quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

1952: ENQUETE REVELOU A PREFERÊNCIA DO TORCEDOR FLORIANOPOLITANO

NA ENQUETE DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ, FEITA EM 1952, DENOMINADA "QUAIS OS SEUS CLUBES PREFERIDOS DE FLORIANÓPOLIS E DO RIO ?", O FIGUEIRENSE E O BOTAFOGO FORAM OS ESCOLHIDOS
Na época, o Jornal Diário da Manhã divulgou o resultado da enquete em que o Figueirense era a maior torcida da Capital e o Botafogo o clube carioca preferido pelos florianopolitanos.
O resultado foi o seguinte:
DE FLORIANÓPOLIS:
1º Figueirense = 8.931 votos
2º Avaí = 6.260 votos
3º Paula Ramos = 308 votos
4º Bocaiúva = 77 votos
5º Guarani = 61 votos
6º Atlético = 52 votos
DO RIO DE JANEIRO
1º Botafogo = 7.654 votos
2º Flamengo = 4.676 votos
3º Fluminense = 1.664 votos
4º Vasco = 1.130 votos
5º América = 453 votos
6º São Cristovão= 56 votos
Para a entrega dos troféus aos vencedores da promoção, o jornalista Zedar Perfeito da Silva, diretor-fundador do Jornal Diário da Manhã, conseguiu com o apoio do Figueirense Futebol Clube, entrar em entendimentos com os dirigentes do Botafogo-RJ, ficando acertado um jogo amistoso do time carioca em Florianópolis, frente ao Figueira.
O jogo também serviu para comemorar o 1º aniversário da administração do Governador do Estado de Santa Catarina, Irineu Bornhausen.
O time carioca mais popular entre os ilhéus, como revelou o matutino Diário da Manhã, através de enquete, visitou Florianópolis em 31 de janeiro de 1952, trazendo na sua delegação nomes famosos como os de Santos, Gérson, Juvenal, Geninho, Pirilo, Paraguaio, Osvaldo, Otávio, Braguinha, entre outros.
O amistoso festivo, disputado no estádio Adolfo Konder, terminou com a vitória do Botafogo pelo placar de 6 a 1. Renê fez o gol de honra para o Figueirense. O juiz da partida foi Carlos de Oliveira Monteiro (RJ), que acompanhava a delegação do Botafogo. A equipe catarinense jogou com: Mosimann, Garcia, Laudares; Romeu, Agostinho e Cuca (Gastão); Urubú (Testinha), Enguiça, Patrocínio, Amorim e Renê (Adão). Técnico: Tenente Carlos da Costa Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário