sexta-feira, 18 de março de 2011

MEMÓRIA



Em 1973 e 1974, Figueirense Futebol Clube e Avaí Futebol Clube disputaram a vaga para representar Santa Catarina no Campeonato Nacional de Clubes. Acompanhe abaixo detalhes sobre os jogos, extraídos do Jornal O Estado.


FIGUEIRENSE FATURA AVAÍ NO JOGO DA CONSAGRAÇÃO DE DA COSTA
O clássico de 13 de maio de 1973, válido pelo Campeonato Estadual e também como a primeira partida da Melhor de Três que indicaria o representante de Santa Catarina no Nacional de 1973 foi nervoso e as duas equipes mostraram um excelente futebol com jogadas para qualquer público do País, o que justifica o ingresso de Santa Catarina no Nacional.

DA COSTA FOI O MELHOR EM CAMPO NO JOGO QUE O CONSAGROU COMO GOLEIRO DO FIGUEIRENSE
Da Costa: a maior figura da partida. Há muitos anos não aparecia no Estádio Adolfo Konder um goleiro que jogasse tanto. Soube dar tranquilidade e inspirar confiança a sua zaga. Garantiu a vitória alvinegra.

FIGUEIRENSE GANHA JOGO E PRÊMIOS
O Figueirense ganhou todos os prêmios oferecidos pelo Jornal O Estado, no dia do seu 58º aniversário.
Da Costa, que garantiu a vitória de 1 a 0, foi escolhido como o melhor do jogo e ficou com um TV portátil.
Tião Marino autor do único gol da partida, levou Cr$500,00.
A torcida do Figueirense, que movimentou o Adolfo Konder, com bandeiras, charanga e muito incentivo ao seu time, ganhou um troféu.
O 1 a 0 garantiu ao Figueirense, um troféu e 13 rádios de pilha, distribuidos aos jogadores.














FICHA TÉCNICA:
Data: 13/05/1973
Avaí 0x1 Figueirense
Local: Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis-SC
Gol: Tião Marino, aos 25 min. do 1º tempo
Juiz: Sebastião Rufino (PE), indicado pela C.B.D.
Público: não divulgado
Time do Figueirense: Da Costa, Pinga, Jaílson, Moenda e Casagrande; Adailton, Moacir e Caco; Luiz Éverton, Tião Marino e Land. Técnico: Jorge Ferreira.



FIGUEIRENSE GANHOU COM MÉRITOS A VAGA PARA O NACIONAL
O Estádio do Clube Náutico Marcílio Dias não pode receber no dia 16 de maio de 1973, todo o público que pretendia ver a segunda partida entre Figueirense e Avaí, pela Série Melhor de Três Pontos que indicou o representante de Santa Catarina no Nacional. Uma caravana de torcedores da Capital invadiu a cidade de Itajaí onde a vaga foi decidida, em campo neutro, como havia recomendado a Confederação Brasileira de Desportos (C.B.D).


É FIGUEIRA
Garantindo o 0x0 que lhe deu o ingresso no Nacional, o Figueirense soube, na noite do dia 16 de maio de 1973, em Itajaí, resistir a pressão do Avaí no 1º tempo e manter o empate até o final.


FICHA TÉCNICA

Data: 16/05/1973
Figueirense 0x0 Avaí
Local: Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí-SC
Público: não divulgado
Juiz: Arnaldo César Coleho (RJ), indicado pela C.B.D.
Time do Figueirense: Da Costa, Pinga, Jaílson, Moenda e Casagrande; Adailton, Moacir e Luiz Éverton; Caco, Tião Marino (Quincas) e Land. Técnico: Jorge Ferreira.


1974: FIGUEIRENSE X AVAÍ EM MELHOR DE TRÊS PONTOS
Nove meses depois que o Figueirense, com um gol de Tião Marino, na primeira partida, classificou-se para representar Santa Catarina no Campeonato Nacional de 1973, batendo ao Avaí, as duas equipes entraram novamente em campo no dia 6 de fevereiro de 1974, com o mesmo objetivo: quem conseguisse 4 pontos sobre o adversário estaria automaticamente incluído no certame.
No primeiro confronto da Série Melhor de Três, jogando contra um Figueirense sem preparo físico, o Avaí não encontrou dificuldade para ganhar por 2 a 0. Arbitragem: José Mauro Vinhas (RJ). O jogo foi realizado no Estádio Orlando Scarpelli. A arrecadação não foi fornecida.
Com um gol de Caco, marcado aos 36 minutos da etapa inicial, o Figueirense venceu na noite de 9 de fevereiro de 1974 o Avaí, adiando para um terceiro jogo a decisão da Melhor de Três que indicaria o representante catarinense no Campeonato Nacional daquele ano. O Figueirense foi superior durante todos os 90 minutos, principalmente no segundo tempo. Arbitragem: Romualdo Arppi Filho (SP). Local: Estádio Orlando Scarpelli. O público não foi fornecido.
No terceiro e decisivo confronto, disputado em 12 de fevereiro de 1974, a decisão só veio depois de 120 minutos de jogo e 15 penalidades. Sabará cobrando a 15ª penalidade, já na madrugada do dia 13, deu ao Avaí o direito de participar do Nacional de 1974.
A primeira série de 10 penalidades terminou empatada, com aproveitamento total. Depois Vilela bateu para defesa de Da Costa, Jaílson atirou fora, Rubens converteu e defendeu, a seguir, o tiro de Luiz Éverton. Foi então a vez de Sabará selar a sorte da disputa, cobrando forte, rasteiro, praticamente entre os braços de Da Costa que, apesar de cair certo, não conseguiu deter a bola. Começava a festa avaiana, após uma partida nervosa, corrida e equilibrada. Na prorrogação, sentindo o esforço despendido, os jogadores trataram de manter o empate. O jogo foi apitado por José Faville Neto (SP). Público: não divulgado. Local: Estádio Orlando Scarpelli.
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário