terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BRANCO: DESAFIO DE COMANDAR PELA 1ª VEZ UM TIME COMO TÉCNICO

É assim que começamos este ano. O Figueirense Futebol Clube está, desde o dia 3 de janeiro, oficialmente na Era Branco. O novo treinador foi apresentado em 13 de dezembro de 2011, mas assumiu, de fato, o comando da equipe no início desta temporada.
Há três anos sem conquistar o Campeonato Catarinense, a diretoria do Figueirense aposta no trabalho de Branco para voltar a levantar a taça.
Será a primeira chance para que o técnico Branco possa mostrar todo o seu conhecimento de futebol.
Faltando poucos dias para o início do Campeonato Catarinense de 2012 (o time do Figueira estreia em casa dia 21, às 19h 30min, contra o Marcílio Dias), o clube Alvinegro continua reforçando o elenco. Além de Branco, a diretoria já apresentou uma lista de reforços e promete novas contratações.

BRANCO TERÁ SUA 1ª EXPERIÊNCIA COMO TREINADOR

O técnico Branco que se prepare. A exigente torcida do Figueirense não aceitará nada menos do que a conquista do título. O Figueirense não ganha o Estadual desde 2008 e a torcida não perdoará mais um ano na fila. O Figueirense é um dos grandes de Santa Catarina. Portanto é um dos favoritos à conquista do Campeonato Catarinense.
O gaúcho Cláudio Ibraim Vaz Leal, o Branco, ex-lateral-esquerdo da Seleção Brasileira, foi oficialmente apresentado no dia 13 de dezembro do ano passado, e chegou para suprir a saída de Jorginho, que dirigiu o time no Campeonato Brasileiro da Série A, em 2011, e fez boa campanha (7º colocado).
Aos 47 anos, Branco terá a primeira chance na função de treinador de futebol. Depois que encerrou a carreira de jogador, ele chegou a ser coordenador das divisões de base da Seleção Brasileira e diretor do Fluminense-RJ, mas nunca treinou uma equipe de futebol.
A diretoria do Figueirense afirma que por mais que Branco assuma pela primeira vez o cargo de treinador, ele não é uma aposta. O Figueirense FC acredita que a experiência do ex-jogador trará muitas felicidades para a torcida.

A FICHA DO TÉCNICO BRANCO:
Cláudio Ibraim Vaz Leal - Branco
Natural: Bagé-RS (04/04/1964)
Ex-jogador (Lateral-Esquerdo): Internacional-RS, Fluminense-RJ, Brescia-Itália, Porto-Portugal, Genoa-Itália, Grêmio-RS, Middlesbrough-Inglaterra, Corinthians-SP, Flamengo-RJ e Seleção Brasileira (campeão Mundial em 1994)
Em 1998, Branco encerrou a carreira como atleta, mas não abandonou o futebol. Foi coordenador das divisões de base da CBF e, em 2006, assumiu como coordenador técnico do Fluminense-RJ, onde permaneceu até 2009. Em 2011 fez o curso de Formação de Treinadores da CBF.

O Campeonato Catarinense de Futebol chega a sua 89ª edição e os clubes da Capital, Figueirense e Avaí , são os maiores vencedores do certame: 15 títulos cada um.
Nos últimos dez anos, o título Estadual só saiu de Florianópolis três vezes. Em 2011 e 2007 deu Chapecoense e, em 2005, foi a vez do Criciúma festejar. O Figueirense comemorou em 2002, 2003, 2004, 2006 e 2008. Já o Avaí, levou a taça em 2009 e 2010.

META DO ALVINEGRO É BRIGAR PELO TÍTULO
Nos últimos anos o Figueirense Futebol Clube vinha encarando o Campeonato Catarinense apenas como laboratório para testar seus jogadores antes do Brasileirão. Em 2012 a diretoria do clube parece que não quer deixar o Estadual em 2º plano. Os dirigentes do Alvinegro garantem que o time tem como uma das prioridades para 2012 a conquista do título catarinense.
O fim da temporada de 2011 foi boa, apesar de não ter alcançado a tão sonhada vaga na Taça Libertadores deste ano, o torcedor do Alvinegro aplaudiu o desempenho do time e acredita que 2012 pode ser um ano melhor ainda, graças a responsabilidade e competência da diretoria do clube, que conseguiu manter 67% do elenco de 2011.
Mesmo com as saídas de peças importantes como Bruno, Édson Silva, Roger Carvalho, Juninho, Maicon, Wellington Nem, entre outros, o Figueirense manteve os ídolos Fernandes, Igor, Wilson, Túlio e Júlio César e trouxe alguns reforços de qualidade como Roni, Fred, Doriva, Franco Nieil, Botti, Luiz Fernando e Toró. O técnico também deve aproveitar as pratas-da-casa, que estão disputando a Copa São Paulo Júnior. Quem se destacar com certeza subirá para o grupo profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário