quinta-feira, 22 de outubro de 2009

FIGUEIRA





Desde setembro de 2002, a maior torcida de Santa Catarina conta com o reforço do simpático mascote "Figueirinha", idealizado pelo conselheiro Edson Lima e pelo departamento de marketing a partir do nome e símbolo do clube. Os traços do personagem foram criados pelo designer Henrique Machado. Com o mascote, o Figueirense pretende atingir pricipalmente os torcedores mirins e trabalhar projetos que envolvam a questão ambiental. As crianças já recebem tratamento especial no clube. Uma das ações comunitárias desenvolvidas envolve alunos de escolas municipais e estaduais da rede pública, que visitam regularmente o Estádio Orlando Scarpelli, conhecendo os jogadores e a estrutura administrativa do Figueirense. Além disso, a diretoria não esquece datas especiais, como o 12 de outubro, Dia da Criança, quando doces e brindes são entregues aos pequenos torcedores que vão ao Scarpelli.

FIGUEIRA É SÍMBOLO OFICIAL DESDE 1972

A figueira, árvore que deu origem ao nome do clube fundado no dia 12 de junho de 1921, só no início da década de 70 passou a ser o principal símbolo do alvinegro. Em 1972, o então presidente José Mauro da Costa Ortiga, o Major Ortiga, sugeriu - e todos os demais diretores aprovaram - a inclusão de uma pequena figueira no centro do escudo, bordada e sobreposta pelas iniciais FFC. Foi naquela época, também, a estreia do verde entre o preto e branco do Figueirense.


Antes da figueira, a insígnia era formada por pequenas faixas alvinegras intercaladas na diagonal, sobrepostas no centro pelas iniciais FFC.


Adorada pelos torcedores, além de fazer parte da história do clube, a insígnia alvinegra, ornamentada pela figueira verde, é a marca figurativa do Figueirense, devidamente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário