quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CLUBES HOMÔNIMOS

CLUBES QUE SE INSPIRARAM NO FIGUEIRENSE
Pelo Brasil afora existem alguns times de futebol que escolheram o Figueirense Futebol Clube como inspiração. Quando foram fundados, esses clubes homenagearam o Alvinegro de Florianópolis, e seus nomes são homônimos ao clube mais popular de Santa Catarina. Entre eles, o Blog destaca dois homônimos bem conhecidos: Em Campina Grande, na Paraíba, Figueirense Futebol Clube dá nome a clube amador. O outro homônimo foi fundado em São João del Rei, em Minas Gerais. Os dois são Alvinegros, como o time catarinense.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esses clubes:


Figueirense Futebol Clube
Fundação: 23/09/1973
Endereço: Rua da Cerâmica, 155, Santa Rosa, Campina Grande-PB
Presidente e Fundador: Toinho do Figueirense
Principais Títulos: Tri-campeão do Campeonato de Santa Rosa, Tetra-campeão da Cidade, Tetra-campeão da Copa de Santa Rosa.



HISTÓRICO:
Em um período em que o futebol amador do bairro de Santa Rosa passava grande deficiência técnica, numa discussão sobre o assunto na casa de Toinho uma turma de jovens peladeiros formada pelo próprio Toinho, Célio, Vilmar, Aurélio, Galego, Branco e Sargento Antônio, depois de muita conversa e afim de resolver o problema do bairro resolveram de comum acordo formar uma equipe de futebol forte com intuito de representar o bairro com dignidade nos campeonatos amadores de Campina Grande, o desentendimento naquele momento agora era o nome do time, Flamengo gritou um membro, Vasco replicou outro, até que Vilmar entendido sobre o assunto, sugeriu o nome de Figueirense que rapidamente foi aceito por todos os presentes, seguindo as mesmas cores do Figueirense Futebol Clube de Santa Catarina, ou seja branco e preto, então no dia 23/09/1973 é fundado o Figueirense Futebol Clube de Santa Rosa. O primeiro jogo da equipe foi realizado na cidade de Boqueirão em 1973. Com o passar do tempo e com o apoio dos apaixonados desportistas, verdadeiros baluartes como Toinho, Sargento Antônio, Mocinho, Dedé, Júlio César, Edvânio, Timbúcio, Wendel, Manoel Braz, Paulo Borges, Juarez, Marcelo e Josenildo, tornaram o Figueirense de Santa Rosa um dos maiores e melhores times de futebol amador de Campina Grande.
O Blog homenageia Antônio Guilherme Nunes, o popular "Toinho do Figueirense", presidente e fundador do Figueirense da Paraíba, grande incentivador do esporte amador no bairro Santa Rosa. Toinho é um amante do futebol. O futebol amador reconhece a sua grande importância.
Figueirense Esporte Clube
Fundação: 26/10/1975
Endereço: Rua Ouro Preto, s/nº, Bom Pastor, São João del Rei-MG
Principal Título: Campeão Regional em 2003


HISTÓRICO:
O Figueirense Esporte Clube de São João del Rei-MG foi fundado em 26 de outubro de 1975. Suas cores são o preto e branco, exatamente em homenagem e simpatia ao grande Figueirense Futebol Clube de Florianópolis. Desde sua fundação até o ano de 2000 o clube só disputou campeonatos locais. Em 2001, começou a disputar uma tradiconal competição Regional promovida pela Filiada da Rede Globo de Televisão, de Juiz de Fora-MG. No primeiro ano ficou na 6ª colocação. Em 2002, conseguiu o vice-campeonato, ano que teve como destaque o zagueiro André Luiz, que naquele mesmo ano assinou contrato com o Clube Atlético Mineiro e hoje joga no Nancy da França. Em 2003, conseguiu o título Regional. Em 2004, mais uma vez foi vice-campeão, revelando o meia atacante Leandro Bocão, que atuou em vários clubes, entre eles o Paraná Clube na Série B do Brasileirão/2010. Em 2005, o Figueirense de São João del Rei filiou-se na Federação Mineira de Futebol (FMF) e na CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Ainda em 2005, foi o 5º colocado no Campeonato Regional e também disputou a 2ª Divisão do Campeonato Mineiro de Futebol, organizado pela FMF. Em 2006, no Regional chegou em 5º lugar e no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão ficou entre os 8 melhores colocados na competição que reuniu 18 equipes. Em 2007, no Campeonato Regional perdeu a classificação nas semi finais nas cobranças de penaltis, e na 2ª Divisão de Profissionais da FMF conseguiu revelar o atleta Thiago Galhardo, que está atuando no Bangu do Rio de Janeiro desde 2009.
Todas as informações sobre o Figueirense de Minas Gerais foram repassadas pelo diretor do clube, João da Cruz Silva, um baluarte do futebol de São João del Rei, que faz questão de ressaltar que todas as conquistas do clube foram alcançadas com atletas da cidade e com o time treinando apenas duas vezes por semana e somente na parte da noite, devido ao fato de a maioria dos jogadores trabalharem durante o dia. Desde 2008, o time não disputa o Campeonato Mineiro por falta de apoio financeiro e patrocinio. Nesses anos disputou apenas as competições Regionais. Segundo João da Cruz Silva, em 2011 o clube espera uma grande mobilização do comércio local objetivando ajuda financeira para viabilizar a volta do Figueirense à 2ª Divisão que terá seu início no segundo semestre.

























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário