sábado, 2 de outubro de 2010

FATOS RELEVANTES DA HISTÓRIA ALVINEGRA





RELEMBRE UM POUCO MAIS DE ALGUNS FATOS DO GLORIOSO FIGUEIRA
- Em 06 de setembro de 1958 foi inaugurada a Sede Social própria do Figueirense Futebol Clube, localizada no bairro Estreito nas próprias dependências do estádio do clube.
Na ocasião os dirigentes do Alvinegro ofereceram um coquetel à imprensa da Capital.
Em nome da diretoria do clube, o Dr. Heitor Ferrari, usou a palavra e enalteceu a construção do estádio, frizando que a primeira etapa estava sendo vencida, ou seja a contrução da sede, velho sonho dos diretores e associados.

- Emídio Martins da Silva, ponta e meia direita, escreveu seu nome na história do Figueirense Futebol Clube como o jogador que marcou o primeiro gol do Alvinegro numa partida oficial no Estádio Orlando Scarpelli. No dia 12 de junho de 1960, o time do Figueira empatou com o extinto Clube Atlético Catarinense em 1 a 1.

- Nestor Carneiro foi conselheiro do Figueirense. Era um homem de excelente carater, que se dedicou inteiramente ao clube. O desportista Nestor faleceu em 1969.

- Válério José de Matos, considerado um dos mais perfeitos jogadores da história do futebol catarinense, jogou pelo Figueirense nos anos de 1963, 1964 e 1965. Hoje é um empresário conceituado em Santa Catarina.

- Adairton Martins dos Santos (foto), conhecido como Adailton, foi o autor do gol que deu a primeira vitória do Figueirense em Campeonatos Nacionais, no dia 26 de setembro de 1973, uma quarta feira, em jogo da nona rodada da primeira Fase do Campeonato Brasileiro de 1973, quando o Figueirense venceu o Fluminense-RJ por 1 a 0. Adailton marcou aos 44 minutos da etapa inicial.
Adailton foi um dos maiores zagueiros da história do Figueirense e do futebol de Santa Catarina.

- Ao empatar com o Goytacaz-RJ, em 1 a 1, no dia 7 de abril de 1985, em pleno estádio Orlando Scarpelli, o Figueirense perdeu a chance de garantir sua vaga para a Taça de Ouro de 1986 (Brasileirão da 1ª Divisão). Com esse resultado o Alvinegro ficou na terceira posição final da Taça de Prata de 1985. O Goytacaz-RJ, na condição de vice-campeão e a Tuna Luso-PA, como campeã, garantiram suas vagas na Taça de Ouro.

- O Figueirense possui a mais simpática e alegre charanga de Santa Catarina. Fundada em 17 de junho de 1971, a primeira participação da charanga do Paulinho foi no clássico Avaí 0x1 Figueirense, no antigo Estádio Adolfo Konder.
A charanga do Figueirense é liderada pelo torcedor Paulo da Silva, o popular Paulinho, um dos mais fanáticos alvinegros. É composta por um grupo de torcedores irreverentes, folclóricos e disciplinados. Ela esta sempre ao lado do time, levando paz, alegria e descontração aos estádios.

- Os jogadores alvinegros responsáveis pelo título histórico do Estadual de 1972 foram homenageados em 12 de junho de 2002 pela diretoria do Figueirense Futebol Clube. A festa, que coincidiu com as comemorações do 81º aniversário de fundação do clube, reuniu ex-jogadores e ex-integrantes da comissão técnica que receberam um troféu alusivo aos 30 anos do título.

- Em 22 de outubro de 2002, Figueirense e Flamengo-RJ voltaram a se enfrentar dez anos depois da última partida entre os clubes, e o time catarinense venceu por 2 a 1, com gols de Lino e Thiago Gentil. O jogo valeu pelo Campeonato Brasileiro da Série A e foi disputado no Estádio Orlando Scarpelli, que recebeu um público de 19.209 pagantes.
Em 1992, o Flamengo havia vencido o último confronto entre as duas equipes por 2 a 1, em amistoso disputado também no Orlando Scarpelli.

- Em 2003 o Figueirense Futebol Clube foi escolhido a equipe do ano. Uma votação feita por telefone com telespectadores da RBS TV, elegeu o Figueirense como "a melhor equipe do ano". O Figueirense obteve a expressiva marca de 46 por cento na votação e recebeu um troféu oferecido pela RBS.

- O volante Carlos Alberto, do Figueirense, sagrou-se campeão Mundial com a Seleção Brasileira Sub-20 em 2003.

- Em 21 de abril de 2004, o público que foi ao Estádio Orlando Scarpelli assistir à estreia do Figueirense no Campeonato Brasileiro da Série "A" viu um jogo de forte marcação e poucas oportunidades, mas saiu feliz com a vitória de 1 a 0 sobre o Internacional-RS e pelo fato de ser esta a primeira vitória de sua história na estreia de um Campeonato Nacional.
Figueirense 1 X 0 Internacional - 21/04/2004
Local: Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis - SC
Arbitragem: Wagner Tardelli Azevedo (RJ)
Renda: R$ 96.851,50; Público: 13.775
Gol: Sérgio Manoel (F), de pênalti, aos 10 minutos do segundo tempo.
Cartões: Cartões Amarelos:Bolívar, Edinho e Wellington (I); Paulo Sérgio, Jeovânio e Rodrigo (F). ;
Cartão Vermelho:Jeovânio (F).
Figueirense: Edson Passos; Paulo Sérgio, Márcio Goiano, Cléber e Felipe; Jeovânio, Carlos Alberto, Fernandes (Éverton) e Sérgio Manoel; Romualdo e Rodrigo (Danilo). Técnico: Dorival Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário