terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DISTINTIVOS (ESCUDOS)


O Blog Sangue Azul, dedicado ao Grêmio de Porto Alegre (http://gremista-sangueazul.blogspot.com), lançou o Bolão das Notas. Nele, o torcedor dá notas a vários quesitos dos 20 clubes da Série A do Brasileirão. No quesito Escudos (votação já encerrada), o Figueirense Futebol Clube ganhou nota 7,5 com a seguinte observação do Blog Sangue Azul : "Bonito escudo em branco, preto e verde. O FFC encima da árvore, no centro do escudo, significa Figueirense Futebol Clube".
Por outro lado, o Avaí FC teve nota 6, e mereceu o seguinte comentário do Blog Gremista: "Escudo simples demais. Nome do time ficou pequeno demais".
Os critérios adotados para a escolha foram: originalidade, beleza e cores. O internauta votou, de 0 a 10.
O resultado final:

América-MG = 8
Atlético-GO = 5,5
Atlético-MG = 6,5
Atlético-PR = 7,5
Avaí-SC = 6
Bahia-BA = 6
Botafogo=RJ = 5
Ceará-CE = 5,5
Corinthians-SP = 7,5
Coritiba-PR = 7
Cruzeiro-MG = 7,5
Figueirense-SC = 7,5
Flamengo-RJ = 8
Fluminense-RJ = 9,5
Grêmio-RS = 7,5
Internacional-RS = 7,5
Palmeiras-SP = 7,5
Santos-SP = 6,5
São Paulo-SP = 6,5
Vasco da Gama-RJ = 8













Já que falei da enquete promovida pelo Blog do Giovani Mattiollo (http://gremista-sangueazul.blogspot.com), aproveito a oportunidade para falar um pouco sobre o escudo do Figueirense Futebol Clube.
O primeiro distintivo do Figueirense era semelhante ao do Botafogo-RJ, com as letras F.F.C. entrelaçadas na cor branca com fundo preto, este distintivo foi utilizado até o ano de 1939. Na década de 40 o distintivo era apenas uma letra F preta com fundo branco e vice-versa. Nas décadas de 50 e 60 o distintivo utilizado tinha um fundo com listras diagonais em preto e branco sobreposto por uma faixa transversal com a inscrição F.F.C. A partir de 1972, o Figueirense Futebol Clube passou a apresentar no seu escudo o desenho de uma figueira, caracterizando perfeitamente a sua origem.
Abaixo, veja a evolução do distintivo do Figueirense:












































































Um comentário:

  1. "O primeiro distintivo do Figueirense era semelhante ao do Botafogo-RJ, com as letras F.F.C."
    Gostaria de ver este escudo tambem junto aos outros que fazem a historia do Figueira, parabens por deixar a historia do Figueira a disposição do alvinegro remanecentes.

    ResponderExcluir