O BLOG RELEMBRA A PRIMEIRA VEZ QUE O FIGUEIRENSE ENFRENTOU O PODEROSO CORINTHIANS PAULISTA E O FAMOSO INTERNACIONAL GAÚCHO
Em 1943, o poderoso time do Corinthians Paulista realizou uma excursão pelo Sul do Brasil jogando nos Estados do Paraná e Santa Catarina contra Britânia-PR, Atlético-PR, Coritiba-PR, Avaí-SC e Figueirense-SC.
A partida com o Figueirense foi realizada no dia 4 de fevereiro de 1943, no Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis-SC. O time catarinense foi derrotado por 6 a 3, porém com boa atuação contra o forte time do Corinthians-SP, e o resultado poderia ter sido melhor se não fossem as falhas individuais em dois gols dos visitantes, fator que com certeza colaborou com o resultado final do jogo (6x3), que poderia ter apresentado um placar menos elástico se não fosse o goleiro Currú. Dois gols do Corinthians tiveram a colaboração do goleiro do Figueirense, que falhou nos lances tomando dois autênticos "frangos".
A atuação do arqueiro desestabilizou o time do Figueirense e facilitou as coisas para o Corinthians, uma equipe de elevada superioridade. O jogo amistoso foi histórico, pois foi a primeira vez que as duas equipes alvinegras se enfrentaram.
O jogo foi apitado pelo conhecido juiz paranaense, Ataíde Santos, que teve uma atuação perfeita. O time paulista tinha em seu elenco renomados craques como Jerônimo, Servílio, Milani, Hercules, entre outros. No Figueirense, os destaques foram Teixeirinha, um ponta hábil e veloz e o centro-médio Chocolate, um jogador de muita classe.
À delegação do Corinthians-SP foi oferecida uma churrascada na residência do Dr. César Seara, dirigente do Figueirense FC.
FICHA DO JOGO:
04/02/1943
Figueirense 3x6 Corinthians-SP
Local: Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis-SC
Juiz: Ataíde Santos (PR)
Gols: Brito, Brandão (contra) e Teixeirinha
Público: não fornecido
Figueirense: Currú, Chinês e Pé de Ferro (Décio); Jalmo, Chocolate e Wilson (Minella), Teixeirinha, Galhardo, Brito, Calico e Neri (Mandico).
Entendimentos entre as diretorias do Figueirense Futebol Clube e do Avaí Futebol Clube, em conjunto, promoveram em 1943 dois jogos amistosos entre as duas equipes mais tradicionais do futebol de Santa Catarina contra o Internacional de Porto Alegre-RS, um dos grandes clubes do futebol do Brasil, com craques como Nena, Alfeu, Tesourinha, Abigail e Vilalba.
O primeiro foi realizado no dia 25 de março (Figueirense 4x4 Inter-RS) , enquanto que o segundo, aconteceu no dia 28 de março (Avaí-SC 3x5 Inter-RS), ambos no Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis-SC.
Na primeira vez na história em que Figueirense e Internacional-RS se enfrentaram, o jogo foi muito disputado, com ambos os times em busca da vitória. Foi um jogo muito emocionante e o resultado foi um empate em 4 a 4.
Do lado Alvinegro, Mandico foi o grande nome do jogo. Com um gol e uma exibição de gala, o atacante do Figueira foi o principal articulador das jogadas do sistema ofensivo.
O jogo teve como juiz o Sr. César Seara , que apitou com imparcialidade.
FICHA DO JOGO:
25/03/1943
Figueirense 4x4 Internacional-RS
Local: Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis-SC
Juiz: César Seara (SC)
Gols: Mandico, Chocolate, Teixeirinha e Raul
Público: não fornecido
Figueirense: Adolfo, Chinês e Décio; Minella, Chocolate, Jalmo (Pedro Lemoas); Teixeirinha, Galhardo (Raul), Brito, Calico e Mandico.
O melhor goleiro que jogou pelo Figueirense.
ResponderExcluir