domingo, 13 de junho de 2010

CATEGORIAS DE BASE - CURIOSIDADES









O Blog relembra fatos e personagens da história das categorias de base do Figueirense Futebol Clube.

TORNEIO HOMENAGEOU EX-JOGADOR
Em setembro de 1970, o Departamento de Futebol Amador do Figueirense FC organizou um torneio de futebol em homenagem ao seu ex-atleta José Hélio dos Santos, o popular Bigode.
O torneio teve a seguinte classificação final:
Categoria Infanto Juvenil:
Campeão: Wilmar Becker
Vice-campeão: Grêmio Celesc
Figueirense: 4º lugar
Categoria Dente de Leite:
Campeão: Osvaldo Cruz
Vice-campeão: Caloi
Figueirense: 3º lugar
SAIBA MAIS SOBRE BIGODE: Em 6 de maio de 1970, no estádio Orlando Scarpelli, quando há 10 minutos se encontrava em treinamento, fazendo exercícios de aquecimento, sofreu um mal súbito o lateral direito José Hélio dos Santos, o Bigode, 19 anos, integrante do plantel profissional do Figueirense. Imediatamente, por dirigentes do clube, o atleta foi removido para o Hospital Sagrada Família, onde chegou minutos depois já sem vida, tentando, ainda, os médicos, aplicação de massagens de ressuscitamento que foram inúteis. O Figueirense prestou toda a assistência à família do seu atleta vitimado.
TORNEIO DA AMIZADE
Em julho de 1973, a equipe do Figueirense categoria dente de leite participou do Torneio da Amizade, patrocinado pelo Flamengo, de Alegrete-RS. A delegação foi chefiada por Osni Costa e o técnico foi Oldimar Costa.
VALDO
O juvenil Valdo Cândido Filho, aos 17 anos, foi promovido aos profissionais em 1981, pelo técnico Leôncio Vieira. Valdo chegou ao Figueirense por indicação do lateral esquerdo Casagrande que o viu jogar em sua cidade natal, Siderópolis-SC.
1ª COMPETIÇÃO DE NÍVEL NACIONAL DO TIME INFANTIL
A primeira competição de nível Nacional do time infantil do Figueirense foi a Taça São Paulo de Futebol Infantil, realizada em julho de 1985. A equipe alvinegra era comandada pelo técnico Belini e tinha como destaque Sérgio Gil, irmão do jogador Tonho, do time profissional.
TAÇA FLORIANÓPOLIS DE FUTEBOL AMADOR
O time de juniores do Figueirense conquistou a Taça Florianópolis de Futebol Amador ao derrotar o Avaí por 1 a 0 no estádio Orlando Scarpelli, em 2 de abril de 1994. O gol foi anotado por Eduardo Botelho.
O alvinegro ficou com o Troféu Comemorativo aos 268 Anos da Capital. A partida foi apitada por Romualdo Arpi Filho, juiz brasileiro que dirigiu a final da Copa do Mundo de 1986.
O Figueirense foi campeão invicto, com 4 vitórias, 12 gols marcados e 4 sofridos.
DEPARTAMENTO AMADOR - 1998
Os profissionais do Departamento Amador do Figueirense Futebol Clube em 1998:
José Mauro da Costa Ortiga: Presidente
Joel Castro: Vice-Presidente
Adauto Freitas: Supervisor Geral das Categorias de Base
Ivan Farias: Técnico dos Juniores
Sidney Peixoto: Preparador Físico dos Juniores
João Carlos da Silva (Balduíno): Técnico dos Juvenis, Infanto Juvenis e Dentes de Leite
Adílson Sales: Preparador Físico dos Juvenis, Infanto Juvenis e Dentes de Leite
Haroldo Pires (Tio Zinho): Roupeiro
DEPARTAMENTO AMADOR - 1999
O Figueirense Futebol Clube em 1999 manteve cerca de 120 atletas amadores, nas categorias Juniores (18 a 20 anos), Juvenis (15 a 17 anos), Infanto Juvenis (13 a 15 anos) e Dentes de Leite ( até 13 anos).
Confira, abaixo, os responsáveis pelo Departamento Amador do Figueirense:
José Mauro da Costa Ortiga: Presidente
Joel Castro: Vice-Presidente
Adauto Freitas: Supervisor Geral
Ivan Farias: Técnico dos Juniores
Sidney Peixoto: Preparador Físico dos Juniores
Airton Raul de Andrade (Pinga): Técnico dos Juvenis, Infanto Juvenis e Dentes de Leite
Adílson Sales: Preparador Físico dos Juvenis, Infanto Juvenis e Dentes de Leite
Jaime Casagrande: Preparador de Goleiros de todas as categorias
Obs.: Aconteceram mudanças durante a temporada. Décio Antônio substituiu Ivan Farias como técnico dos Juniores e Vitorino Lopes Garcia (Torino) foi contratado para ser o treinador dos Juvenis.
DEPARTAMENTO AMADOR - 2000
Os homens do Departamento Amador do Figueirense em 2000:
Joel Castro: Coordenador de Esporte Amador
Moacir da Silva: Diretor
Lúcio A. Rodrigues: Adm. de Futebol
Simão Saturnino: Técnico dos Juniores
Adauto Freitas: Supervisor
Dr. Walter da Luz (Juca): Médico
Jaime Casagrande: Preparador de Goleiros
Genivaldo da Costa: Massagista
Daniel: Mordomo
EQUIPE MIRIM EM SÃO PAULO
Os atletas mirins do Figueirense em julho de 2000 viajaram para Rio Claro interior de São Paulo, onde realizaram uma série de jogos, na Escolinha de Futebol Bom de Bola, daquela cidade.
O objetivo da viagem foi acostumar os futuros craques do time à partidas fora do Estado, para que quando chegassem nas categorias juvenis e juniores, estes atletas já estivessem preparados para os campeonatos e amistosos que disputarão.
COPA FACENS
O juvenil do Figueirense participou em julho de 2000 da Copa Facens, em São Paulo-SP, e fez boa campanha. A garotada sob o comando do técnico Vitorino Lopes Garcia (Torino), obteve excelentes resultados na competição. O time alvinegro na 1ª Fase empatou com o América-MG em um gol, derrotou a equipe do São Paulo por 1 a 0 e voltou a empatar com o time do União Barbarense-SP. Com esses resultados, o juvenil do Figueirense classificou-se em primeiro lugar do seu grupo. Na 2ª Fase o juvenil empatou com o Botafogo-RJ e com o União Barbarense-SP e perdeu para o Vitória-BA.
INFANTIL: CAMPEÃO 2001
O Figueirense foi campeão Catarinense Infantil de 2001. Na disputa do Quadrangular Final, o Figueirense ganhou cinco jogos e empatou apenas um. O resultado que garantiu o título, foi a goleada de 6 a 1 contra o Tubarão, na última rodada do Quadrangular.
JUVENIL: CAMPEÃO 2001
O Figueirense sagrou-se campeão juvenil Citadino ao vencer o Avaí por 1 a 0, no estádio da Ressacada. No primeiro jogo da final, o Figueirense havia vencido pelo mesmo placar, no estádio Orlando Scarpelli.
COMISSÃO TÉCNICA DOS JUNIORES - 2002
Em 2002 a Comissão Técnica da Categoria Júnior foi a seguinte:
Emerson Maria: Técnico
Roni Reinaldo da Silva: Preparador Físico
Antônio Manoel Peçanha: Preparador de Goleiros
PARCERIA FIGUEIRENSE/INGLESES
Em agosto de 2002, sete atletas do Figueirense viajaram à Inglaterra para um período de treinamento e jogos em duas equipes da "Premier League".
Os atletas Vinícius (zagueiro), Eriel (zagueiro) e John Daniel (atacante), viajaram para a cidade de Leeds onde trabalharam no Leeds United, clube treinado por Terry Venables, ex-técnico da Seleção Inglesa.
Os atletas Filipe (lateral esquerdo), Luciano (meia), Robson (atacante) e Roberto (atacante), atuaram no Birmingham FC, da cidade de Birmingham.
Os atletas, todos profissionalizados, passaram por um período de treinamentos e jogos, conforme previsto no acordo de parceria estabelecido entre o Figueirense FC e os investidores ingleses.
JUVENIL: CAMPEÃO 2004
O Figueirense conquistou o título de campeão Estadual Juvenil de 2004. Na última partida do Estadual Juvenil, já com o título conquistado por antecipação, o Figueirense jogou no dia 28 de outubro de 2004 em Presidente Getúlio, onde empatou em um gol, diante do Atlético de Ibirama. O gol do time alvinegro foi marcado por Islony.
A partida foi válida pela última rodada do returno do Hexagonal Final do Catarinense. O Figueirense já havia sido declarado campeão Estadual, pois conquistou o turno do Hexagonal Final e na última rodada da competição também conquistou o returno.
ARTILHEIROS
Confira, abaixo, a relação dos artilheiros do Figueirense no Campeonato Municipal (categorias Juvenil e Infantil):
Campeonato Municipal Categoria Juvenil:
1997 - Jean Carlos Nunes - 14 gols
2000 - Allan Patrick Monegatt - 27 gols
2004 - João Laurentino - 16 gols
2005 - Jair dos Santos - 34 gols
Campeonato Municipal Categoria Infantil:
2000 - Altamiro Maicon Rosalino - 14 gols
2001 - Thiago Silvy Coelho - 22 gols
2003 - Kenar Marloch - 18 gols
2005 - Sílvio Luiz Coronel - 33 gols
2006 - Adílson Daniel Pereira - 19 gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário