quinta-feira, 14 de abril de 2011

RECORDAR O PASSADO






Em sessão da Assembléia Geral realizada no dia 1º de janeiro de 1933, foi empossada a Diretoria que geriu os destinos do Figueirense Futebol Clube durante o ano de 1933. Presidente de Honra: Comandante Fernando Cochrane; Presidente: Domingos José da Silva; Vice-Presidente: Manoel Brigidio da Silva; 1º Secretário: Emidio Cardoso Júnior; 2º Secretário: Pedro Xavier; 1º Tesoureiro: João Domingos da Silva; 2º Tesoureiro: Ubaldo Abraham; Orador: José de Diniz; Comissão de Sindicâncias: Euclides Lopes, Orlando Brasil e Jaime Abraham

Em 12 de junho de 1933, a bordo do Navio "Max", seguiu para Laguna-SC uma delegação do Figueirense Futebol Clube que naquela cidade jogou com o Hercílio Luz FC de Tubarão-SC. Junto com os jogadores, seguiram para Laguna os dirigentes Domingos José da Silva (Presidente do clube), Roberto Oliveira, Emídio Cardoso Júnior, José de Diniz e Hugo Meyer. O jogo foi disputado no dia 13 de junho e o Figueirense venceu o Hercílio Luz por 2 a 1. Gols de Fulvio e Paraná.

O Figueirense já disputou uma taça oferecida pelo rival. Em 16 de julho de 1933, o Avaí Futebol Clube promoveu um Festival Esportivo em que tomaram parte doze agremiações de futebol, de Florianópolis e do Interior do Estado. Vários prêmios, troféus e placas, foram disputados neste Festival. Figueirense e Clube Atlético Catarinense de Florianópolis disputaram o Troféu Avaí. Com a vitória ( 3 a 1) o time do Atlético ficou com o troféu.

O time do Figueirense foi o campeão do torneio promovido pela Federação Catarinense de Desportos (FCD) disputado no Estádio Adolfo Konder, em 13 de agosto de 1933, em homenagem ao "Dia do Desportista". Participaram do torneio cinco equipes da Capital: Figueirense, Cruzeiro, Atlético, Tamandaré e Íris.

Orlando Pessi, nasceu em Florianópolis em 30 de agosto de 1935. Jogou no Paula Ramos EC e no Figueirense (campeão da Cidade em 1958). Além do futebol, Pessi também integrou equipes de voleibol e basquetebol. Ele recebeu uma homenagem da Federação Atlética Catarinense, em Honra ao Mérito, pelos serviços prestados ao esporte amador de Santa Catarina. A homenagem aconteceu em 1997, quando ele recebeu a Comenda do Mérito Desportivo do Conselho Estadual de Esportes.

No dia 20 de janeiro de 1991, o Figueirense jogou amistoso no município de Palhoça-SC contra uma Seleção local. A partida, disputada no Estádio Renato Silveira, terminou em 1 a 1 e o Figueirense recebeu uma homenagem especial, um belo troféu oferecido pelos organizadores do amistoso. O gol do Alvinegro foi marcado pelo atacante Adenir. O time do Figueirense: Peçanha; Edinho, Olavo, Meira e Marcelo; Aroldo, Gilmar Serafim, Bolé e Otávio; Osvaldo e Dias. Técnico Valmir Louruz. Jogaram também: Milton, Paulinho, Washington, Pedrinho, Erick, Solano, Adenir e Sandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário