quarta-feira, 27 de abril de 2011

FATOS E PERSONAGENS DA HISTÓRIA ALVINEGRA




Para gerir o Figueirense Futebol Clube durante o período de 1934/1935, em Assembléia Geral realizada em 2 de junho de 1934, foi solenemente empossada a diretoria do clube:

Presidente de Honra: Manoel F. da Silva

Presidente: Leocádio L. da Conceição

Vice-Presidente: Olavo Exposto

1º Secretário: Antônio Kowalski

2º Secretário: Orlando de Assis

1º Tesoureiro: Antônio M. Barbosa

2º Tesoureiro: Osny José Garcez

Orador: Hugo Pedro Krapper

Diretor Esportivo: Oswaldo Almeida

Capitão do 1º Quadro: Aquino Vieira

Capitão do 2º Quadro: Pedro P. de Oliveira

Procurador: Américo F. da Silva

Conselho Fiscal: Hygino Ludovino da Silva, Francisco A. Kowalski, Alcimiro Ramos, Paulo Dionizio e João Leocádio da Conceição


Figueirense e Avaí disputaram em 11 de junho de 1934 a Taça Riachuelo. A taça, oferecida pelos Oficiais da Marinha, em comissão nesta Capital, foi entregue após o jogo ao vencedor Figueirense. Abaixo, a ficha do clássico:

11/06/1934

Figueirense 4x2 Avaí

Local: Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis-SC

Gols: Calico (2) e Leleco (2)

Juiz: Agapito Veloso (SC)

Público: não fornecido

Competição: Amistoso


Em 1962 o Figueirense Futebol Clube conquistou o título do Torneio Início de Profissionais. Na final com o Guarani venceu por 3 a 1, gols de Ronaldo, Sérgio e Julinho.

O time campeão: Djalma; Zori e Jocely; Julinho, Fausto Nilton e Guilherme; Wilson, Sérgio, Ronaldo, Vado e Perereca.

Com esta conquista o Figueirense tornou-se bicampeão, tendo em vista que o título de 1961 também ficou em poder do Alvinegro.


Em 18 de abril de 2004, o Figueirense ganhou o tricampeonato Estadual, ao vencer o Guarani de Palhoça, por 3 a 1, no Estádio Orlando Scarpelli, depois de fazer 1 a 0 no primeiro tempo, com gol do lateral direito Paulo Sérgio, de falta aos 41 minutos. No segundo tempo, o Guarani empatou aos sete minutos. A nova vantagem do Figueirense ocorreu com nova cobrança de falta, por Sérgio Manoel aos 10 minutos e Carlos Alberto, aos 24 fez o terceiro gol sacramentando a conquista do tricampeonato Estadual de Futebol, repetindo o feito de 1935, 1936 e 1937.

O Figueirense jogou com: Edson Bastos; Paulo Sérgio (Simplício), Márcio Goiano, Cléber e Filipe; Jeovânio, Carlos Alberto e Sérgio Manoel; Romualdo, Rodrigo e Fernandes. Técnico: Dorival Júnior.

O Estádio Orlando Scarpelli estava lotado para o jogo final, entre Figueirense x Guarani, recebeu um público total de 21.324 torcedores.

Um comentário:

  1. Olá Roberto,
    A diretoria empossada 2 de junho de 1933 não foi do nosso Figueirense e sim do Figueira Foot-ball Club, que disputou alguns jogos nos anos 20 e 30. Esse clube está citado no livro História do Futebol Catarinense de Cesar Do Canto Machado.

    ResponderExcluir