terça-feira, 29 de março de 2011

PARA RELEMBRAR HISTÓRIAS E REVIVER O PASSADO











AMISTOSO

Em 17 de setembro de 1930 realizou-se no Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis-SC, um encontro amistoso entre o Figueirense Futebol Clube e um time de marujos dos destroyers ora anconrados em nosso porto. O jogo teve a vitória do Figueirense por 2 a 1.


POSSE

Na sessão da Assembléia Geral realizada em 20 de junho de 1939, foi eleito e empossado presidente do Figueirense Futebol Clube o Dr. César Seara, na vaga ocorrida com a renúncia do Capitão-Tenente Aviador Franklin Rocha, que seguiu para o Rio de Janeiro, onde fixou residência.


CAMPEÃO DO ESTADO EM 1939

O Figueirense sagrou-se campeão Estadual de 1939 ao derrotar na final o Peri Ferroviário de Mafra, pelo marcador de 5 a 3, no Estádio Adolfo Konder. Os gols do jogo foram anotados por: Neri (2), Ivo (2) e Beck. O time campeão: Silas; Godinho e Décio; Minela, Beck e Sidney; Evan, Sabino, Ivo, Calico e Neri.


AMISTOSO: FIGUEIRENSE X INTER-RS

Em 25 de março de 1943 o Figueirense realizou um amistoso interestadual no Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis-SC, contra o S.C. Internacional de Porto Alegre-RS. A partida terminou com o empate de 4 a 4. Os gols do Figueirense foram anotados por Mandico, Chocolate, Teixeirinha e Raul.


TIME DE CRAQUES

O Figueirense foi campeão invicto do Campeonato da Cidade em 1950 e vice-campeão Estadual no mesmo ano. Neste tempo, primeiro disputava-se o Citadino para escolher quem representaria a Capital no Campeonato Estadual. Comandado pelo técnico Carlos da Costa Dantas (Tenente da Aeronáutica), o time era cheio de craques: Dolly; Chinês, Marcos, Romeu, Braulio e Geraldo; Moraci, Nede, Urubú, Gil e Meirelles.


DR. JÚLIO GONÇALVES

Historicamente, o Figueirense Futebol Clube sempre teve dirigentes dedicados ao clube. O Dr. Júlio César Gonçalves, atual presidente do Conselho Deliberativo, é um exemplo de grande dirigente e colaborador do clube. Você sabia que o doutor Júlio já foi jogador do Figueirense ? Ele jogou nas categorias de base nos anos de 1959 e 1960.



CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO DE 1962

Em 1962 o Figueirense conquistou o título do Torneio Início de Profissionais. Na final com o Guarani venceu por 3 a 1, gols de Ronaldo, Sérgio e Julinho. O time campeão: Djalma, Zori e Jocely; Julinho, Fausto Nilton e Guilherme; Wilson, Sérgio, Ronaldo, Vado e Perereca. Com esta conquista o Figueirense tornou-se bicampeão, tendo em vista que o título de 1961 também ficou em poder do Alvinegro.


TORCEDOR-SÍMBOLO

No dia 12 de dezembro de 1983, Sílvio Mello, recebeu o título de Benemérito do Figueirense Futebol Clube. Já falecido, Mello era considerado um torcedor-símbolo.


CLÁSSICO HISTÓRICO

Avaí e Figueirense fizeram o primeiro clássico do Estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada) em 8 de dezembro de 1983. O jogo, válido pelo Campeonato Catarinense, entrou para a história do futebol de Santa Catarina por ser o 1º clássico disputado na Ressacada. A vitória foi do Figueirense: 1 a 0, gol de Oliveira.


MÁRCIO GOIANO

Márcio Goiano nunca perdeu um clássico, seja como jogador ou treinador. Nos quatro clássicos em que dirigiu a equipe foram quatro empates. E dos nove clássicos que Márcio Goiano participou como jogador o ídolo alvinegro, teve 4 vitórias e 5 empates, tendo marcado um gol.


É TRICAMPEÃO

Em 18 de abril de 2004, comandado pelo técnico Dorival Júnior, o Figueirense ganhou o tricampeonato catarinense de futebol, ao vencer o Guarani de Palhoça, por 3 a 1, no Estádio Orlando Scarpelli. Os gols do Alvinegro foram de Paulo Sérgio, Sérgio Manoel e Carlos Alberto. O público total no Scarpelli foi de 21.324 torcedores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário