quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TREINADORES RENOMADOS E COM FAMA INTERNACIONAL




O BLOG HOMENAGEIA ABEL BRAGA E LEVIR CULPI:
APÓS PENDURAREM AS CHUTEIRAS, EX-JOGADORES DO FIGUEIRENSE VIRARAM TÉCNICOS E COMANDARAM VÁRIAS EQUIPES DO BRASIL E DO EXTERIOR



Abel Braga e Levir Culpi são mais dois exemplos de ex-jogadores que viraram técnicos. Os dois ex-zagueiros do Figueirense com um trabalho sério e competente ganharam fama internacional.

Abel Carlos da Silva Braga, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 1º de setembro de 1952.
Como jogador Abel começou no Fluminense-RJ em 1968. No ano de 1973, veio para o Figueirense Futebol Clube por empréstimo para disputar o Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão. Era a primeira participação do clube catarinense num Nacional. O zagueiro Abel atuou em 18 partidas pelo alvinegro e marcou um gol.
Também jogou no Vasco da Gama-RJ, Paris Saint-Germain-França, Cruzeiro-MG, Botafogo-RJ, Goytacaz-RJ e pela Seleção Brasileira (1978).
Terminada a carreira de jogador, Abel Braga virou treinador. A sua carreira como treinador iniciou no mesmo clube onde ele encerrou como jogador, o Goytacaz-RJ. Era o início de uma nova carreira de muito sucesso no futebol. Depois treinou várias equipes, entre elas Botafogo-RJ, Rio Ave-Portugal, Internacional-RS, Famalicão-Portugal, Belenenses-Portugal, Vasco da Gama-RJ, Olympique de Marselha-França, Flamengo-RJ, Fluminense-RJ e Al Jazira-Emirados Árabes.
Levir Culpi, nasceu em Curitiba-PR , no dia 28 de fevereiro de 1953.
Começou a sua carreira como jogador revelado pelo Coritiba-PR, jogou pelo Santa Cruz-PE, Juventude-RS , Figueirense (onde foi duas vezes vice-campeão do Estado, em 1983 e 1984), entre outros times. O ex-zagueiro virou técnico em 1987, logo após encerrar sua carreira de jogador, no Juventude de Caxias do Sul-RS. Levir Culpi já dirigiu grandes equipes, entre elas o Internacional-RS, Al-Ittifaq-Emirados Árabes, Atlético-MG, Cruzeiro-MG, Cerezo Osaka-Japão, São Paulo-SP, Palmeiras-SP e Botafogo-RJ.







Nenhum comentário:

Postar um comentário