quarta-feira, 2 de maio de 2012

PARA RELEMBRAR

O maior clássico de Santa Catarina, Figueirense Futebol Clube x Avaí Futebol Clube, vai decidir o Campeonato Catarinense de 2012. Com 15 títulos cada, o vencedor será o mais vezes campeão de Santa Catarina.
Na história do Campeonato Catarinense de Futebol, este clássico decidiu o título em 2 ocasiões (1975 e 1999).
Em 1975, o Avaí foi o campeão. Já em 1999, a festa do time Alvinegro. 
Chegou a vez do tira-teima. Depois de 13 edições do Estadual, os dois times de Florianópolis voltam a fazer a decisão.

FIGUEIRENSE CAMPEÃO EM 1999: O SÉCULO TERMINOU ALVINEGRO
O ano de 1999 entrou para a história do futebol catarinense, pois a Final naquela oportunidade fora disputada pela dupla da Capital. Figueirense e Avaí decidiram o título máximo do futebol de Santa Catarina, e o Alvinegro foi o grande campeão.
Mesmo já tendo passado 13 anos daquela decisão, as lembranças continuam muito presentes na memória do torcedor do Figueirense.
Com a conquista de 1999 os Alvinegros deram o troco aos Avaianos, que em 1975 venceram a última final do Estadual realizada entre as duas equipes da Capital, acabando com o sonho do Figueira conquistar o bicampeonato naquela ocasião.

O JOGO DO TÍTULO
No jogo da volta, disputado em 25 de julho de 1999, o Figueirense venceu no tempo normal, por 2 a 1, e segurou um empate dramático no tempo extra.
Com dois gols de Genílson, contra um de Dão, o Figueirense escreveu um capítulo glorioso em sua história e pintou de Alvinegro o Século XX.
No primeiro tempo, o jogo teve características de uma grande final. Dois times nervosos, imprecisos nos passes, com altas doses de adrenalina estocadas e pouca sabedoria para utilizá-las. Mesmo assim, houve futebol, e bom.
Os primeiros 20 minutos foram dominados pelo Figueirense. Mandou no jogo e poderia ter aberto o placar em duas oportunidades e em lances extremamente polêmicos. No primeiro, Aldrovani foi derrubado, com um minuto de jogo, no limite da grande área. O árbitro deu falta na entrada da área e o próprio Aldrovani errou a cobrança. Na segunda chance, Genílson chegou a empurrar a bola para as redes, aos 12 minutos, mas o bandeirinha viu impedimento no lance.
Passado o sufoco inicial, os Avaianos equilibraram as ações. Em nenhum momento, entretanto, o contra-ataque Azurra foi eficiente. Porém, com o ímpeto de Alex, os deslocamentos de Dão e a precisão de Grizzo, levou perigo à defesa Alvinegra. A característica aguerrida do duelo favoreceu a tática do Avaí na etapa inicial, principalmente pelo ótimo sistema de marcação por setor imposto pelo técnico Cuca, implacável com Genílson e Aldrovani.
A tentativa de injetar força ofensiva ao Figueirense ganhou forma já no intervalo. Toninho substituiu Júlio César, que segurou muito a bola nos primeiros 45 minutos. A opção de Abel Ribeiro surtiu efeito, com Toninho levando o time mais à frente, porém sem a objetividade necessária.
O contra-ataque Avaiano, contudo, começou a ameaçar efetivamento a meta adversária. Aos 7 minutos e aos 8, Dão entrou na área adversária com chances reais de gol. A emoção começou a tomar conta do clássico. Em resposta imediata, Aldrovani, sozinho na entrada da pequena área, aos 10 minutos, chutou para o gol, mas havia Miguel, a eterna pedra no meio do caminho.
Aos 20 minutos, o artilheiro do Estadual, Genílson, oportunista, fez o gol. Aos 34 minutos, o outro artilheiro, Dão, empata a batalha. Tinha mais: Dirlei faz pênalti em Claudiomir. Genílson bate, aos 38 minutos, e faz 2 a 1. Na prorrogação, 0 a 0. E a festa foi do Figueirense campeão !

FICHA DO JOGO
25/07/1999
Figueirense 2x1 Avaí
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC
Juiz: Clésio Moreira dos Santos (SC)
Gols: Genílson, aos 20 e 38 do segundo tempo
Público: 21.000 no total
Figueirense: Maurício; Pedro Aruba, Polaco (Alexandre Rosa), Carlinhos e Denys; Perivaldo, Valdeir, Zé Renato (Claudiomir) e Júlio César (Toninho); Genílson e Aldrovani.
Técnico: Abel de Souza Ribeiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário