segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ABEL DE SOUZA RIBEIRO: JÁ PROVOU QUE TEM POTENCIAL

Todos nós sabemos que não é tarefa fácil para a direção de um clube contratar um técnico. Tem de ser um nome de consenso, com apoio dos jogadores, da torcida e da imprensa, para que não seja obrigado a desenvolver seu trabalho sob duras críticas de grupos contrários a sua indicação. Lembram de quando o Jorginho chegou ao Scarpelli ? O ex-treinador, escolhido o 2º melhor técnico do Brasileirão de 2011, chegou aqui sob olhares desconfiados no clube, cercado de incertezas e desacreditado.
Sem Jorginho, que pediu demissão para trabalhar no Japão, e à espera de Adílson Batista, que tem a preferência do presidente Nestor Lodetti, apesar de estar acima da realidade do clube em virtude de salário muito alto, o Figueirense Futebol Clube está encontrando dificuldades para acertar com um novo treinador.
Com a falta de opção de técnicos disponíveis no mercado não seria uma boa se o Figueirense resolvesse apostar numa solução caseira para substituir o técnico Jorginho ?
A diretoria do Alvinegro deveria seguir a ideia de clubes como Avaí Futebol Clube e Joinville Esporte Clube que estão apostando em soluções caseiras. As diretorias do Avaí e do Joinville adotaram uma política de valorização de nossos profissionais. O rival Avaí trouxe Mauro Ovelha, ex-Chapecoense, enquanto que o Joinville apostou em Luiz Gonzaga Milioli, que estava treinando as categorias de base do próprio clube. Dois técnicos formados em Santa Catarina e que conhecem muito bem o futebol da nossa terra. Eles já treinaram os principais times do futebol catarinense.
Sei que a torcida do Alvinegro aguarda a contratação de um técnico de peso. Mas gostaria de ver a diretoria do Figueirense adotar uma solução caseira para o comando do futebol do clube em 2012. O Figueirense poderia iniciar a nova temporada com Abel Ribeiro como treinador interino, somente até o final do Campeonato Catarinense, para depois sim, contratar um técnico mais rodado, experiente e que tenha um currículo mais forte. Abel Ribeiro, a exemplo de Ovelha e Milioli, tem diversas passagens pelo futebol catarinense. Além do Figueirense, ele também já atuou em clubes como Avaí, Joinville, Chapecoense e Criciúma.
Abel Ribeiro merece uma oportunidade pelo seu conhecimento técnico, tático e pelo carisma diante do torcedor do Figueira, além de ser respeitado pela imprensa esportiva. Trata-se de um profissional trabalhador e com um método de trabalho que todos nós já conhecemos.
Abel de Souza Ribeiro, já provou que tem potencial, com várias conquistas e bons resultados. Com grandes serviços prestados ao Figueirense Futebol Clube, o ex-ponteiro esquerdo, tem 53 anos, jogou no Figueira em 1985, 1986 e 1988. Após encerrar a carreira de atleta, passou a ser treinador. Dirigiu o Figueirense em 1995, 1998, 1999 e 2000. No clube também trabalhou como diretor de futebol e coordenador técnico. Atualmente é auxiliar técnico no Figueirense.
Os frutos do seu trabalho podem ser comprovados pelos resultados obtidos pelo clube, entre eles, campeão da Copa Mercosul de 1995 (técnico), campeão Catarinense de 1999 (técnico), vice-campeão Brasileiro da Série B de 2001 (coordenador técnico), campeão catarinense de 2002 (coordenador técnico) e vice-campeão Brasileiro da Série B de 2010 (auxiliar técnico).
Na minha opinião, Abel Ribeiro poderia ser técnico interino até que um novo técnico fosse escolhido para o Campeonato Brasileiro. Com esta decisão o Figueirense ganharia tempo para contratar um técnico mais experiente para a Série A de 2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário