM DUELO ENTRE DUAS EQUIPES QUE NUNCA HAVIAM CHEGADO À DECISÃO DA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, O FIGUEIRENSE CONQUISTOU EM 2008 O TÍTULO HISTÓRICO DO TORNEIO. NA GRANDE FINAL A EQUIPE CATARINENSE ENCAROU O RIO BRANCO-SP, VENCEU POR 2 A 0 E CONFIRMOU SUA SUPREMACIA SOBRE RIVAIS PAULISTAS PARA SE SAGRAR CAMPEÃ PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA.



O Figueirense foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior edição 2008. Foram 20 dias de competição e 88 participantes. Foi a primeira vez que uma equipe de Santa Catarina conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nas outras edições apenas equipes de São paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Porto Alegre haviam levado a taça.


Até o título, o Figueirense disputou oito partidas, com 7 vitórias e uma única derrota, ainda na primeira fase. Melhor defesa da competição, o Figueira levou só três gols e marcou 12, a melhor defesa nos últimos 30 anos da Copa São Paulo.
Para atingir a disputa do título, o Figueirense eliminou Palmeiras, União São João, São Carlos e São Paulo nas fases anteriores do mata-mata da Copa São Paulo. A campanha dos catarinenses contra times paulistas só não foi perfeita por conta de um revés para o Pão de Açucar na última rodada da primeira fase - por conta dessa derrota, a equipe alvinegra acabou na segunda posição do Grupo I e só avançou por conta dos critérios técnicos.


Depois da classificação apertada, porém, o Figueirense embalou na sequência da Copa São Paulo. A equipe alvinegra sofreu apenas um gol nas cinco partidas depois da primeira fase, no triunfo por 2 a 1 sobre o União São João de Araras. Nos outros confrontos, inclusive o da final, sua defesa passou incólume e se consolidou como a melhar da competição.


Com força defensiva e um ataque muito rápido, o Figueirense tornou-se o primeiro time de Santa Catarina a conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Até 2008, somente clubes provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul haviam faturado a taça da competição.
O grande destaque do Figueirense na decisão da Copa São Paulo foi o atacante Marcelo, autor do gol que abriu o placar na final contra o Rio Branco aos 35 min do primeiro tempo. O camisa 9 recebeu passe de Massari e chutou de bico para vencer o goleiro do Rio Branco.
Depois do gol, o Rio Branco adiantou sua linha de marcação e tentou pressionar o Figueirense. A equipe catarinense, então, apostou nos contra-ataques em velocidade. Em um deles, Marquinhos desferiu um chute fraco e contou com uma falha do goleiro para ratificar o título do Figueirense no segundo tempo.
A final entre Figueirense e Rio Branco aconteceu no dia 25 de janeiro de 2008, na cidade de São Paulo, que comemorava 454 anos. o jogo foi disputado no estádio do Nacional (na zona oeste de São Paulo).
O alvinegro foi dirigido pelo técnico Rogério Micalli (foto) que escalou o seguinte time para a final do torneio: Gustavo; Júlio, Rafael, Luiz Eduardo e William; Edson Galvão, Ricardo, Massari e Talhetti (Franklin); Marquinhos (Jefferson) e Marcelo (Roberto).



FICHA DA FINAL
25/01/2008
Figueirense 2x0 Rio Branco de Americana-SP
Local: Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo-SP
Juiz: Welton Orlando Wohnrath (SP)
Gols: Marcelo e Marquinhos

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
A Copa São Paulo de Futebol Júnior é o principal torneio da categoria no Brasil. É organizada pela Federação Paulista de Futebol.
Originalmente a competição era chamada de Taça São Paulo de Juniores e era organizada pela Prefeitura de São Paulo, e não pela FPF. Em 1987, o então prefeito Jânio Quadros decidiu não arcar com a Taça São Paulo, que não foi realizada naquele ano.
Disputada desde 1969, acontece sempre no início do ano (em algumas edições, o torneio foi realizado no mês de dezembro do ano anterior), de modo que a final seja disputada, preferencialmente, no aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro). As duas primeiras edições foram disputadas apenas por clubes do estado de São Paulo, mas a partir de 1971 a competição passou a receber clubes de todo o Brasil. Desde então, a Copinha, apelido dado a competição, é um torneio muito observado por imprensa, torcida, empresários e clubes, uma vez que é considerada a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro.
Entre 1993 e 1997, a Copa SP de Juniores convidou equipes estrangeiras para participarem da disputa: Boca Juniors (Argentina), Peñarol (Uruguai), Cerro Porteño (Paraguai), Nagoya Grampus Eight e Yomiuri Verdy (ambos do Japão), além das Seleções sub-20 do Japão e da China. O primeiro clube estrangeiro a participar da competição foi o Bayern de Munique (Alemanha) em 1985. Como todas elas caíram na primeira fase, a organização da Copinha abandonou a idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário