sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DÃO NÃO TEVE SORTE NO FIGUEIRENSE










AS CONTUSÕES ATRAPALHARAM O ATACANTE NO FIGUEIRA E ELE ACABOU NÃO REPETINDO O BOM FUTEBOL QUE JOGOU EM OUTRAS EQUIPES
O baiano João Carlos Rocha, o popular Dão, atacante, ídolo da torcida avaiana, assinou contrato com o Figueirense em julho de 2000. Apesar da expectativa da torcida alvinegra, Dão não teve o mesmo rendimento que teve no rival. Constantes lesões muitas vezes o deixaram fora dos jogos. Somando as três lesões sérias que sofreu desde que chegou ao Figueirense, em 15 de julho de 2000 (fratura, estiramento e um tumor benigno - todas na tíbia direita), foram quase 15 meses de inatividade. Ou seja, mais de 60% do tempo esteve no departamento médico. O longo período no estaleiro atrapalhou a passagem do atacante pelo alvinegro. Dão não conseguiu fazer pelo Figueirense tudo aquilo que fez pelo Vitória-BA e pelo Avaí-SC.
A PASSAGEM DO ATACANTE PELO ALVINEGRO
15/07/2000 - Ídolo do Avaí FC, Dão acerta a sua transferência para o rival Figueirense FC. O atacante estava no Avaí desde 1997, antes havia jogado pelo Vitória-BA. Na sua chegada ao Scarpelli, Dão faz um elogio ao novo clube dizendo que "a situação de equilibrio e a boa estrutura do Figueirense são atrativos para qualquer jogador".
10/01/2001 - Sofre estiramento na musculatura anterior da tíbia da perna direita. Uma ultrassonografia constata um tumor no osso, e posteriormente é diognosticado como benigno.
07/02/2001 - Em uma cirurgia, retira o tumor ósseo.
20/03/2001 - Retorna para as atividades físicas após se recuperar clinicamente da operação.
19/07/2001 - Na preparação do time para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2001, o Figueirense encara, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o Botafogo-RJ, em jogo amistoso. Neste jogo, voltando de lesão, e no dia do seu aniversário ( 35 anos), o atacante Dão marca 2 gols . Dão retornava da lesão na tíbia que o afastou dos gramados por quase seis meses. Com 2 gols marcados em menos de três minutos aos 39 e 42 minutos do segundo tempo), o atacante foi decisivo na vitória sobre o Botafogo-RJ, por 3 a 2, no estádio Orlando Scarpelli. A partida foi equilibrada. O Botafogo fez 1 a 0 aos 20 minutos. O time catarinense empatou aos 34, com Fernandes numa cobrança de falta perfeita. Na 2ª etapa, aos 20 minutos, o time carioca fez 2 a 1. E tudo indicava que iria terminar assim, quando aos 39 minutos, Dão, que entrara pouco antes, empatou de cabeça. A torcida já estava satisfeita com o empate, mas o atacante deu a vitória ao Figueira três minutos depois, tocando na saída do goleiro botafoguense.
20/07/2001 - O tumor benigno na tíbia direita já havia sido retirado, em uma cirurgia realizada em fevereiro de 2001. Durante a recuperação, surgiu no local uma periostite que, como o nome já diz, trata-se de uma inflamação do periósteo, membrana que reveste os ossos. Dentro deste quadro, o desempenho contra o Botafogo-RJ foi muito além do que qualquer torcedor poderia cobrar, ou que o próprio Dão poderia sonhar. Realmente foi muito além da expectativa. A periostite atrasou muito mais o retorno de Dão do que o próprio tumor. Durante todo o 1º semestre, o jogador viveu a agonia da lenta reabilitação.
28/10/2001 - Em um choque com o volante Perivaldo, aos 19 minutos do primeiro tempo, no clássico com o Avaí, clube que defendeu por 4 anos, pela Série B do Campeonato Brasileiro ( 1 a 1 ), Dão, aos 36 anos, sofre fratura na tíbia direita, em uma região pouco acima da lesão anterior onde há cinco meses o jogador se submeteu a uma cirurgia para a realização de uma biópsia com suspeita de um tumor maligno. A perna é engessada no dia seguinte. Desta vez Dão não quis fazer cirurgia, tendo optado por um tratamento de fixação dos fragmentos ósseos. O volante não teve nada a ver com a grave contusão. A tíbia partiu-se porque não aguentou o peso do corpo quando o atleta se apoiou no chão para chutar a gol. Ficou 9 meses parado se recuperando.
04/03/2002 - Após a retirada do gesso, é iniciada a reabilitação, com trabalhos de fisioterapia.
11/06/2002 - Volta aos treinos com bola ao lado do restante do grupo.
05/07/2002 - Marca um gol em jogo-treino com o Tiradentes de Tijucas, no CT do Cambirella.
28/07/2002 - Aos 32 minutos do segundo tempo marca o único gol do amistoso de entrega das faixas pelo título Estadual de 2002, contra o Botafogo-RJ. O atacante estava a nove meses fora de campo entrou na segunda etapa e deixou a sua marca, fazendo o gol da vitória sobre o time carioca.
02/09/2002 - O Figueirense não renova contrato e libera o experiente atacante. Dão ficou nove meses parado em função de uma fratura na tíbia direita com o clube bancando a sua reabilitação. Após acertar as pendências financeiras, Dão seguiu para Sento Sé, na Bahia, sua cidade natal.








Nenhum comentário:

Postar um comentário