quarta-feira, 9 de maio de 2012

TOTO COMANDOU GOLEADA DO FIGUEIRENSE SOBRE O AVAÍ.VAMOS RELEMBRAR ?


No primeiro jogo da decisão do Campeonato Catarinense de 2012, no último domingo, o Avaí derrotou o Figueirense por 3 a 0 no Estádio da Ressacada. O resultado frustou os torcedores do Figueirense que não esperavam uma atuação tão apática do time Alvinegro. Agora, no próximo domingo (13/05), para ser campeão nos 90 minutos, o Figueirense precisa golear por quatro ou mais gols de diferença. Se vencer por três gols de vantagem, haverá disputa de pênaltis.
Como o Alvinegro precisa vencer de goleada no domingo, vamos voltar ao tempo e lembrar da última vitória do Figueirense sobre o Avaí por 4 a 0, em 1995.

AVAÍ 0X4 FIGUEIRENSE
No dia 20 de agosto de 1995,  o Avaí recebeu o Figueirense, que estreava o técnico Nasareno Silva, num duelo cheio de provocações. 
Enquanto o volante Belmonte, do Avaí, prometeu levar lencinhos para a torcida do Figueirense "enxugar as lágrimas da derrota", os jogadores Alvinegros preferiram fugir de declarações promocionais e encarar a disputa como uma forma de provar a superioridade sobre o adversário. O atacante Barbosa retrucou a provocação qualificando o jovem time Avaiano como "um grupo de mascarados que nunca ganhou nada" e o volante Gilmar Serafim avisou: "Estamos com o salário atrasado, mas contra o Avaí jogamos por dignidade".
Naquela tarde de domingo, o Figueirense massacrou o Avaí no Estádio da Ressacada com uma vitória histórica de 4 a 0, na primeira partida decidindo a Taça Ponte Hercílio Luz.
O atacante Toto comandou o massacre no clássico. Ele marcou três gols. O meia Biro-Biro completou a goleada na estreia do técnico Nasareno Silva, que substituía a Vanderlei Paiva.
O Avaí treinado por Rui Guimarães foi apático durante os 90 minutos por falta de experiência e correu risco de sofrer um resultado ainda mais vexatório.
O Figueirense abriu o placar logo aos 3 minutos de jogo, o ponta esquerda Jairo Lenzi cruzou para Toto subir mais alto que a zaga e fazer, de cabeça, 1 a 0 para o Figueira. Imediatamente após o primeiro gol, o meio campo do Avaí se desestruturou completamente. Passou a errar passes em excesso, impedindo que os atacantes criassem oportunidades na frente e permitindo que o experiente ataque Alvinegro pressionasse a jovem zaga Avaiana.
Não demorou muito. Aos 19 minutos do 1º tempo, Toto marcou novamente de cabeça, após cobrança de falta do lateral Felício pela direita.
O Avaí tentou esboçar alguma reação. Mas o posicionamento da equipe facilitava a marcação do Figueira. 
Para acabar com a esperança da torcida do Avaí, que estava em maior número, Toto chutou de fora da área e fez o terceiro, logo aos 3 minutos do segundo tempo. A maioria dos Avaianos foi embora. Biro-Biro fez 4 a 0, aos 23 minutos da etapa final, e quase fez o quinto após falha do goleiro do Avaí. 
O nome do jogo, Toto saiu de campo aplaudido até pela torcida adversária e não deixou por menos: mandou perguntar para o volante Belmonte, o que ele iria fazer com os 3 mil lencinhos que comprou para distribuir para a torcida do Figueirense. Belmonte não respondeu.
Os Alvinegros saíram cantarolando de boca cheia: "Explode coração na maior felicidade, que lindo o meu Figueira contagiando e sacudindo  esta cidade".

FICHA DO JOGO:
20/08/1995
Avaí 0x4 Figueirense
Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis-SC
Gols: Toto (3) e Biro-Biro
Juiz: Eros Martins (SC)
Figueirense: Rogério; Felício, Solis, Ion e Coutinho (Sandro Costa); Gilmar Serafim, Oliveira e Biro-Biro; Barbosa, Toto (Petry), Jairo Lenzi (Flávio).
Técnico: Nasareno Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário