quinta-feira, 23 de junho de 2011

PROCÓPIO DÁRIO OURIQUES



Entre 1929 a 1948 o centro médio Procópio Dário Ouriques fez história no futebol de Santa Catarina, sendo um dos maiores jogadores do Estado. Com mais de 150 jogos por seus clubes, Procópio teve uma longa e brilhante carreira esportiva e é considerado até hoje um dos mais completos jogadores revelados em Santa Catarina.

Procópio nasceu em Florianópolis. Iniciou sua carreira no Externato Futebol Clube, time formado pelos alunos do Ginásio Catarinense, extinto em 1943. No Externato, Procópio atuou de 1929 até 1930. Foi ídolo no Figueirense, onde atuou em dois períodos: de 1931 a 1932 e 1936 e de 1943 a 1948. No Figueirense seus principais títulos foram os Campeonatos Estaduais de 1932 e 1936. Jogou no interior do Estado, pelo Imbituba Atlético Clube, de 1933 até 1936. Também teve uma passagem pelo Avaí Futebol Clube entre 1937 a 1942.

O ex-jogador faleceu em novembro de 1999, aos 87 anos de idade.

4 comentários:

  1. ele é meu bisavô e meu ídolo, sou torcedor do Figueirense e um grande fã de Procópio Ouriques.
    By: Bruno Ouriques

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruno Ouriques,
    Teu bisavô fez história no Alvinegro !
    Valeu pela leitura. Um forte abraço,
    Roberto Luiz.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz, quando meu filho Bruno descobriu este blog feito em homenagem ao meu avô paterno Procópio.
    Sempre escutei do meu avô e do meu pai Norton as histórias da época que ele jogava futebol.
    Meu pai sempre conta com orgulho, de como meu avô era bom jogador e se tivesse oportunidade teria jogado até na seleção brasileira.
    Hoje, a maioria de nossa família, é figueirense, com muito orgulho, ainda mais tendo um avô como eu tive.
    Obrigada Roberto, pela homenagem!
    Luciana Ouriques.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Luciana,
    A família Ouriques pode se orgulhar do grande Procópio. Sim, ele foi e será um grande jogador da história do futebol catarinense.
    Saudações Alvinegras !
    Roberto Luiz.

    ResponderExcluir