sexta-feira, 21 de outubro de 2011

BRASILEIRÃO 2011 - 31ª RODADA

Palmeiras e Figueirense se enfrentam neste sábado (22/10), às 18 horas, no Estádio Canindé, em São Paulo, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2011.
O primeiro jogo da história e também do Brasileirão entre os dois clubes, no dia 18 de outubro de 1975, terminou com o empate em 2 a 2, no Estádio Parque Antártica, em São Paulo, pela 2ª Fase. De lá para cá, o retrospecto apresenta os seguintes números: 15 jogos, 2 vitórias do Figueira, 6 empates e 7 vitórias do Palmeiras.
Em São Paulo, o Figueirense jamais venceu o Palmeiras. Em sete jogos realizados, todos no Estádio Parque Antártica, foram duas derrotas e cinco empates.
Abaixo, o Blog relembra o empate ocorrido no 1º confronto entre as duas equipes, com grande atuação do atacante Toninho.

MOVIMENTADO E COM 4 GOLS, O JOGO ACABOU AGRADANDO
A QUEM O ASSISTIU
No dia 18 de outubro de 1975, um sábado, mesmo jogando no Estádio Parque Antártica, o Figueirense empatou com o Palmeiras por dois gols, conseguidos quando o time catarinense estava em desvantagem no marcador.
O time do Palmeiras não soube aproveitar os momentos em que esteve em vantagem, e o Figueira, em contra-ataques, conseguiu o que queria, ao menos um empate.
O Alvinegro jogou desfalcado do lateral esquerdo Casagrande e do atacante Volmir. Tendo começado mal, depois de levar o primeiro gol o Figueirense passou a lutar mais estruturado, teve como adversário, um Palmeiras extremamente nervoso depois do empate, e o resultado foi considerado justo.
O Figueirense começou o jogo completamente dominado pelo Palmeiras. Com Sérgio Lopes parado frente à zaga, que falhava muito, o Figueira não conseguia deter as avançadas do time paulista feitas pela direita, pelo meio e pela esquerda, mas sem muita objetividade na finalização. Chutando à meia distância, o Palmeiras facilitava o trabalho do goleiro Nílson. Mesmo assim, o Figueirense não conseguia sequer chegar a grande área do adversário que aos 27 minutos do 1º tempo marcou o primeiro gol, depois de uma falta desnecessária de Baio. Após a cobrança, a bola sobrou para Fedato, para numa meia puxada finalizar para o gol. Sérgio Lopes, Nélson e Almeida falharam no lance, embora a bola tenha batido em suas costas; o goleiro Nílson não teve culpa no gol sofrido.
Depois de tomar o gol, o Figueirense passou a lutar mais em campo e aos 35 minutos, pela primeira e única vez na primeira etapa, chegou ao gol do Palmeiras, num escanteio. Mas nada conseguia, e a última chance de gol seria criada pelo Palmeiras, aos 39 minutos.
No segundo tempo, os dois times retornaram sem modificações ao gramado. Mas o Figueirense, do técnico Lauro Búrigo, voltou mais animado, e logo aos 3 minutos marcava o seu primeiro gol: o lateral Pinga, subindo pela direita, cruzou para o meio; a defesa falhou na cobertura, e Toninho, frente ao gol, encobriu o goleiro Leão e marcou. Logo depois Pinga saia mancando, substituído por Jorge Luiz, improvisado na defesa, e jogando pela primeira vez no Brasileirão.
O Palmeiras ficou nervoso em campo. Didi excelente no domínio de bola no primeiro tempo, passou a facilitar o trabalho da zaga do Figueirense enquanto isso, o Figueirense procurava segurar o jogo, atrasando bolas até o meio de campo para o goleiro Nílson. Este jogo morno, com o Palmeiras nervoso e o Figueirense segurando o resultado iria até os 30 minutos da segunda etapa, tendo o Palmeiras criado duas chances de gol, aos 23 e aos 29 minutos. Depois dos 30 minutos, o Palmeiras insistiu desesperadamente tentando fazer o gol. Edu, aos 36 minutos, conseguiria isso: depois de um chute de Dudu no travessão, ele aproveitou o rebote para finalizar no canto direito de Nílson, que atrapalhado por Baio, perdeu a visão do lance e não teve culpa no gol.
Quando tudo parecia perdido para o Figueirense, aos 38 minutos ele empatou aproveitando-se do nervosismo ainda presente no Palmeiras: da direita, Jorge Luiz cruzou para a área, Sérgio Lopes subiu e cabeceou para Toninho finalizar chutando com o pé esquerdo. Aí o Figueirense soube segurar o jogo, embora o Palmeiras continuasse insistindo no ataque.
O atacante Toninho, tendo enfrentado a zaga do Palmeiras quase sempre sozinho, impressionou muito ao Palmeiras. Ao final do jogo, comentava-se sua contratação pelo Palmeiras como certa, para breve. De fato, isso acabou acontecendo. Após uma ótima participação de Toninho no Campeonato Brasileiro de 1975 jogando pelo Alvinegro, o Palmeiras veio buscá-lo para a temporada de 1976.

FICHA DO JOGO:
18/10/1975
Palmeiras 2x2 Figueirense
Local: Estádio Parque Antártica, em São Paulo-SP
Gols: Toninho (2)
Juiz: José Luís Barreto (RS)
Figueirense: Nílson; Pinga (Jorge Luiz), Nélson, Almeida e Baio; Sérgio Lopes, Dito Cola e Zé Carlos; Marcos (Lico), Toninho e Moacir. Técnico: Lauro José Búrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário