terça-feira, 31 de maio de 2011

FIGUEIRENSE X ATLÉTICO-GO - CAMPEONATO BRASILEIRO





Pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2011, o Figueirense joga neste sábado (04/06), às 21 horas, no Estádio Orlando Scarpelli, contra o Atlético Clube Goianiense, de Goiânia-GO. Vale lembrar que as equipes disputam pela primeira vez uma partida pela Série A do Brasileirão. No histórico de confrontos entre as equipes de Figueirense e Atlético-GO em competições Nacionais, eles já se enfrentaram na Série B e pela primeira vez se enfrentam em jogo válido pela Série A do Brasileirão.


Na Série A deste ano, o Figueirense estreiou com vitória sobre o Cruzeiro-MG (1x0), em casa, e perdeu para o São Paulo-SP (1x0), no Morumbi. Já o Atlético-GO ganhou fora de casa na estreia do Coritiba-PR (1x0) e perdeu jogando em Goiânia para o Fluminense-RJ (1x0).





VELHOS CONHECIDOS NO ATLÉTICO DE GOIÁS


O Atlético Clube Goianiense tem em sua equipe três profissionais bem conhecidos da torcida do Figueirense: o treinador Paulo César Lopes Gusmão, ou P.C. Gusmão, o volante Romulo e o atacante Felipe. P.C. Gusmão treinou o Figueirense em 2008, Romulo passou pelo Alvinegro em 2009 e o goleador Felipe defendeu o Figueirense no ano de 2002.





ATLÉTICO-GO DISPUTA A SUA 6ª SÉRIE A


Em 2010, o time do Atlético-GO voltou à Série A do Campeonato Brasileiro. O Atlético conquistou seu objetivo no ano de 2009. O 3º lugar na Série B de 2009, garantiu o seu acesso à Divisão de elite do futebol Nacional.


Ao todo são seis participações na Primeira Divisão: 1979, 1980, 1986, 1987, 2010 e 2011.





CONFRONTOS FIGUEIRENSE X ATLÉTICO-GO


Pelo Brasileirão, Figueirense x Atlético-GO só se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. Os jogos foram válidos pela Série B de 2009:


13/06/2009 - Atlético-GO 3x2 Figueirense


18/09/2009 - Figueirense 2x1 Atlético-GO




A primeira partida entre as duas equipes aconteceu no dia 26 de junho de 1974, em partida válida pelo Torneio Quadrangular que disputaram juntamente com as equipes do Vila Nova-GO e do Goiás-GO. A vitória foi do Alvinegro por 1 a 0, gol de Jaci. Jogo disputado no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia-GO


26/06/1974 - Atlético-GO 0x1 Figueirense

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CARLOS ALBERTO: DEIXOU SAUDADES

Com imensa alegria recebo muitos e-mails e comentários de leitores. São elogios, críticas, sugestões, opiniões, infomações, pedidos, etc.

Este, por exemplo, veio do torcedor alvinegro João Geraldo Cordeiro Lima, um fã do ex-goleiro Carlos Alberto, do Figueirense.

Recebi um excelente material enviado pelo leitor João Geraldo sobre a carreira do Carlos Alberto. Irei guardar com muito carinho no meu arquivo pessoal sobre a história do Figueirense Futebol Clube.

Este post é dedicado ao João Geraldo.


CARLOS ALBERTO: UM ETERNO ÍDOLO DO FIGUEIRA


O goleiro Carlos Alberto Agostinho passou no Figueirense Futebol Clube e aqui deixou seu nome gravado na história do clube. Carlos Alberto chegou no Estádio Orlando Scarpelli em julho de 1996, na época com 28 anos, trazido por indicação do ex-centroavante do Figueira, Guilherme Macuglia, na época Gerente de Futebol do Ipiranga de Erechim-RS, antigo clube do goleiro. Considerado o grande destaque entre os jogadores que foram contratados pelo Figueirense para as disputas do Campeonato Estadual e do Campeonato Brasileiro da Série C daquele ano, ganhou a simpatia da torcida alvinegra. No Figueirense ganhou a fama de pegador de penaltis. Foi campeão da Copa Santa Catarina/1996 e do Super Campeonato/1996 (uma disputa envolvendo os vencedores da Copa SC e do Estadual). Em 1996 e 1997, Carlos Alberto foi escolhido o melhor goleiro de Santa Catarina. Ficou no clube até 1999. Atleta de Cristo, foi um exemplo dentro e fora de campo.


















































sexta-feira, 27 de maio de 2011

CAMPANHA DE SÓCIOS



Já faz 74 anos que o Figueirense Futebol Clube lançou a sua primeira campanha de sócios. Foi em setembro de 1937, que a diretoria do clube resolveu apostar no seu maior patrimônio. O lançamento da 1ª campanha de sócios movimentou a torcida do Alvinegro. Naquela época, Florianópolis ainda era pequena, pitoresca e tranquila. A população da Capital não ultrapassava os 45 mil habitantes. No esporte, a rivalidade entre Figueirense e Avaí dividia as atenções com as competições de remo. O Figueira já era dono da maior torcida e a direção do clube aproveitou a paixão dos torcedores pelo clube para lançar a primeira campanha de sócios, intitulada "Campanha dos 200 Sócios". Organizada pelos diretores Neomésio Mafra e Neylor Melo; pelo treinador Getúlio Zommer e pelo jogador Carlos Moritz (Calico), a extratégia de captação de sócios, tinha como objetivo ganhar o apoio máximo dos torcedores e simpatizantes, procurando transformar o clube numa força do futebol de Santa Catarina. A campanha inovadora, foi muito celebrada na época.

Os tempos se passaram e muita coisa mudou deste então. Florianópolis ainda se destaca pela sua beleza e qualidade de vida. Mas a Capital dos catarinenses cresceu, possui uma população de 421.240 habitantes. Surge então um novo Figueirense Futebol Clube: com muitas conquistas e glórias e conhecido no cenário esportivo brasileiro. Hoje o Alvinegro tem mais de 13 mil sócios e espera que esse número aumente ainda mais durante o Campeonato Brasileiro. O Figueira é o clube de futebol com mais sócios/torcedores do Estado de Santa Catarina. Com a Campanha Força Furacão, lançada em fevereiro deste ano, o clube tem como meta chegar aos 15 mil sócios.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

FATOS E PERSONAGENS DA HISTÓRIA ALVINEGRA






FESTIVAL ESPORTIVO DO FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE

Em 24 de maio de 1936, resolveu o presidente do clube Alvinegro, Sr. Charles Edgard Moritz, levar a efeito o Festival Esportivo do Figueirense Futebol Clube. As disputas constaram de duas partidas de futebol, sendo a primeira entre as equipes do Figueirense Futebol Clube x Clube Atlético Imbituba, de Imbituba-SC, e a segunda entre as equipes do Iris Futebol Clube x Clube Atlético Catarinense, ambas de Florianópolis. Os jogos foram disputados no Estádio Adolfo Konder.


Os Resultados:

Figueirense 3x3 Clube Atlético Imbituba-SC

Gols: Calico, Rodrigues e Ivo

Juiz: José Alfredo Freire (SC)

Time do Figueirense: Pereira; Fred, Antenor, Carlos, Chocolate, Berreta; Armando, Paraná, Ivo, Rodrigues e Calico.

Obs.: Partida dedicada ao Prefeito de Florianópolis, Major Olívio Januário de Amorim, que administrou a cidade de 3 de maio de 1935 a 23 de julho de 1937.


Iris 1x4 Clube Atlético Catarinense

Obs.: Partida dedicada a nossa Guarnição Federal.




FESTIVAL ESPORTIVO DO IRIS FUTEBOL CLUBE

Em 21 de junho de 1936, o Iris Futebol Clube promoveu um Festival Esportivo no Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis. O Figueirense foi uma das equipes participantes e ganhou a Taça Iris Futebol Clube ao vencer o Clube Atlético Catarinense, por 1 a 0.




AMISTOSOS: FIGUEIRENSE X COMBINADO DA CAPITAL

Em 1936, no Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis, aconteceram dois jogos amistosos entre o Figueirense Futebol Clube (Campeão da Cidade) e um Combinado da Capital, formado de jogadores do Iris Futebol Clube, Avaí Futebol Clube e do Clube Atlético Catarinense.

No primeiro amistoso, em 30 de outubro de 1936, o time do Figueirense foi o mesmo que levantou o título do Campeonato Citadino de 1936, com exceção de dois jogadores: Beck e Carlos.

O Figueirense jogou bem, mas não conseguiu evitar a merecida vitória do Combinado, pelo placar de 2 a 0.

Já no segundo amistoso, disputado em 8 de novembro de 1936, o Figueirense não teve dificuldades para golear o Combinado da Capital por 4 a 1.


As Fichas dos Jogos Amistosos:


30/10/1936

Figueirense 0x2 Combinado da Capital (Iris/Avaí/Atlético)

Local: Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis-SC

Juiz: Leônidas Gonçalves (PR)

Público: não divulgado


08/11/1936

Figueirense 4x1 Combinado da Capital (Iris/Avaí/Atlético)

Local: Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis-SC

Juiz: *

Gols: *

Público: não divulgado

Obs.: O símbolo * significa que aquela informação não foi encontrada.






domingo, 22 de maio de 2011

ÍDOLOS - PARTE V




A última postagem da série "ÍDOLOS DA TORCIDA DO FIGUEIRENSE - do passado e do presente", é sobre os atacantes. Vamos falar de goleadores natos. Jogadores decisivos e oportunistas. Com eles, vacilou na área é gol !!!!!




CALICO

O atacante Carlos Moritz, o Calico, nasceu em Florianópolis-SC, em 3 de fevereiro de 1915. Calico, foi o jogador que mais tempo atuou pelo Figueirense FC. Jogou no Alvinegro durante 15 anos seguidos - de 1932 a 1947. Começou em 1932, aos 17 anos. Foi um dos maiores jogadores da história do clube. Ajudou o clube a ganhar vários títulos, e tornou-se o 2º maior artilheiro do Figueirense, com 94 gols, atrás apenas de Fernandes que já ultrapassou o 100º gol. Calico é uma lenda alvinegra.


MARCOS CAVALO

Marcos Antônio da Silva Vaz, nasceu no Rio de Janeiro-RJ, em 16 de junho de 1950. Conhecido como Marcos Cavalo, começou carreira no Comerciário de Criciúma-SC, e se consagrou no Figueirense, onde foi ídolo. Ele foi um grande goleador e um ponta direita de muita velocidade e talentoso. Marcos Cavalo jogou pelo Figueirense de 1974 a 1976 e em 1984.


TONINHO QUINTINO

Antônio Fernandes Quintino, nasceu em Governador Celso Ramos-SC, em 27 de outubro de 1952. Começou no rival Avaí FC, mas ganhou projeção no futebol Nacional atuando pelo Figueira em 1975, depois de ser eleito a revelação do Campeonato Brasileiro. Também jogou pelo Figueirense no ano de 1987. Centroavante oportunista e de muita garra, Toninho Quintino foi um dos principais atacantes que já vestiram a gloriosa camisa do Figueirense.


CABRAL

João Cabral Filho, nasceu no Rio de Janeiro-RJ. Cabral despontou no final dos anos 70 e início da década de 80 no Figueirense. Centroavante implacável, tinha faro de gol. Foi um ídolo da torcida do Alvinegro de 1979 a 1981.


ALBENEIR

Albeneir Marques Pereira, nasceu em Belo Horizonte-MG, em 9 de setembro de 1957. O atacante chegou ao Figueirense em 1982 e não demorou a conquistar os torcedores com seus gols. Albeneir fez história com a camisa do Alvinegro: é o 3º maior artilheiro da história do clube, com 93 gols marcados. Jogou pelo Figueira nos anos de 1982 a 1985, de 1987 a 1989 e em 1992. Grande artilheiro e ídolo, Albeneir era um centroavante raçudo e que tinha uma impressionante explosão a caminho do gol. Um matador !


GENÍLSON

Genílson Alves de Oliveira, natural de João Pessoa-AL, nasceu em 25 de fevereiro de 1974. Era o terror dos times adversários, grande artilheiro fez história no Figueira com belas passagens em 1998, 1999, 2001, 2003 e 2004. Em 1999, foi o principal artilheiro do Campeonato Catarinense com 26 gols marcados. Ao lado de Aldrovani formou a dupla "Geni-AL", que teve destacada passagem pelo Figueirense.


ALDROVANI

Aldrovani Menon, natural de Imbituva-PR, nasceu em 30 de julho de 1972. Aldrovani era um goleador nato. Ninguém fez mais gols que ele numa única temporada (33 gols em 1999). É também um dos maiores goleadores da história do clube, o atacante marcou com a camisa do Alvinegro 63 gols, em 103 jogos. Aldrovani jogou no Figueirense nos anos de 1999, 2000 e 2001.


ABIMAEL

Abimael Carvalho Ferreira, nasceu em Feira de Santana-BA, em 28 de fevereiro de 1975. Apesar da técnica limitada, o atacante Abimael foi ídolo no Figueirense por fazer gols em partidas importantes. Até hoje é lembrado pelo gol histórico que marcou em 2001 e que deu o acesso ao Figueirense à Série A do Campeonato Brasileiro.


EDMUNDO

Edmundo Alves de Souza Neto, nasceu em Niterói-RJ, em 2 de abril de 1971. Com passagens por grandes equipes do Brasil e do Exterior, além da Seleção Brasileira, o atacante defendeu também o Figueirense, clube pelo qual ele se destacou em 2005 tornando-se um grande ídolo da torcida. No Figueirense Edmundo conseguiu mostrar toda a sua classe e habilidade. Foi artilheiro e principal jogador do time. No Brasileirão de 2005, com a camisa 10 do Figueirense, Edmundo fez história, tornando-se o 5º maior artilheiro dos Campeonatos Brasileiros, com 126 gols. Apesar dos 34 anos, Edmundo teve um ótimo desempenho no Figueirense em 2005, marcou 15 gols tornando-se também o maior goleador do clube catarinense em uma única edição do Brasileirão da Série A.


SCHWENCK

Cléber Schwenck Tiene, nasceu em 8 de fevereiro de 1979, no Rio de Janeiro-RJ. O atacante Scwenck jogou pelo Figueirense em 2006, 2008 e 2009. Em 2006, viveu seu melhor momento no clube. Ao lado de Cícero e Soares, Schwenck formou um trio ofensivo de muita qualidade que ajudou o clube a vencer o Estadual/2006 e a fazer uma boa campanha na Série A do Campeonato Brasileiro daquele ano.










FIGUEIRENSE 1X0 CRUZEIRO-MG


No seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, após dois anos, o Figueirense venceu o Cruzeiro-MG por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Orlando Scarpelli. O gol do Alvinegro saiu aos 2 minutos do 2º tempo. Wellington Nem cobrou escanteio e o ex-alvinegro Marquinhos Paraná marcou contra.
O próximo adversário do Figueirense será o São Paulo Futebol Clube, sábado, às 21 horas, no Estádio Morumbi, em São Paulo.


Ficha Técnica

22/05/2011

Figueirense 1 x 0 Cruzeiro-MG

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC
Juiz: Gutemberg Fonseca (RJ)
Gols: Marquinhos Paraná (contra)
Figueirense: Wilson; Bruno, João Paulo, Édson Silva e Juninho; Ygor, Túlio (Coutinho), Maicon e Wellington Nem (Pittoni); Reinaldo e Héber.
Técnico: Jorginho

sábado, 21 de maio de 2011

ÍDOLOS - PARTE IV




Neste post veremos alguns jogadores de meio-campo que fizeram história no Figueirense Futebol Clube. A série "ÍDOLOS DA TORCIDA DO FIGUEIRENSE - do passado e do presente", apresenta volantes e meias de destaque.







BALDUÍNO
João Carlos da Silva, mais conhecido como Balduíno, nasceu em Florianópolis-SC, em 30 de agosto de 1952. Começou nas categorias de base do Figueirense em 1967. Balduíno foi ao longo das décadas de 70 e 80, uma das maiores expressões do futebol catarinense. Meio-campista, com apenas 1.60 cm de altura era chamado de "Reizinho" e teve seus momentos de glórias no futebol de Florianópolis. Ficou conhecido como um dos mais famosos meias de toda a história do Figueirense. O "Reizinho" vestiu a camisa alvinegra em 335 jogos, marcou 43 gols. Pela equipe principal do Figueira atuou nos anos de 1972 e de 1978 a 1984. Foi o jogador que mais disputou o clássico entre Figueirense e Avaí, o maior de Santa Catarina: 75 vezes, vestindo as duas camisas.

ALMIR GIL
Almir José Gil, nasceu em Florianópolis-SC, em 28 de setembro de 1953. Começou a carreira nas categorias de base do Figueirense. No time principal jogou de 1971 a 1975. Volante de muita categoria, Almir Gil era um jogador elegante que jogava sempre de cabeça erguida. Foi mais um exemplo de jogador muito querido pela torcida.

LUIZ ÉVERTON
Luiz Éverton Rodrigues, nasceu em Montenegro-RS, em 4 de novembro de 1950. Meio-campista habilidoso, que jogava com a cabeça levantada, Luiz Éverton fazia a torcida alvinegra vibrar com sua boa técnica dentro de campo. Jogou pelo Figueirense de 1971 a 1975.

SÉRGIO LOPES
Sérgio Gonçalves Lopes, nasceu em Osasco-SP, em 11 de janeiro de 1941. Jogava como meia e ficou conhecido como "Fita Métrica", tamanha era a precisão de seus passes. Sérgio Lopes jogou pelo Figueirense de 1974 a 1976, onde foi um exemplo de líder nato dentro e fora de campo.

GILMAR SERAFIM
Gilmar Serafim, nasceu em Lauro Müller-SC, em 9 de abril de 1969. Começou carreira nas categorias de base do Figueirense. Pela equipe profissional atuou de 1986 a 1996 na posição de volante. Jogador de muita raça, muito vontade e vigor físico, defendeu com brio as cores do Figueirense. Gilmar Serafim não foi um jogador excepcional, mas para ser ídolo de uma torcida o jogador não precisa necessariamente ser um craque. Gilmar Serafim foi um jogador símbolo da raça alvinegra.

JEOVÂNIO
Jeovânio Rocha do Nascimento, nasceu em Goiânia-GO, em 11 de novembro de 1977. Volante de muita raça, experiente teve ótima passagem pelo Figueirense em 2000, 2001, 2009 e 2010. Foi um ídolo pela raça e comprometimento dentro de campo.

MARQUINHOS PARANÁ
Antônio Marcos da Silva Filho, nasceu em Recife-PE, em 20 de julho de 1977. Mais conhecido como Marquinhos Paraná, atuou pelo Figueirense em 2002, 2005 e 2006 como volante e meia. Em 2002, na sua primeira passagem pelo Figueira, Marquinhos Paraná regeu o time em busca do título Estadual com uma brilhante campanha e acabou sendo considerado o melhor jogador do Campeonato Catarinense. Em 2006, fez parte de um dos melhores times da história do Figueirense, formando o meio-campo com Carlos Alberto, Rodrigo Souto e Cícero. Com seu futebol versátil, técnico e de refinado toque de bola, Marquinhos tornou-se um ídolo da torcida do Figueirense.

CARLOS ALBERTO
Carlos Alberto de Oliveira Júnior, natural do Rio de Janeiro-RJ, nasceu em 24 de janeiro de 1978. Joga na posição de volante e a melhor fase de sua carreira foi no Figueirense, onde jogou de 2003 a 2007. Carlos Alberto não chegou a ser um craque, mas foi um jogador de muita raça, muita luta, força e velocidade. Por isso se tornou um ídolo da torcida do Alvinegro.

CLEITON XAVIER
Cleiton Ribeiro Xavier, nasceu em São José da Tapera-AL, em 23 de março de 1983. O meia começou a carreira no Internacional-RS, mas foi no Figueirense que conseguiu grande destaque Nacional. O jogador foi uma das grandes peças do time do Alvinegro de 2007 e 2008. Foi o maestro do Figueirense.

RODRIGO SOUTO
Rodrigo Ribeiro Souto, natural do Rio de Janeiro-RJ, nasceu em 9 de setembro de 1983. O volante Rodrigo Souto atuou pelo Figueirense em 2005 e 2006. Na sua passagem pelo Alvinegro conquistou a torcida com suas qualidades dentro de campo: jogador experiente e de nível técnico altíssimo.

CÍCERO
Cícero Santos, natural de Castelo-ES, nasceu em 26 de agosto de 1984. O meia atuou pelo Figueirense no ano de 2006. Com grandes atuações, o craque se destacou no cenário Nacional pelo Figueirense e logo em seguida se transferiu para o Fluminense-RJ deixando saudades na torcida alvinegra.

FERNANDES
Rodrigo Fernandes Valete, mais conhecido como Fernandes, nasceu em Itaporanga-SP, em 3 de março de 1978. Chegou no Figueirense em 1999 e desde então não pára de dar alegrias ao torcedor do Figueirense atingindo marcas históricas com a camisa alvinegra. Em 12 anos de vínculo com o Figueirense, Fernandes atingiu marca incríveis. Atuou em mais de 300 jogos. É o maior goleador de todos os tempos com mais de 100 gols. É o único jogador que conquistou 6 títulos Estaduais pelo Figueirense. Em toda a sua carreira, Fernandes nunca recebeu um cartão vermelho. É o maior ídolo de todos os tempos do Alvinegro. Fernandes, fez 34 anos em março. Mas quem disse que ele pensa em parar ?

YGOR
Ygor Maciel Santiago, nasceu em Santana do Livramento-RS, em 1º de junho de 1984. Revelado pelo Vasco da Gama-RJ, Ygor chegou no Figueirense em março de 2010 e foi um dos principais destaques do Figueirense na campanha do acesso para a eleite do Campeonato Brasileiro. O volante Ygor foi peça fundamental no esquema tático do time durante toda a Série B de 2010 e sempre que ele não jogava, o Alvinegro acabava caindo de produção. Ygor é considerado um ídolo da torcida do Figueirense pela sua técnica, habilidade, preparo físico e muita raça.







sexta-feira, 20 de maio de 2011

ÍDOLOS - PARTE III



Existe um ditado futebolístico que diz que zagueiro que se preze não ganha o Belfort Duarte ! O Prêmio Belfort Duarte era dado ao jogador mais disciplinado do nosso futebol, antigamente.




A série de posts sobre os "ÍDOLOS DA TORCIDA DO FIGUEIRENSE - do passado e do presente", destaca alguns dos melhores zagueiros da história do clube.



ADAIRTON

Adairton Martins dos Santos, natural de Florianópolis-SC (07/04/1948), conhecido como Adailton, foi um dos maiores zagueiros da história do Figueirense e do futebol de Santa Catarina. Adairton iniciou carreira no próprio Figueira, onde jogou de 1964 a 1966, de 1972 a 1974 e em 1977.


MÁRCIO GOIANO

Márcio de Azevedo, o popular Márcio Goiano, nasceu em 23 de setembro de 1969, em Goiânia-GO. Na sua trajetória como jogador, Márcio Goiano conquistou o respeito e a admiração do torcedor do Figueirense com uma história vitoriosa de 4 temporadas como zagueiro titular - 2001, 2002, 2003 e 2004, sendo o capitão do acesso à Série A do Brasileirão em 2001. O zagueirão atuou em 218 partidas, tendo marcado 14 gols. Márcio Goiano tornou-se um dos jogadores mais queridos pela torcida alvinegra.



CLÉBER

Cléber Américo da Conceição, nasceu em 26 de julho de 1969, em Belo Horizonte-MG. Cléber ficou marcado pelo seu forte porte físico e pela sua raça dentro de campo. Contratado pelo Figueirense em 2003, ficou no Alvinegro até 2006, tornando-se um ídolo incontestável.



FELIPE SANTANA

Felipe Augusto Santana, natural de Rio Claro-SP, nasceu em 17 de março de 1986. O zagueiro formado nas categorias de base do Figueirense e que subiu para a equipe profissional em janeiro de 2005, também ganhou o carinho e o respeito do torcedor do Alvinegro. Felipe Santana se destacou no Figueirense onde jogou até 2008.



CHICÃO

Anderson Sebastião Cardoso, mais conhecido como Chicão, nasceu em Mogi Guaçu-SP, em 3 de junho de 1981. O zagueiro jogou pelo Figueirense em 2006 e 2007, sendo um dos destaques do time, além de capitão era o cobrador de faltas. Chicão foi um dos zagueiros mais técnicos da história do Figueirense Futebol Clube.



ROGER CARVALHO

Roger de Carvalho, natural de São Paulo-SP, nasceu em 10 de dezembro de 1986. Jogador de muita habilidade e vontade, Roger Carvalho está no Figueirense desde 2009. Ele foi um dos principais jogadores do Figueira durante a campanha do último ano no Campeonato Brasileiro da Série B em 2010. Foi um dos destaques da volta do Figueirense a Série A.









OBS.: O troféu Belfort Duarte foi criado em 1946 e era dado, inicialmente, ao jogador que passasse dez anos sem receber punições, tendo atuado no mínimo 200 vezes. Recentemente, a TV Globo reeditou o troféu com uma variação. No fim de cada ano será premiado o jogador mais disciplinado do Campeonato Brasileiro.




quinta-feira, 19 de maio de 2011

ÍDOLOS - PARTE II






Dando continuidade à nossa série especial "ÍDOLOS DA TORCIDA DO FIGUEIRENSE - do passado e do presente ", conheça hoje grandes laterais que fizeram história no Alvinegro:



PINGA

Natural de Florianópolis-SC, Airton Raul de Andrade, o Pinga, foi titular absoluto do Figueirense jogando de 1970 a 1980 como lateral direito. Com uma carreira dedicada quase que exclusivamente ao Figueira, Pinga foi o maior defensor da camisa alvinegra em clássicos contra o Avaí, com 59 atuações. Deixou o futebol por problemas de coração, aos 28 anos em janeiro de 1981.


CASAGRANDE

Jaime Casagrande, natural de Siderópolis-SC, marcou época jogando no Figueirense de 1972 a 1982. Lateral esquerdo de muita força física e com grande habilidade, Casagrande tem seu nome marcado na história do Figueirense FC.


PAULO SÉRGIO

Paulo Sérgio Rocha, mais conhecido como Paulo Sérgio nasceu em Andradina-SP, em 1º de outubro de 1978. O lateral direito Paulo Sérgio fez parte de boas equipes do Figueira de 2002 a 2005, teve boas atuações sendo titular do time Alvinegro.


ANDRÉ SANTOS

André Clarindo dos Santos, mais conhecido como André Santos, natural de São Paulo-SP (08/03/1983), lateral esquerdo, começou sua carreira no Figueirense, onde atuou de 2002 a 2004 e em 2007. Seu melhor ano no clube catarinense foi em 2007, quando se destacou disputando a Copa do Brasil, conquistando o vice-campeonato.


MICHEL BASTOS

Michel Fernandes Bastos, nasceu em Pelotas, no dia 2 de agosto de 1983. Em 2005, jogou pelo Figueirense, onde fez uma excelente temporada, se tornando um dos principais jogadores do país na posição de lateral esquerdo. Michel Bastos tem como suas principais características um potente chute e a bola parada.






















quarta-feira, 18 de maio de 2011

ÍDOLOS - PARTE I



O Blog inicia uma série de postagens sobre os ÍDOLOS DA TORCIDA DO FIGUEIRENSE - do passado e do presente. Confira um pouco da trajetória desses craques no time alvinegro:



DOLLY
Dolly Martins, nasceu no dia 22 de maio de 1925 no Rio de Janeiro-RJ. Começou carreira no Flamengo-RJ. Em 1950 veio jogar no Figueirense, onde ficou até 1951. É considerado um dos maiores goleiros da história do clube.

DOMI
Dumiense de Paula Ribeiro, o popular Domi, nasceu em Florianópolis-SC, em 20 de março de 1937. Domi, um dos maiores goleiros de todos os tempos do Figueirense, jogou no Alvinegro nos anos de 1957, 1960, 1963 e 1964. Em 1964, foi escolhido o melhor jogador de Santa Catarina.

JOCELI
Joceli Ferreira, nasceu em Florianópolis-SC. Começou carreira no Figueirense. Jogou pelas categorias de base de 1958 a 1962 e pelo time principal de 1962 a 1965 e de 1971 a 1973. Alto, rápido, reflexo imediato, Joceli fez história.

DA COSTA
Adilson Carvalho da Costa, natural de Braço do Norte-SC, jogou pelo Figueirense nos anos de 1973/1974. Conhecido como Da Costa, ele se consagrou como um dos melhores goleiros de Santa Catarina e responsável direto pela participação do primeiro clube catarinense, o Figueirense, no Campeonato Nacional, em 1973. Foi o herói do Alvinegro na decisão da Série "Melhor de Três" contra o Avaí FC, para saber qual clube representaria o futebol catarinense no Brasilierão.

CÉLIO
Célio Maciel dos Santos, nasceu em 24 de janeiro de 1940 em Campos Novos-SC. Atuou por vários clubes brasileiros. Em 1973, com 33 anos e vindo do Coritiba-PR, defendeu o gol do Figueirense na estréia do clube catarinense no Campeonato Brasileiro. Era considerado um goleiro experiente e com grande elasticidade.

CARLOS ALBERTO
Carlos Alberto Agostinho, natural de Taió-SC (11/07/1967), jogou pelo Figueirense de 1996 a 1999. De reflexos apurados, impulsão, muita experiência, boa colocação e excercendo a função de líder dentro de campo, Carlos Alberto foi um jogador que entrou para a história do clube.

ÉDSON BASTOS
Édson Bastos Barreto, natural de Foz do Iguaçu-PR (03/11/1979), começou sua carreira no Figueirense em 1998. Firmou-se como goleiro titular do Alvinegro em 2002, onde ficou até 2006. Goleiro arrojado e de muita agilidade, Édson Bastos, também deixou sua marca no Figueirense.

WILSON
Wilson Rodrigues de Moura Júnior, nasceu em Santo André-SP, em 31 de janeiro de 1984. Começou no Flamengo-RJ e veio para o Figueirense em 2007. Devido às suas grandes atuações, é um dos maiores ídolos que atuam pelo clube atualmente. É um dos jogadores com maior habilidade embaixo das traves na história do Figueirense. Wilson já marcou três gols com a camisa do Alvinegro, 2 de penaltis e 1 de falta.

terça-feira, 17 de maio de 2011

FIGUEIRENSE GANHA TROFÉUS NO PRÊMIO TOP DA BOLA



O Prêmio Top da Bola do Campeonato Catarinense de 2011 foi entregue nesta segunda-feira (16/5), na sede da FIESC em Florianópolis. O Figueirense Futebol Clube teve sete profissionais premiados (Wilson, Bruno, João Paulo, Ygor, Maicon, Héber e Márcio Goiano) e ainda recebeu um troféu como a equipe mais disciplinada da competição.








Confira os premiados:









TOP DA BOLA 2011






GANHADORES DOS TROFÉUS TOP DA BOLA 2011
Seleção do Campeonato




Goleiro
Ouro Rodolpho (Chapecoense)
Prata Andrey (Criciúma)
Bronze Wilson (Figueirense)

Lateral-direito
Ouro Bruno (Figueirense)
Prata Thoni (Chapecoense)
Bronze Nequinha (Metropolitano)

Lateral-esquerdo
Ouro Julinho (Avaí)
Prata Pirão (Criciúma)
Bronze Aelson (Chapecoense)

Zagueiros
Ouro Dema (Chapecoense) e João Paulo (Figueirense)
Prata Cássio (Avaí) e Grolli (Chapecoense)
Bronze Gian (Avaí) e Rogélio (Criciúma)

Volantes
Ouro Carlinhos Santos (Criciúma) e Ygor (Figueirense)
Prata Gilberto (Marcílio Dias) e Marcos Alexandre (Chapecoense)
Bronze Diego Zanuto (Joinville) e Everton Cesár (Chapecoense)

Meia
Ouro Roni (Criciúma) e Maicon (Figueirense)
Prata Cleverson (Chapecoense) e Ramon (Joinville)
Bronze Marquinhos (Avaí) e Têti (Brusque)

Atacante
Ouro Aloísio (Chapecoense) e Lima (Joinville)
Prata Schwenck (Criciúma) e William (Avaí)
Bronze Neílson (Chapecoense) e Rafael Coelho (Avaí)

Dirigente
Ouro Sandro Palaoro (Chapecoense)
Prata Antenor Angelo (Criciúma)
Bronze João Nilson Zunino (Avaí)

Treinador
Ouro Mauro Ovelha (Chapecoense)
Prata Guilherme Macuglia (Criciúma)
Bronze Márcio Goiano (Figueirense)


Preparador Físico
Ouro Alexandre Andreis (Chapecoense)
Prata André Baratz (Criciúma)
Bronze Emerson Buck (Avaí)

Árbitro
Ouro Célio Amorim
Prata Rodrigo D'Alonso
Bronze Ronan Marques da Rosa

Assistente de árbitro
Ouro Carlos Berkenbrock e Cleber Lucio Gil
Prata Ângelo Rudimar Beck e Rosnei Scherer
Bronze Helton Nunes e Maíra Americano Labes

Revelação
Ouro Roni (Criciúma)
Prata Grolli (Chapecoense)
Bronze Héber (Figueirense)

Craque Ouro Roni (Criciúma)
Prata Aloísio (Chapecoense)
Bronze Maicon (Figueirense)

Artilheiro
Ouro Lima 17 (Joinville)
Prata Aloísio 14 (Chapecoense)
Bronze Leandrinho 11 (Brusque)

Goleiro menos vazado
Wilson (Figueirense)

Troféu Fair Play
Figueirense Futebol Clube


segunda-feira, 16 de maio de 2011

CAMPEONATO CATARINENSE DE 2011





O FIGUEIRENSE NO ESTADUAL 
DE 2011



O Campeonato Catarinense de Futebol de 2011 foi a 86ª edição do principal torneio de futebol de Santa Catarina. Dez clubes participaram da competição. No 1º Turno ( 1ª Fase), os dez participantes jogaram todos contra todos, em Turno Único. As 4 equipes que mais somaram pontos nessa etapa classificaram-se para a 2ª Fase (Fase Final). A Semifinal e a final foi disputada em partida única, com vantagem de empate para o clube de melhor campanha.
No 2º Turno (1ª Fase), os dez participantes jogaram todos contra todos, em Turno Único. As 4 equipes que mais somaram pontos nessa etapa classificaram-se para a 2ª Fase. A única diferença em relação ao 1º Turno é que o mando de campo foi invertido. A Semifinal e a final foi disputada em partida única, com vantagem de empate para o clube de melhor campanha.
Os campeões do Turno e do Returno fizeram a Final do Estadual e conquistaram o direito de disputar a Copa do Brasil de 2012.
A Associação Chapecoense de Futebol foi a campeã Estadual. O vice-campeão foi o Criciúma Esporte Clube. O Figueirense Futebol Clube terminou o Estadual na 3ª posição. No Turno o alvinegro foi o melhor na Fase Classificatória, porém sagrou-se vice-campeão ao perder para o Criciúma na Final. Já no Returno o Figueira foi eliminado da competição na Semifinal.


A CAMPANHA DO FIGUEIRENSE

TURNO


16/01/2011 - Metropolitano 1x1 Figueirense

Local: Complexo Esportivo Bernardo Wolfgand Werner (SESI), em Blumenau-SC

Gol: Washington

Juiz: João Fernando da Silva (SC)


20/01/2011 - Figueirense 4x0 Joinville

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Gols: Renato, Héber, Wellington e Fernando Gabriel

Juiz: Ronan Marques da Rosa (SC)

Público: 6.868 total


23/01/2011 - Figueirense 5x2 Brusque

Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Gols: Túlio, Renato, Héber, Breitner e Wellington

Juiz: Raimundo da Luz Nascimento (SC)

Público: 5.936 pagantes; 6.060 total


26/01/2011 - Marcílio Dias 1x1 Figueirense

Local: Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí-SC

Gol: Reinaldo

Juiz: Célio Amorim (SC)


29/01/2011 - Figueirense 3x0 Concórdia

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Gols: Maicon, Héber e Fernandes

Juiz: Luiz Carlos Pereira (SC)

