domingo, 14 de outubro de 2012

DE QUEM É A CULPA ?

SERÁ O DR. LODETTI O ÚNICO CULPADO ???

É difícil afirmar com certeza qual a culpa do Dr. Nestor Lodetti na situação em que se encontra o Figueirense Futebol Clube. Não creio que o ex-presidente seja o único culpado por toda esta crise do clube.
Ele não é o único responsável pela grave crise técnica e financeira após negócios mal sucedidos feitos durante a sua gestão, mas tem sua parcela de culpa e foi muito bom ele ter renunciado à presidência do Figueirense. A crise nasceu pelos  erros da diretoria e erros de terceiros.
O Dr. Lodetti e sua equipe, formada por Eduardo Uram, os Brillinger, Leonardo Moura, Marcos Moura Teixeira, etc, são os culpados pela grave crise técnica e financeira que assolou o clube desde a Final do Campeonato Catarinense, quando o Figueirense perdeu o título dentro de casa para o rival Avaí.
O critério de contratações adotado pela diretoria Alvinegra nesta temporada não deu resultado. o Figueira cometeu erros na formação do elenco para a Série A e Sul-Americana. A diretoria deu muita liberdade aos empresários na hora das negociações, em uma temporada que o clube contratou mais de 40 profissionais, entre jogadores e comissão técnica. Como foi possível os responsáveis pelas contratações errarem tanto ?

QUEM É RESPONSÁVEL POR ISSO ?
QUEM INDICOU, NEGOCIOU E CONTRATOU ?

A lista das contratações feitas na "Era Lodetti" é sofrível ! O Figueirense fez a festa dos empresários. Eduardo Uram, por exemplo, empresário dono da Brazil Soccer, foi responsável pela negociação de muitos jogadores junto ao clube.
Somente nesta temporada, o Figueirense trouxe 20 jogadores: o goleiro Tiago Volpi, os zagueiros Fred, Canuto e Anderson Conceição, os laterais Guilherme Santos, Saldívar e Elsinho, os volantes Claudinei, Diogo, Sandro, Toró e Fabiano Silva, os meias Ronny, Doriva, Botti, Almir e Luiz Fernando, e os atacantes Franco Niell, Caio e Loco Abreu.
Aliás, as péssimas contratações estão fazendo parte da rotina do Figueirense. No ano passado, o clube contratou o atacante Lenny. O jogador acabou dispensado do clube após jogar 8 minutos, em oito meses. Todo mundo sabe que as lesões sempre atrapalharam a carreira do Lenny, e assim mesmo ele foi contratado pelo Figueirense. Dá para entender tal negociação ?

OPINIÃO DESTE BLOGUEIRO. O QUE PENSO SOBRE O MOMENTO CRÍTICO DO FIGUEIRENSE

  • O futebol está cheio de empresários espertos. Eles indicam promessas (como o Luiz Fernando, o "Messi do Cerrado") e ex-jogadores em atividade (como o Loco Abreu) aos clubes dirigidos por bocas abertas.
  • Existem dirigentes que eram de boa fé. Mas também há dirigentes que querem levar vantagem pessoal.
  • Clube do porte financeiro do Figueirense precisa valorizar a "prata da casa". Os jogadores formados na base são comprometidos com o clube, com o grupo, com a torcida e com os diretores.
  • Os responsáveis pelas contratações nos devem explicações. Contrataram jogadores de pouca qualidade técnica através de parcerias com empresários.
  • Os investidores só visam lucro, sem se importar com a instituição Figueirense FC.
  • A diretoria do Figueirense se especializou em errar na escolha do técnico. Apostar em Argel Fucks e Hélio dos Anjos foram erros com sérias consequências. Repatriar Márcio Goiano (treinador identificado com a torcida Alvinegra) foi um acerto, pena que ele chegou tarde para ajudar o time.
  • Em 2012, o Figueirense chegou a atingir a marca de 40 jogadores no elenco profissional para a disputa da Série A. E, por mais incrível que possa parecer, muitos torcedores não sabem a escalação do time titular de cor. O Figueira nunca teve um time definido, devido a constante mudança de escalações, pelo excesso de contusões do elenco, pelas experiências dos treinadores e pelo elevado número de suspensões por cartões vermelhos e amarelos.
  • E os responsáveis pela preparação física do time ? O departamento médico do clube está sempre cheio de jogadores com lesões. E o que dizer quando jovens atletas são substituídos por cansaço ?
  • No elenco do Alvinegro tem jogadores que geram despesas sem nunca terem entrado em campo.
  • Três competições e só decepção: No Campeonato Catarinense a boa campanha realizada no Turno e no Returno virou pó. Na Final perdeu o título dentro de casa para o Avaí. Na Copa Sul-Americana, a eliminação precoce, e para um time fraco, frustou a torcida. O Figueirense perdeu a oportunidade de disputar a Fase Internacional do torneio. E no Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão a pífia campanha vai rebaixar o time para a Segundona.
  • Os gringos que deram errado. O Figueirense apostou nos estrangeiros. Contratou os argentinos Canuto e Niell, os paraguaios Saldívar e Pittoni e o uruguaio Loco Abreu. Mas os castelhanos deixaram a desejar. Nenhum deles conseguir ser titular do time.
  • É contraditória a contratação do atacante Loco Abreu. Pelo custo-benefício, o desempenho do uruguaio é lamentável. Seu alto salário, impediu que o clube contratasse outros jogadores para posições carentes como a lateral, a zaga ou até mesmo para o meio de campo  para substituir Fernandes, que está mal ultimamente, só ficando no departamento médico.
  • Dá para ter alguma esperança de dias melhores depois dessa gestão desastrossa comandada pelo Dr. Nestor lodetti ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário