quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PARA RELEMBRAR OS ANOS 50



Os anos 50 foram marcantes para o Figueirense e por isso são lembrados com saudosismo pelos que viveram aquela época. Essa edição do Blog é dedicada a um dos grandes nomes da história alvinegra: Geraldo, que jogou no Alvinegro na década de 50, e, ainda hoje, continua sendo um símbolo do clube.
O Blog também relembra de outro fato marcante daquele período: a excursão que rendeu ao Figueirense o título de "O Invicto de Paranaguá". Geraldo foi um dos destaques do time nessa excursão ao interior do Paraná.


GERALDO, O JOGADOR MAIS REGULAR DO CAMPEONATO CITADINO/1950
Em solenidade realizada na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF) em janeiro de 1951, o Departamento de Futebol da Entidade fez entrega ao jogador Geraldo Fernandes, médio esquerdo do Figueirense Futebol Clube, de uma linda medalha de prata, como prêmio por sua excelente conduta no Campeonato Citadino de 1950, sendo considerado o jogador mais regular da competição, e também o mais disciplinado.
Grande número de amigos e admiradores do popular craque presenciou a cerimônia, tendo Geraldo recebido muitos aplausos dos presentes.
O INVICTO DE PARANAGUÁ
Em 1951, o Figueirense Futebol Clube realizou uma excursão de cinco partidas pela cidade de Paranaguá-PR, com um resultado bastante positivo. Foi a primeira excursão do Figueirense invicta além fronteiras do Estado.
A delegação alvinegra viajou de avião, sendo recepcionada festivamente pela população de Paranaguá, município localizado no litoral do Estado do Paraná, estando a uma distância de 91 Km da Capital Curitiba.
O Figueirense, na época presidido pelo Sr. Osni Ortiga, realizou cinco jogos. Venceu 4 e empatou um. Na volta à Florianópolis, em pleno centro da cidade o Figueirense foi recebido com muita festa pelos torcedores. Um grande foguetório anunciou a chegada da delegação à cidade.
Os jogos do time:
31/03/1951 - Rio Branco 4x4 Figueirense
01/04/1951 - Estiva 1x5 Figueirense
03/04/1951 - Seleto 1x2 Figueirense
06/04/1951 - Seleto 1x3 Figueirense
08/04/1951 - Seleção de Paranaguá 1x3 Figueirense
Time do Figueira: Dolly, Chinês e Garcia; Romeu, Enguiça e Geraldo; Moraci, Betinho, Gil, Braulio e Neném. Técnico: Carlos da Costa Dantas.
Jogaram também: Cordeiro, Ciro, Meirelles e Laudares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário