Na história alvinegra são poucos os profissionais que passaram pelo clube vindos de outros países.
Acompanhe, abaixo, uma pequena relação de atletas e técnicos
latinos que vestiram a gloriosa camisa alvinegra.
A presença de latinos no elenco de profissionais do Figueirense FC teve início no ano de 1943, quando chegou a Florianópolis o peruano Dario Letona Vera, formado pela Escola Militar do Peru e pela Escola Superior de Educação Física de São Paulo, passou pelo Atlético-MG, Guarani-SP e Santos-SP antes de treinar o Figueirense.
Dario Letona escreveu um livro de técnicas e táticas do futebol mostrando por exemplo o arremesso lateral direto para o gol, e defendia ter sido o criador do esquema 4-2-4.
Em 1971, a novidade na comissão técnica alvinegra foi a presença do técnico argentino Juan Nice Rolan.
Em 1983/1984 o elenco alvinegro contou com a presença do goleiro uruguaio Gabriel Edgardo Clemata. Antes, Clemata havia jogado pelo Wanderers, Racing, Cerro (todos do Uruguai), Atlético e Coritiba (do Paraná).
Também do Uruguai, em 1991, vieram jogar no Figueirense o meia Jorge Martines e o zagueiro Oscar Aguirregaray Acosta.
Jorge Martines teve passagens pelo Sud América e Rampla Juniors (Uruguai), Corinthians-SP, Coritiba-PR, Emelec e Barcelona (Equador).
Por sua vez, Aguirregaray defendeu os dois grandes times de seu país, Nacional e Penãrol, além do Defensor. No futebol brasileiro, jogou pelo Palmeiras-SP e Internacional-RS antes de atuar pelo Figueirense. Aguirregaray defendeu a Seleção Uruguaia (1987 e 1995).
Em 2007, foi a vez de aparecer no Figueirense o atacante Carlos Esteban Frontini, conhecido no Brasil somente como Frontini, um jogador argentino naturalizado brasileiro.
No elenco do Figueirense para a temporada 2010 o clube apresentou três jogadores argentinos : O zagueiro Agustín Cattaneo, o meio campo Gastón Ada e o atacante Martín
Nenhum comentário:
Postar um comentário