UMA CONQUISTA HISTÓRICA. O FIGUEIRENSE VENCEU O CAIXAS-RS POR 1 A 0 E FICOU EM SEGUNDO LUGAR NO QUADRANGULAR FINAL DA SÉRIE B DE 2001 E VOLTOU À PRIMEIRA DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO, APÓS DUAS DÉCADAS DE AUSÊNCIA. COM O VICE-CAMPEONATO, CONQUISTOU A VAGA NA SÉRIE A.
O ano de 2001 entrou para a história do futebol catarinense. O Figueirense voltou para a Série A do Campeonato Brasileiro após uma ausência de 22 anos.
A conquista da vaga foi obtida com o segundo lugar no quadrangular final da Série B. O jogo que garantiu o acesso do Figueira foi contra o Caxias-RS, no estádio Orlando Scarpelli, dia 22 de dezembro de 2001. A invasão de campo dos torcedores, quando faltava pouco mais de um minuto para o final, acabou levando a uma batalha jurídica, que se arrastou até 2002. Mas o acesso à primeira divisão foi garantido dentro de campo. Com uma grande campanha, o Figueirense só não foi campeão da Série B de 2001 em função do saldo de gols. O time alvinegro somou 9 pontos, igualando o Paysandu-PA. A equipe paraense terminou com um saldo de 6 gols a mais que o Figueirense.
FICHA DO JOGO:
Figueirense 1x0 Caxias-RS
Data: 22/12/2001
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC
Gol: Abimael
Público: 22.530 torcedores no total
Time do Figueirense: César; Simplício, Márcio Goiano, Pedro Paulo e Vanin; China (Fransérgio), Léo Mineiro; William (Marcelinho) e Fernandes; Genílson e Gílson Batata (Abimael). Técnico: Vágner Benazzi.
DOIS GOLS E ABIMAEL ENTROU PARA A HISTÓRIA ALVINEGRA
O HERÓI DO ACESSO DO FIGUEIRENSE À ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO FOI UTILIZADO POUQUÍSSIMAS VEZES DURANTE A SÉRIE B. AS OPORTUNIDADES DE OURO SURGIRAM NO QUADRANGULAR FINAL. NO CLÁSSICO CONTRA O AVAÍ ABIMAEL FOI UM DOS MELHORES EM CAMPO.
Ele chegou no Figueirense como um ilustre desconhecido, vindo do Gama-DF onde foi campeão do Campeonato Brasileiro da Série B em 1999, com o técnico Vágner Benazzi.
Na sua chegada ao Orlando Scarpelli, jogou quatro partidas como titular quando o time ainda era treinado pelo técnico Gilmar da Costa, mas perdeu a posição porque o time não estava bem e foram chegando novos reforços para o ataque do alvinegro. O novo técnico, Vágner Benazzi, preferiu escalar Dão e Felipe, depois Genílson e Gílson Batata mas prometeu à Abimael: na hora certa você entra.
Predestinado, Abimael (na foto, abaixo, nº 18) esperou o momento certo para receber o reconhecimento do torcedor. No quadrangular final do Campeonato Brasileiro da Série B, com dois gols idênticos entrou para a história do alvinegro. Dois gols que deram ao clube alvinegro 4 pontos importantes para a classificação à primeira divisão do Brasileirão.O primeiro no jogo com o Avaí-SC, no estádio da Ressacada, na penúltima partida da fase final da Série B. Abimael marcou o gol de empate (2 a 2) no primeiro toque na bola, desviando de cabeça um cruzamento do meia Marcelinho. O segundo gol, no dia 22 de dezembro de 2002, foi idêntico ao gol no clássico. Novamente o atacante entrou no segundo tempo do jogo e no seu primeiro lance recebeu o cruzamento de Marcelinho e desviou para o gol garantindo a vitória do Figueirense por 1 a 0 sobre o Caxias-RS e o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.
FICHA DO JOGADOR:
Abimael Carvalho Ferreira
Natural de Feira de Santana-BA (28/02/1975)
Posição: Atacante
Clubes: Fluminense-BA (1997), CSA-AL (1998), Juazeiro-BA (1998), Portuguesa Santista-SP (1999)
Paysandu-PA (1999), Gama-DF (1999 a 2001), Figueirense (2001), Caxias-RS (2002), Brasiliense-DF (2002 a 2005), Ceilândia-DF (2006 a 2008) e Araguaia-MT (2009).
Nenhum comentário:
Postar um comentário