segunda-feira, 12 de outubro de 2009

FIGUEIRENSE QUEBRA JEJUM DE 19 ANOS

O dia 18 de dezembro de 1994 ficou na história do futebol catarinense. Após 19 anos de espera o Figueirense conquistou o título estadual ao vencer o Criciúma por 2 a 0. O time do Figueirense chegou à vitória através de dois gols de Ricardo - que terminou a competição como artilheiro da equipe, ao lado de Barbosa com 14 gols - e levou ao delírio os mais de 25 mil torcedores que lotaram o Estádio Orlando Scarpelli.


O último título do Figueirense havia sido conquistado em 1974. Naquele ano, Florianópolis viveu uma festa inesquecível. A decisão foi contra o Internacional, de Lages, em três partidas, a primeira em Lages, que terminou em 0 a 0. As duas outras foram no Scarpelli, com vitórias do Figueira respectivamente por 2 a 0 e 4 a 2. O campeonato era o de 1974, mas os jogos decisivos começaram em janeiro de 1975 por problemas com a fórmula da competição. O número de torcedores estimado foi de 25 mil pessoas, que festejaram até o dia seguinte. Naquele 4 de fevereiro, marcaram os gols do Figueirense Sérgio Lopes, Marcos, Zé Carlos e Luiz Éverton. O técnico do Figueirense foi Lauro Búrigo.





FICHA DO JOGO QUE ACABOU COM O LONGO JEJUM DE TÍTULOS
19/12/1994

FIGUEIRENSE 2X0 CRICIÚMA

LOCAL: ESTÁDIO ORLANDO SCARPELLI, EM FLORIANÓPOLIS -SC

JUIZ: DALMO BOZZANO (SC)
GOLS: RICARDO (2)
PÚBLICO: 19.248 PAGANTES; 25.843 TOTAL

TIME: ROGÉRIO, FELÍCIO, GELÁSIO, SOLIS E COUTINHO; GILMAR SERAFIM, MÁRIO, RICARDO (OLIVEIRA) E BIRO-BIRO; FLÁVIO E NARCÍSIO (TÉCNICO:LULA PEREIRA)



A CAMPANHA DA CONQUISTA HISTÓRICA:


JOGOS = 44
VITÓRIAS = 19
EMPATES = 14
DERROTAS = 11
GOLS PRÓS = 70
GOLS CONTRA = 42

LULA PEREIRA: HERÓI DA GRANDE CONQUISTA


Foi um campeonato difícil. Com um time sem grandes estrelas o técnico Lula Pereira conseguiu levar o Figueirense ao título estadual, 19 anos depois. O treinador foi carregado nos braços pela torcida, que o escolheu como principal personagem da grande conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário