sábado, 12 de junho de 2010

89 ANOS DE GLÓRIAS









FELIZ ANIVERSÁRIO FIGUEIRENSE
A idéia de fundar o clube nasceu de três jovens desportistas. João dos Passos Xavier, Jorge Albino Ramos e Domingos Felisbino da Silva convidaram um grupo de amigos amantes do futebol e trataram do assunto. Em 12 de junho de 1921, uma quinta-feira, às 19 horas, numa casa na Rua Padre Roma, nº 27, residência do Sr. Ulisses Carlos Tolentino, local conhecido por figueira, foi realizada a reunião que tratou da fundação do clube.
O nome Figueirense foi adotado em homenagem ao bairro onde foi fundado. É que do Mercado Público até a Rua Hoepcke, no trecho compreendido entre a Rua Felipe Schmidt até o cais Frederico Rola, o bairro tinha o nome de figueira, em razão de uma enorme figueira que existia na chácara da Firma Carlos Hoepcke S.A. . Era uma localidade de gente humilde, homens do mar, estivadores, carregadores, operários, comerciários, carpinteiros e barbeiros, formaram a lista de fundadores. O Figueirense Futebol Clube nascia com esse propósito: um clube aberto à todas as classes. Um clube do povão.
Como era oriundo do bairro da figueira de onde originou a sua denominação, não houve ninguém contra a escolha do nome do clube, no entanto, a escolha das cores gerou algumas indecisões, uns queriam o vermelho e branco, outros eram favoráveis ao verde e branco, mas os que optaram pelo preto e branco acabaram decidindo. As cores adotadas foram mesmo o preto e o branco.
Estava fundado desta forma o clube que viria a ser uma das maiores glórias do futebol de Santa Catarina e um dos clubes de maior potencial deste País gigante.
O clube nasceu na Ilha e acabou mais tarde se transferindo para o bairro do Estreito.
A HOMENAGEN DO BLOG AO MAIS QUERIDO
Que time é esse ? Que nasceu Figueirense Futebol Clube, que ganhou o carinhoso apelido de Figueira e que agora nos tempos modernos já o chamam de Furacão Catarina.
Há meu Deus !! É preciso que você seja torcedor de fato para sentir no peito a doce sensação de ser torcedor de um time vencedor, admirado e respeitado por todos os torcedores do Brasil.
Que joga e que luta do princípio ao fim, seja no estádio Orlando Scarpelli - seu reduto no Estreito -, no Beira Rio, no Mineirão, no Maracanã, no Morumbi, na Fonte Nova, ou em qualquer outro palco aonde se travaram memoráveis batalhas.
Ser Figueira é experimentar a agonia, o desespero e a dor. Acabrunhasse diante da derrota inexpricável, das jogadas mal conduzidas, dos gols perdidos no ataque, das indecisões da defesa, tudo com fé e otimismo, porque é tão grande seu poder de recuperação que daqui a pouco ou no próximo compromisso você sentirá a doce alegre sensação da vinda dos gols, das jogadas de alto nível de seus jogadores, das defesas espetaculares, de criativos dribles, da vitória enfim.
Dizem que o bom político tem cheiro de povo. O Figueirense como bom time tem cheiro de gol.
O FIGUEIRA É DE SANTA CATARINA
O Figueirense deixou de ser um time de futebol de Florianópolis. O Figueirense é de todos. É de Santa Catarina, é do Brasil. O Figueirense é do Mundo!
Aqui no Estado, no Planalto e no Oeste, quando o Figueira joga, seja em Lages, em Chapecó ou Maravilha, o homem de bombacha, botas e lenço no pescoço, esquece ser um pouco gaúcho e pára tudo para ouvir no radinho de pilha a mágica atração que é o Figueirense.
No Sul, nas minas de carvão de Criciúma ou na ruídosa Usina da Gerasul na Região de Tubarão, ou ainda, nas delícias das praias de Laguna, Jaguaruna e Imbituba o torcedor acompanha com interesse os jogos do nosso querido alvinegro.
Nas fábricas de Joinville e Blumenau, nos Portos de Itajaí e São Francisco do Sul, nas verdejantes plantações do Alto Vale, ou ainda nas coloridas São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Pomerode, sempre há um torcedor fanático, possuído pela vibração mais forte, pelo brado forte nos gols alvinegros, pelas vitórias suadas.
Não importa a raça, o credo ou a cor, sendo torcedor do Figueira já é uma referencia. Um respeito.
Ser Figueira é coisa muito especial. É sofrer, é lutar, é vencer.
Figueira é sensação. Figueira é emoção. É chute pro gol, é defessa arrojada, é carnaval no ataque, é devoção.
Figueira é amor. Figueira é religião. É campo invadido, é grito de guerra. Torcedor perdido na multidão. É um monte de coisas. É chuva caindo e povo que não arreda pé do estádio. É camisa molhada, é sangue de luta, esculacho no juiz, é aplauso, é a glória.
Figueira graças à Deus ! Figueira é vitória !

Nenhum comentário:

Postar um comentário