Público: 5.611 pagantes; 5.786 total


02/02/2011 - Chapecoense 3x3 Figueirense

Local: Estádio Regional Índio Condá, em Chapecó-SC

Gols: Renato, Breitner e Kléber Goiano (contra)

Juiz: José Acácio da Rocha (SC)


06/02/2011 - Figueirense 2x2 Avaí

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Gols: Héber e Wellington

Juiz: Ronan Marques da Rosa (SC)

Público: 18.307 pagantes; 18.617 total


09/02/2011 - Criciúma 2x0 Figueirense

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma-SC

Juiz: João Fernando da Silva (SC)


13/02/2011 - Figueirense 4x1 Imbituba

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Gols: Fernandes, Héber (2) e João Paulo Goiano

Juiz: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC)

Público: 5.897 pagantes; 5.976 total


TURNO - SEMIFINAL


20/02/2011 - Figueirense 3x1 Joinville

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Gols: Breitner e Fernandes (2)

Juiz: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

Público: 9.765 pagantes; 9.897 total


TURNO - FINAL


27/02/2011 - Figueirense 0x1 Criciúma

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Juiz: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

Público: 15.219 total


BALANÇO - TURNO

PG = 19

J = 11

V = 5

E = 4

D = 2

GP = 26

GC = 14

SG = 12


RETURNO


04/03/2011 - Figueirense 5x1 Metropolitano

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Gols: Héber (2), Maicon (2) e Breitner

Juiz: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC)

Público: 4.699 pagantes; 4.725 total


09/03/2011 - Joinville 1x1 Figueirense

Local: Arena Joinville, em Joinville-SC

Gol: Breitner

Juiz: Célio Amorim (SC)


17/03/2011 - Brusque 1x1 Figueirense

Local: Estádio Augusto Bauer, em Brusque-SC

Gol: Héber

Juiz: João Fernando da Silva (SC)


21/03/2011 - Figueirense 2x0 Marcílio Dias

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Gols: João Paulo Goiano e Dudu

Juiz: Jefferson Schmidt (SC)

Público: 6.595 pagantes; 6.671 total


23/03/2011 - Concórdia 2x1 Figueirense

Local: Estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia-SC

Gol: Reinaldo

Juiz: Edmundo Alves do Nascimento (SC)


27/03/2011 - Figueirense 2x1 Chapecoense

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Gols: Pittoni e Fernandes

Juiz: Ronan Marques da Rosa (SC)

Público: 7.595 pagantes; 7.685 total


03/04/2011 - Avaí 0x1 Figueirense

Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis-SC

Gol: Reinaldo

Juiz: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)


10/04/2011 - Figueirense 3x2 Criciúma

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Gols: João Paulo Goiano, Túlio e Pittoni

Juiz: Edmundo Alves do Nascimento (SC)

Público: 9.168 pagantes; 9.297 total


17/04/2011 - Imbituba 0x6 Figueirense

Local: Estádio Emília Mendes Rodrigues, em Imbituba-SC

Gols: Wellington (3), Juninho, Helder e Wellington Nem


RETURNO - SEMIFINAL


24/04/2011 - Figueirense 0x2 Avaí

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC

Juiz: Célio Amorim (SC)

Público: 15.830 total


BALANÇO - RETURNO


PG = 20

J = 10

V = 6

E = 2

D = 2

GP = 22

GC = 10

SG = 12


BALANÇO - GERAL


PG = 39

J = 21

V = 11

E = 6

D = 4

GP = 48

GC = 24

SG = 24

Colocação Final: 3º lugar


TIME DO FIGUEIRENSE

Wilson; Bruno, João Paulo Goiano, Renato e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon e Breitner; Héber e Reinaldo.

Técnicos: Márcio de Azevedo - "Márcio Goiano" (dirigiu a equipe no 1º Turno); Abel de Souza Ribeiro, auxiliar técnico (dirigiu interinamente o time na primeira partida do 2º Turno) e Jorge de Amorim Campos - "Jorginho" (assumiu o comando do time na segunda rodada do Returno e ficou até o final da participação do Figueirense na competição).

Jogaram também: Édson Cabeção, Fernando Gabriel, Fernandes, Washington, Wellington, Dudu, Helder, Coutinho, Édson Silva, Roger Carvalho, Jackson, Wellington Nem e Pittoni.


GOLEADORES


Héber = 9 gols

Wellington = 6 gols

Fernandes = 5 gols

Breitner = 5 gols

Reinaldo = 3 gols

João Paulo Goiano = 3 gols

Maicon = 3 gols

Renato = 3 gols

Pittoni = 2 gols

Túlio = 2 gols

Juninho = 1 gol

Helder = 1 gol

Wellington Nem = 1 gol

Washington = 1 gol

Fernando Gabriel = 1 gol

Dudu = 1 gol

Kléber Goiano (contra) = 1 gol


GOLEIRO


O goleiro Wilson foi o titular absoluto do Figueirense em todas as 21 partidas realizadas pelo clube no Estadual/2011. O ídolo do Alvinegro sofreu 24 gols (1,14 gol por jogo).





FIGUEIRA: LÍDER DE PÚBLICO


No Campeonato Catarinense de 2011 o Figueirense foi o clube com melhor média de público. Mesmo sem chegar à Final, o Alvinegro teve a melhor média. Foram 110.964 torcedores pagantes, com média de 9.247 pessoas por jogo.