sábado, 21 de maio de 2011

ÍDOLOS - PARTE IV




Neste post veremos alguns jogadores de meio-campo que fizeram história no Figueirense Futebol Clube. A série "ÍDOLOS DA TORCIDA DO FIGUEIRENSE - do passado e do presente", apresenta volantes e meias de destaque.







BALDUÍNO
João Carlos da Silva, mais conhecido como Balduíno, nasceu em Florianópolis-SC, em 30 de agosto de 1952. Começou nas categorias de base do Figueirense em 1967. Balduíno foi ao longo das décadas de 70 e 80, uma das maiores expressões do futebol catarinense. Meio-campista, com apenas 1.60 cm de altura era chamado de "Reizinho" e teve seus momentos de glórias no futebol de Florianópolis. Ficou conhecido como um dos mais famosos meias de toda a história do Figueirense. O "Reizinho" vestiu a camisa alvinegra em 335 jogos, marcou 43 gols. Pela equipe principal do Figueira atuou nos anos de 1972 e de 1978 a 1984. Foi o jogador que mais disputou o clássico entre Figueirense e Avaí, o maior de Santa Catarina: 75 vezes, vestindo as duas camisas.

ALMIR GIL
Almir José Gil, nasceu em Florianópolis-SC, em 28 de setembro de 1953. Começou a carreira nas categorias de base do Figueirense. No time principal jogou de 1971 a 1975. Volante de muita categoria, Almir Gil era um jogador elegante que jogava sempre de cabeça erguida. Foi mais um exemplo de jogador muito querido pela torcida.

LUIZ ÉVERTON
Luiz Éverton Rodrigues, nasceu em Montenegro-RS, em 4 de novembro de 1950. Meio-campista habilidoso, que jogava com a cabeça levantada, Luiz Éverton fazia a torcida alvinegra vibrar com sua boa técnica dentro de campo. Jogou pelo Figueirense de 1971 a 1975.

SÉRGIO LOPES
Sérgio Gonçalves Lopes, nasceu em Osasco-SP, em 11 de janeiro de 1941. Jogava como meia e ficou conhecido como "Fita Métrica", tamanha era a precisão de seus passes. Sérgio Lopes jogou pelo Figueirense de 1974 a 1976, onde foi um exemplo de líder nato dentro e fora de campo.

GILMAR SERAFIM
Gilmar Serafim, nasceu em Lauro Müller-SC, em 9 de abril de 1969. Começou carreira nas categorias de base do Figueirense. Pela equipe profissional atuou de 1986 a 1996 na posição de volante. Jogador de muita raça, muito vontade e vigor físico, defendeu com brio as cores do Figueirense. Gilmar Serafim não foi um jogador excepcional, mas para ser ídolo de uma torcida o jogador não precisa necessariamente ser um craque. Gilmar Serafim foi um jogador símbolo da raça alvinegra.

JEOVÂNIO
Jeovânio Rocha do Nascimento, nasceu em Goiânia-GO, em 11 de novembro de 1977. Volante de muita raça, experiente teve ótima passagem pelo Figueirense em 2000, 2001, 2009 e 2010. Foi um ídolo pela raça e comprometimento dentro de campo.

MARQUINHOS PARANÁ
Antônio Marcos da Silva Filho, nasceu em Recife-PE, em 20 de julho de 1977. Mais conhecido como Marquinhos Paraná, atuou pelo Figueirense em 2002, 2005 e 2006 como volante e meia. Em 2002, na sua primeira passagem pelo Figueira, Marquinhos Paraná regeu o time em busca do título Estadual com uma brilhante campanha e acabou sendo considerado o melhor jogador do Campeonato Catarinense. Em 2006, fez parte de um dos melhores times da história do Figueirense, formando o meio-campo com Carlos Alberto, Rodrigo Souto e Cícero. Com seu futebol versátil, técnico e de refinado toque de bola, Marquinhos tornou-se um ídolo da torcida do Figueirense.

CARLOS ALBERTO
Carlos Alberto de Oliveira Júnior, natural do Rio de Janeiro-RJ, nasceu em 24 de janeiro de 1978. Joga na posição de volante e a melhor fase de sua carreira foi no Figueirense, onde jogou de 2003 a 2007. Carlos Alberto não chegou a ser um craque, mas foi um jogador de muita raça, muita luta, força e velocidade. Por isso se tornou um ídolo da torcida do Alvinegro.

CLEITON XAVIER
Cleiton Ribeiro Xavier, nasceu em São José da Tapera-AL, em 23 de março de 1983. O meia começou a carreira no Internacional-RS, mas foi no Figueirense que conseguiu grande destaque Nacional. O jogador foi uma das grandes peças do time do Alvinegro de 2007 e 2008. Foi o maestro do Figueirense.

RODRIGO SOUTO
Rodrigo Ribeiro Souto, natural do Rio de Janeiro-RJ, nasceu em 9 de setembro de 1983. O volante Rodrigo Souto atuou pelo Figueirense em 2005 e 2006. Na sua passagem pelo Alvinegro conquistou a torcida com suas qualidades dentro de campo: jogador experiente e de nível técnico altíssimo.

CÍCERO
Cícero Santos, natural de Castelo-ES, nasceu em 26 de agosto de 1984. O meia atuou pelo Figueirense no ano de 2006. Com grandes atuações, o craque se destacou no cenário Nacional pelo Figueirense e logo em seguida se transferiu para o Fluminense-RJ deixando saudades na torcida alvinegra.

FERNANDES
Rodrigo Fernandes Valete, mais conhecido como Fernandes, nasceu em Itaporanga-SP, em 3 de março de 1978. Chegou no Figueirense em 1999 e desde então não pára de dar alegrias ao torcedor do Figueirense atingindo marcas históricas com a camisa alvinegra. Em 12 anos de vínculo com o Figueirense, Fernandes atingiu marca incríveis. Atuou em mais de 300 jogos. É o maior goleador de todos os tempos com mais de 100 gols. É o único jogador que conquistou 6 títulos Estaduais pelo Figueirense. Em toda a sua carreira, Fernandes nunca recebeu um cartão vermelho. É o maior ídolo de todos os tempos do Alvinegro. Fernandes, fez 34 anos em março. Mas quem disse que ele pensa em parar ?

YGOR
Ygor Maciel Santiago, nasceu em Santana do Livramento-RS, em 1º de junho de 1984. Revelado pelo Vasco da Gama-RJ, Ygor chegou no Figueirense em março de 2010 e foi um dos principais destaques do Figueirense na campanha do acesso para a eleite do Campeonato Brasileiro. O volante Ygor foi peça fundamental no esquema tático do time durante toda a Série B de 2010 e sempre que ele não jogava, o Alvinegro acabava caindo de produção. Ygor é considerado um ídolo da torcida do Figueirense pela sua técnica, habilidade, preparo físico e muita raça.







Nenhum comentário:

Postar um comentário