sábado, 30 de outubro de 2010

KIMURA É ESPECIALISTA NA PREVENÇÃO DE LESÕES


A FISIOTERAPIA CONTRIBUINDO PARA A PREVENÇÃO
E RECUPERAÇÃO DOS ATLETAS





A prevenção de lesões é de extrema importância no cenário esportivo, tanto pela longevidade dos atletas, como pelo melhor desempenho e aproveitamento nas competições. As lesões ocorrem a partir de um desequilíbrio da relação entre o atleta e a prática do esporte, sejam por motivos intrínsecos (lesões prévias, biótipo e capacidade física do atleta) ou por motivos extrínsecos (tempo de treinamento, material utilizado). Toda atividade física, principalmente esportiva, gera uma sobrecarga ao aparelho locomotor; e essa sobrecarga quando ultrapassa o limiar fisiológico, tem sua recuperação comprometida, o que levam as lesões.
Para isso, no esporte competitivo, todos os atletas devem ser minuciosamente avaliados e acompanhados, para serem conhecidos os limites e as fragilidades que devem ser trabalhadas para que sejam prevenidas as lesões.
O futebol é um esporte que pode levar a um grande número de lesões devido à dinâmica do jogo que envolve contato direto entre os atletas.
A estrutura de um clube de futebol e sua correta utilização pela comissão técnica é fundamental para o bom desempenho dos jogadores. No Figueirense Futebol Clube o departamento de fisioterapia conta com uma excelente estrutura, com diversos aparelhos para a prevenção de lesões e recuperação de atletas. Para isso, o clube conta com o fisioterapeuta Marcos Thoshifumi Kimura, um especialista, tanto na recuperação como na prevenção de lesões.
Marcos Kimura é um dos mais respeitados fisioterapeutas na área de medicina esportiva no Brasil, coordenando atualmente o departamento de fisioterapia do Figueirense, seu currículo inclui trabalho no São Paulo Futebol Clube, de 1990 a 1994, período que o clube paulista foi bicampeão Mundial.
Kimura chegou ao Figueirense em outubro de 1999, quando a diretoria alvinegra inaugurou um centro de fisioterapia. Aparelhos de ondas, de ultrassom, de eletro-terapia e endofasis foram instalados em uma sala próxima ao vestiário principal do estádio Orlando Scarpelli. Na época, à frente do projeto para a compra dos equipamentos estava o fisioterapeuta Kimura.

PERFIL:
MARCOS KIMURA
Marcos Toshifumi Kimura
Natural: Tatuí-SP (05/03/1966)
Médico Fisioterapeuta
Clubes: São Paulo-SP (1990 a 1994), Yokoyama Flugels-Japão (1994 a 1998), Figueirense (1999 a 2010)
Campeão Catarinense pelo Figueirense em 1999, 2002, 2003, 2004, 2006 e 2008.
Formado pela USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário