O BLOG HOMENAGEIA ABEL BRAGA E LEVIR CULPI:
APÓS PENDURAREM AS CHUTEIRAS, EX-JOGADORES DO FIGUEIRENSE VIRARAM TÉCNICOS E COMANDARAM VÁRIAS EQUIPES DO BRASIL E DO EXTERIOR
Abel Braga e Levir Culpi são mais dois exemplos de ex-jogadores que viraram técnicos. Os dois ex-zagueiros do Figueirense com um trabalho sério e competente ganharam fama internacional.
Abel Carlos da Silva Braga, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 1º de setembro de 1952.
Abel Carlos da Silva Braga, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 1º de setembro de 1952.
Como jogador Abel começou no Fluminense-RJ em 1968. No ano de 1973, veio para o Figueirense Futebol Clube por empréstimo para disputar o Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão. Era a primeira participação do clube catarinense num Nacional. O zagueiro Abel atuou em 18 partidas pelo alvinegro e marcou um gol.
Também jogou no Vasco da Gama-RJ, Paris Saint-Germain-França, Cruzeiro-MG, Botafogo-RJ, Goytacaz-RJ e pela Seleção Brasileira (1978).
Terminada a carreira de jogador, Abel Braga virou treinador. A sua carreira como treinador iniciou no mesmo clube onde ele encerrou como jogador, o Goytacaz-RJ. Era o início de uma nova carreira de muito sucesso no futebol. Depois treinou várias equipes, entre elas Botafogo-RJ, Rio Ave-Portugal, Internacional-RS, Famalicão-Portugal, Belenenses-Portugal, Vasco da Gama-RJ, Olympique de Marselha-França, Flamengo-RJ, Fluminense-RJ e Al Jazira-Emirados Árabes.
Levir Culpi, nasceu em Curitiba-PR , no dia 28 de fevereiro de 1953.
Começou a sua carreira como jogador revelado pelo Coritiba-PR, jogou pelo Santa Cruz-PE, Juventude-RS , Figueirense (onde foi duas vezes vice-campeão do Estado, em 1983 e 1984), entre outros times. O ex-zagueiro virou técnico em 1987, logo após encerrar sua carreira de jogador, no Juventude de Caxias do Sul-RS. Levir Culpi já dirigiu grandes equipes, entre elas o Internacional-RS, Al-Ittifaq-Emirados Árabes, Atlético-MG, Cruzeiro-MG, Cerezo Osaka-Japão, São Paulo-SP, Palmeiras-SP e Botafogo-RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário